Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1447
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMartins, João Alberto Ramos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9530285013524081por
dc.contributor.advisor1Teixeira, Adriano Canabarro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1841882790688813por
dc.date.accessioned2018-06-29T17:29:13Z-
dc.date.issued2017-08-23-
dc.identifier.citationMARTINS, João Alberto Ramos. O projeto de hackers como ambiente potencializador do protagonismo juvenil. 2017. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1447-
dc.description.resumoOs processos educativos, de forma geral, não proporcionam uma participação ativa dos estudantes uma vez que são baseados em lógica vertical e acabam sendo desenvolvidos de uma forma passiva, muitas vezes consistindo somente na exposição e transferência de conhecimentos. O projeto Escola de Hackers (UPF) caracteriza-se como um espaço que busca possibilitar a participação ativa dos sujeitos no desenvolvimento de competências na área de programação de computadores e de raciocínio lógico-matemático. Nessa perspectiva, questiona-se se o Projeto Escola de Hackers consiste em um espaço propício ao protagonismo juvenil, no qual se possa identificar e desenvolver ações protagonistas na atuação de estudantes participantes. Para investigar tal questão, adotou-se uma abordagem metodológica de cunho qualitativo, optando-se pelo métod ode grupo local e análise exploratória para coleta e tratamento dos dados. Os sujeitos investigados foram cinco estudantes de 6º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas municipais de Passo Fundo-RS que participaram do Projeto Escola de Hackers, em sua primeira edição. Como base teórica foram selecionados os estudos de Costa (2000)sobre protagonismo juvenil, os estudos sobre aprendizagem na abordagem de Pozo (2002), e autores o campo da Informática Educativa, entre eles Papert (1986) e Ruskoff (2012). Entre os resultados obtidos foi possível perceber que no Projeto Escola de Hackers os estudantes tiveram a oportunidade de desenvolver sua autonomia, a consciência crítica e a capacidade de solução de problemas reais, demonstrando que a capacidade de atuação protagonista se encontra em formação..por
dc.description.abstractEducational processes, in general, do not allow active participation of students since they are based on a vertical logic and end up being developed in a passive way, often consisting only in the exposure and transfer of knowledge. The School of Hackers (UPF) project is characterized as a space that seeks to enable the active participation of the subjects in the development of skills in the area of computer programming and logical-mathematical reasoning. From this perspective, it is questioned whether the Project School of Hackers consists of a space conducive to youth protagonism, in which one can identify and develop protagonist actions in the performance of participating students. To investigate this issue, a qualitative methodological approach was adopted, opting for the focus group method and exploratory analysis for data collection and treatment. The subjects investigated were five students from 6th to 9th grade elementary school from Passo Fundo-RS municipal schools that participated in the School of Hackers Project, in its first edition. As a theoretical basis, Costa (2000) studies on youth protagonism, studies on learning in the Pozo approach (2002), and authors of the field of Educational Informatics, among them Papert (1986) and Ruskoff (2012), were selected. Among the results obtained it was possible to perceive that in the Project School of Hackers students had the opportunity to develop their autonomy, critical awareness and the ability to solve real problems, demonstrating that the protagonist's ability to act is in formation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2018-06-29T17:29:13Z No. of bitstreams: 1 2017JoaoAlbertoRamosMartins.pdf: 1802778 bytes, checksum: 66e743c395a793e4b1b42b70cf67a639 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-29T17:29:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017JoaoAlbertoRamosMartins.pdf: 1802778 bytes, checksum: 66e743c395a793e4b1b42b70cf67a639 (MD5) Previous issue date: 2017-08-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação – FAEDpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectProgramação (Computadores)por
dc.subjectMotivação na educaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO projeto de hackers como ambiente potencializador do protagonismo juvenilpor
dc.title.alternativeThe project of hackers as an environment empowering youth protagonismeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017JoaoAlbertoRamosMartins.pdfDissertação de João Alberto Ramos Martins3.89 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.