Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1571
Tipo do documento: Dissertação
Título: Os três momentos pedagógicos e a interdisciplinaridade no ensino de ciências da natureza
Título(s) alternativo(s): The three pedagogical moments and the interdisciplinarity in the teaching of natural sciences
Autor: Crestani, Eva Rita Machado Ferreira 
Primeiro orientador: Locatelli, Aline
Resumo: A atual realidade nas nossas escolas evidencia a necessidade de um ensino inter-relacionado, um ensino que auxilie o aluno, além da construção do conhecimento, à compreensão mais ampla do mundo em que vive. O presente trabalho, vinculado à linha de pesquisa: Fundamentos Teórico-metodológicos para o Ensino de Ciências e Matemática buscou desenvolver um Produto Educacional (PE) com a intenção de contribuir para a promoção de tal ensino. Para tanto, foi elaborada, pelas professoras de Química, Física e Biologia, uma Sequência Didática (SD), fundamentada na dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) e numa perspectiva interdisciplinar, de maneira que os conhecimentos de Química, Física e Biologia se inter-relacionassem. O PE, intitulado ¿O calor nosso de cada dia¿, foi aplicado em uma turma da 2ª série do Curso Normal, Nível Médio, numa escola pública do município de Santa Rosa - RS. Os dados foram obtidos através dos encontros realizados com as professoras participantes da pesquisa, bem como das aulas aplicadas com os alunos através de um Diário de Bordo (DB), onde cada professor fez os registros das suas observações e reflexões durante o desenvolvimento das aulas; esta dissertação é acompanhada do Produto Educacional, que encontra-se disponível no endereço http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/207043.
Abstract: The current reality in our schools highlights the need for interrelated teaching, teaching that helps the student, beyond the construction of knowledge, the broader understanding of the world in which he lives. The present work, linked to the line of research: Theoreticalmethodological Foundations for Science and MathemaTICs Teaching sought to develop an Educational Product (PE) with the intention of contributing to the promotion of such teaching. For that, a Teaching Sequence (SD) based on the Three Pedagogical Moments (3MP) dynamics was elaborated by the professors of Chemistry, Physics and Biology and in an interdisciplinary perspective, the way in which the knowledge of Chemistry, Physics and Biology inter -related. The EP, titled “Our daily heat”, was applied in a class of the second serie of Normal Course, Medium Level, in a public school in the municipality of Santa Rosa -RS. The data were obtained through the meetings held with theteachers participating in the research, as well as the classes applied with the students through a Logbook (DB) where each teacher recorded their observations and reflections during the course development; this dissertation accompanies the educational product, which is available athttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/207043.
Palavras-chave: Ciências
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Aprendizagem
Prática de ensino
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade de Passo Fundo
Sigla da instituição: UPF
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e Geociências – ICEG
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: CRESTANI, Eva Rita Machado Ferreira. Os três momentos pedagógicos e a interdisciplinaridade no ensino de ciências da natureza. 2018. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1571
Data de defesa: 23-Jun-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018EvaRitaMachadoFerreiraCrestani.pdfDissertação Eva Rita Machado Ferreira Crestani13,01 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.