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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Os fatores que podem influenciar o desempenho de bolsistas ProUni da educação superior brasileira: um olhar a partir da nova sociologia da educação
Other Titles: The factors that can influence the performance of ProUni fellows of Brazilian higher education: a look from the new sociology of education
???metadata.dc.creator???: Santos, Jane Kelly de Freitas 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Bertolin, Julio Cesar Godoy
???metadata.dc.description.resumo???: Estudos pioneiros realizados pelo Relatório Coleman (1964) marcam e estruturam as pesquisas em âmbito educacional sobre a eficácia escolar e a aprendizagem dos alunos. Essas pesquisas apontam que geralmente os alunos que apresentam melhor desempenho escolar possuem capital cultural mais elevado ou melhor background, pois são oriundos de situações socioeconômicas e culturais que favorecem o desenvolvimento educacional. Evidentemente, não se trata de uma regra; há casos e exceções em que tal tendência não se confirma. Uma dessas exceções parece ser o ProUni (Programa Universidade Para Todos). Levantamentos iniciais sobre esse programa vêm demonstrando que os seus bolsistas, em muitos cursos, estão apresentando desempenho superior aos dos seus colegas pagantes, oriundos possivelmente de ambientes socioculturais mais favorecidos. Nesta dissertação, a questão norteadora refere-se às razões desse melhor desempenho dos alunos bolsistas: qual outro fator, que não os já conhecidos pela literatura (background e o fator escola), pode estar influenciando o bom desempenho dos alunos de meios populares? A pesquisa que deu origem a este trabalho é de tipo bibliográfico e de campo, no âmbito do qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com alunos de uma instituição de educação superior do sul do Brasil. O objetivo foi discorrer e refletir sobre a hipótese da influência de fatores sociológicos, baseados nos pressupostos de Bernard Charlot e Bernard Lahire, dando ênfase às configurações familiares destes alunos, como hipótese de resposta à questão levantada. O estudo evidenciou que os conceitos considerados - formas familiares de cultura escrita, condições e disposições econômicas, ordem moral doméstica, formas de autoridade familiar, formas de intervenção pedagógica, mobilização e desejo de aprender - podem ser considerados determinantes para o bom desempenho de alunos de meios populares na Educação Superior.
Abstract: Pioneering research studies performed by Coleman Report (1964) mark and structure the researches in educational context about school effectiveness and student learning. These studies point out that the students who usually present better performance at school have a higher cultural capital or better background, because they are from socioeconomic and cultural situations that favor educational development. Evidently, it is not a rule; there are cases and exceptions in which this tendency is not confirmed. One of these exceptions seems to be ProUni (Programa Universidade para Todos). Early studies about this program have been demonstrating that their scholarship holders, in many courses, present superior performance than their paying classmates, who possibly came from more favored socio cultural environments. In this dissertation, the leading question refers to the reasons for that improved performance. In other words, which another reason other than the ones already known in the literature (background and school factor) may be influencing the good performance of these popular media students? The research that originated th is work is a bibliographic and field research, it included the realization of semi structured interviews with students of a Higher Education Institution in Southern Brazil. The goal was expatiate on and reflect about the hypothesis of the influence of sociological factors, based on Bernard Charlot and Bernard Lahire, focusing on the students‟ family structures as an answer to the question which has been raised. The study revealed that the concepts considered in this research – such as familiar forms of written culture, economic conditions and arrangements, domestic moral order, forms of familiar authority, forms of pedagogical intervention, mobilization and desire to learn – may be considered determinant for a good performance of students from popular backgrounds in Higher Education.
Keywords: Ensino superior
Programas de estágio
Sociologia educacional
Programas assistenciais
Educação
Finalidades e objetivos
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação – FAED
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: SANTOS, Jane Kelly de Freitas. Os fatores que podem influenciar o desempenho de bolsistas ProUni da educação superior brasileira: um olhar a partir da nova sociologia da educação. 2017. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1241
Issue Date: 19-Jul-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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