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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O projeto de hackers como ambiente potencializador do protagonismo juvenil
Other Titles: The project of hackers as an environment empowering youth protagonism
???metadata.dc.creator???: Martins, João Alberto Ramos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Teixeira, Adriano Canabarro
???metadata.dc.description.resumo???: Os processos educativos, de forma geral, não proporcionam uma participação ativa dos estudantes uma vez que são baseados em lógica vertical e acabam sendo desenvolvidos de uma forma passiva, muitas vezes consistindo somente na exposição e transferência de conhecimentos. O projeto Escola de Hackers (UPF) caracteriza-se como um espaço que busca possibilitar a participação ativa dos sujeitos no desenvolvimento de competências na área de programação de computadores e de raciocínio lógico-matemático. Nessa perspectiva, questiona-se se o Projeto Escola de Hackers consiste em um espaço propício ao protagonismo juvenil, no qual se possa identificar e desenvolver ações protagonistas na atuação de estudantes participantes. Para investigar tal questão, adotou-se uma abordagem metodológica de cunho qualitativo, optando-se pelo métod ode grupo local e análise exploratória para coleta e tratamento dos dados. Os sujeitos investigados foram cinco estudantes de 6º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas municipais de Passo Fundo-RS que participaram do Projeto Escola de Hackers, em sua primeira edição. Como base teórica foram selecionados os estudos de Costa (2000)sobre protagonismo juvenil, os estudos sobre aprendizagem na abordagem de Pozo (2002), e autores o campo da Informática Educativa, entre eles Papert (1986) e Ruskoff (2012). Entre os resultados obtidos foi possível perceber que no Projeto Escola de Hackers os estudantes tiveram a oportunidade de desenvolver sua autonomia, a consciência crítica e a capacidade de solução de problemas reais, demonstrando que a capacidade de atuação protagonista se encontra em formação..
Abstract: Educational processes, in general, do not allow active participation of students since they are based on a vertical logic and end up being developed in a passive way, often consisting only in the exposure and transfer of knowledge. The School of Hackers (UPF) project is characterized as a space that seeks to enable the active participation of the subjects in the development of skills in the area of computer programming and logical-mathematical reasoning. From this perspective, it is questioned whether the Project School of Hackers consists of a space conducive to youth protagonism, in which one can identify and develop protagonist actions in the performance of participating students. To investigate this issue, a qualitative methodological approach was adopted, opting for the focus group method and exploratory analysis for data collection and treatment. The subjects investigated were five students from 6th to 9th grade elementary school from Passo Fundo-RS municipal schools that participated in the School of Hackers Project, in its first edition. As a theoretical basis, Costa (2000) studies on youth protagonism, studies on learning in the Pozo approach (2002), and authors of the field of Educational Informatics, among them Papert (1986) and Ruskoff (2012), were selected. Among the results obtained it was possible to perceive that in the Project School of Hackers students had the opportunity to develop their autonomy, critical awareness and the ability to solve real problems, demonstrating that the protagonist's ability to act is in formation.
Keywords: Autonomia
Programação (Computadores)
Motivação na educação
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação – FAED
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: MARTINS, João Alberto Ramos. O projeto de hackers como ambiente potencializador do protagonismo juvenil. 2017. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1447
Issue Date: 23-Aug-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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