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Tipo do documento: Dissertação
Título: Unidade de ensino potencialmente significativa para estudo de estatística no Ensino Fundamental II
Título(s) alternativo(s): Potentially significant teaching unit for statistical study in Elementary School II
Autor: Santos, Scheila Montelli dos 
Primeiro orientador: Rosa, Cleci Teresinha Werner da
Resumo: O presente texto refere-se à dissertação de mestrado alocado na linha de pesquisa Fundamentos teórico-metodológicos para o ensino de Ciências e Matemática e tem como objetivo principal analisar a implementação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa - UEPS para a abordagem de conteúdos de Estatística no Ensino Fundamental, avaliando a sua pertinência em termos didáticos e como favorecedora da construção de conceitos estatísticos. A problemática que gerou o presente estudo se situa na identificação da pouca eficácia do processo de ensino e aprendizagem em Estatística, especialmente no Ensino Fundamental II, apontando para a necessidade de propor alternativas metodológicas. Tal necessidade buscou subsidio na Teoria da Aprendizagem Significativa - TAS na concepção de David Paul Ausubel, a fim de responder o seguinte questionamento: quais as potencialidades que uma proposta didática regulada pela TAS oferece para a construção dos conceitos estatísticos? Para responder a esse questionamento o estudo recorre a elaboração de uma sequência didática na forma de UEPS seguindo a estrutura proposta por Moreira (2011b) e apoiando-se nas Tendências em Educação Matemática, nos Parâmetros Curriculares Nacionais, na Base Nacional Comum Curricular e nos estudos vinculados a Educação em Estatística. Tal sequência didática na forma de UEPS foi estruturada em 20 encontros e desenvolvida em uma turma de sétimo ano do Ensino Fundamental em uma escola pública localizada no interior do Rio Grande do Sul. Metodologicamente, a pesquisa proposta neste estudo caracteriza-se como de abordagem qualitativa e em termos de seus objetivos como pesquisa participante. Como instrumento para coleta de dados foram utilizados os registros no diário de bordo da pesquisadora, que é professora da turma e os materiais produzidos pelos alunos no decorrer dos encontros, especialmente a avaliação diagnóstica e a avaliação somativa, realizadas respectivamente, no primeiro e penúltimo encontro. As discussões dos resultados obtidos com o estudo ocorreram a partir da TAS e dos fundamentos da UEPS, complementados pelas demais discussões especialmente pelos estudos que envolvem o campo da Educação Estatística. Para essa discussão foi adotado duas categorias - Estratégias didática e Objetivos educacionais, dividida em subcategorias. Tais categorias permitiram identificar que a UEPS em termos didáticos se mostrou uma importante ferramenta favorecendo a motivação, o envolvimento, a participação e a busca por conhecimentos. Em relação aos objetivos educacionais, a UEPS demonstrou sua potencialidade em termos de ativação dos conhecimentos prévios e de confronto entre os novos conhecimentos. A presente dissertação é acompanhada de um produto educacional desenvolvida com o objetivo de fornecer subsidio didático-metodológico aos professores do Ensino Fundamental II. Esse produto educacional é integralizado pela sequência didática desenvolvida (UEPS) e está disponibilizado de forma digital e com livre acesso.
Abstract: The present text refers to the master's thesis allocated in the research areas of Theoreticalmethodological Foundations for the teaching of Sciences and Mathematics and its main objective is to analyze the implementation of a Potentially Meaningful Teaching Unit –(PMTU) to approach the content of Statistics in Elementary Education, evaluating their relevance in didactic terms and as favoring the construction of statistical concepts. The issue leading to present study lay in the identification of poorly taught Statistics, particularly in Elementary Education II, thus pointing to the necessity to propose methodological alternatives. Such a need sought a subsidy in the Meaningful Learning Theory of David Paul Ausubel, which asks the following question: what potential does a didactic proposal regulated by the Meaningful Learning Theory offers for the construction of statistical concepts? To answer this question the study considers the development of a didactic sequence in the form of PMTU following the structure proposed by Moreira (2011b) and relying on trends in mathematics teaching, the guidelines of the Brazilian National Curricular Parameters, the Common National Base Curriculum and studies linked to Education in Statistics. This didactic sequence, in the form of PMTU, was developed over 20 meetings in a Public Elementary School's Seventh grade located in the Rio Grande do Sul. Methodologically, the research proposed in this study is characterized as a qualitative approach and in terms of their goals as participant research.Records were used as a tool for data collection in the logbook of the researcher, a class teacher, and materials produced by students during meetings, in particular the diagnostic evaluation and the summative evaluation carried out in the first and penultimate meetings respectively. Discussions about results obtained from the study of the Meaningful Learning Theory and the foundations of the PMTU, complemented by other discussions in particular those by studies involving the field of Statistical Education. This discussion used two categories - Didactic Strategies and Educational Objectives, divided into subcategories; these categories allowed to identify that the PMTU in didactic terms proved to be an important tool favoring motivation, involvement, participation and the search for knowledge. Regarding educational objectives, the PMTU demonstrated its potential in terms of activating previous knowledge and confronting new knowledge. The present dissertation is accompanied by an educational product developed with the objective of providing didactic-methodological subsidy to elementary school teachers II. This educational product is integrated by the developed didactic sequence (PMT U) and is available digitally and with free access.
Palavras-chave: Matemática
Métodos de ensino
Estatística
Estudo e ensino
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade de Passo Fundo
Sigla da instituição: UPF
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e Geociências – ICEG
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: SANTOS, Scheila Montelli dos. Unidade de ensino potencialmente significativa para estudo de estatística no Ensino Fundamental II. 2018. 179 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1569
Data de defesa: 18-May-2018
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

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