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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Política e educação de 1930-1961 : a concepção de público no manifesto dos educadores de 1959
???metadata.dc.creator???: Pasinato, Darciel 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Caimi, Flávia Eloísa
???metadata.dc.description.resumo???: O Manifesto dos Educadores de 1959 foi importante e inovador, porque colocou em debate questões fundamentais da sociedade brasileira, especialmente da educação, entendida como direito de todos. Além disso, defendeu uma concepção de escola pública, obrigatória, gratuita e laica. Deste modo, o problema investigado busca responder, como os signatários do Manifesto compreendem o conceito de público e como a partir dele fazem uma crítica à educação vigente e aos defensores da escola privada na solução dos históricos problemas educacionais do Brasil. Nessas proposições, confrontaram-se com os defensores da escola privada, especialmente no que diz respeito ao tema do financiamento público. O objetivo geral da investigação é analisar os problemas educacionais do Brasil, no contexto das décadas de 1930 e 1960, bem como as soluções propostas no Manifesto de 1959. A pesquisa é de natureza bibliográfico-documental. A parte bibliográfica inclui livros, capítulos e artigos em periódicos que tratam de questões sociais, econômicas, políticas e educacionais do contexto delimitado. A parte documental inclui os dois manifestos e um acervo de artigos publicados nas Revistas Vozes e Anhembi, que expressam as duas principais correntes que se confrontam: liberais e católicos. O trabalho analisa as consequências e impactos da Revolução de 1930 no processo de consolidação do Estado como instituição formuladora de políticas sociais e educacionais, especialmente em relação à educação escolar. Aborda também, as discussões e posicionamentos de liberais e católicos veiculados nas duas revistas referidas e os aspectos básicos da campanha em defesa da escola pública, bem como as inovações do Manifesto de 1959 em relação ao Manifesto de 1932. Em síntese, trata-se, de analisar, os embates entre os que defendiam a escola pública e os defensores da escola privada, veiculados por duas importantes revistas. Os estudos permitem afirmar que a compreensão de público presente no Manifesto de 1959, não restringe a ideia de público somente ao financiamento; os signatários defenderam que as verbas do Governo Federal deveriam ser apenas destinadas para a escola pública; e que as escolas privadas deveriam ser fiscalizadas pelo Estado e por fim, através do Manifesto de 1959, apontaram soluções para melhorar a educação brasileira do período, cobrando do Estado que este deveria assumir seu papel na oferta da educação de qualidade e, também, na garantia da permanência dos alunos na escola pública
Abstract: The Educators Manifesto of 1959 was an important and innovative because it put into debate key issues in Brazilian society, especially education, understood as the right of all. Moreover, defended is conception of public school, compulsory, free and secular. Thus, the research problem seeks to answer, as the signatories of the Manifesto understand the concept of audience and how to do it from a critique of existing education and advocates of private school education in solving historical problems of Brazil. In these propositions, clashed with supporters of private schools, especially with regard to the issue of public funding. The overall goal of the research is to analyze educational problems in Brazil, in the context of the 1930s and 1960s, as well as the solutions proposed in the Manifesto of 1959. Research is likely bibliographic and documentary. The bibliographic part includes books, chapters and journal articles that deal with social, economic, political and educational issues surrounding context. The documentary section includes both manifest and a collection of articles published in magazines and Voices Anhembi, which express the two main currents faced: Liberals and Catholics. The paper analyzes the consequences and impacts of the 1930 Revolution in the consolidation process of the state institution as formulator of social and educational policies, especially in relation to education. Also addresses, discussions and placements of Liberals and Catholics served in the two magazines mentioned and basic aspects of the campaign in defense of public schools, as well as innovations in the Manifesto of 1959 in relation to the Manifesto of 1932. In summary, it comes up, to examine the clashes between those who supported the public school and private school advocates, served by two major magazines. The studies allow us to state that the understanding of this Manifesto in 1959 , the public does not restrict only to the idea of public funding; signatories argued that the money from the Federal Government should be designed only to public school; and that private schools should be audited by the state and finally, through the Manifesto 1959, showed solutions for improving Brazilian education period, charging that the state should assume their role in the provision of quality education and also in ensuring the permanence of students in public school
Keywords: Educação e Estado
Escolas públicas
Escolas particulares
Educação - História
Education and State
Public schools
Private schools
Education - History
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: PASINATO, Darciel. Política e educação de 1930-1961 : a concepção de público no manifesto dos educadores de 1959. 2014. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2014.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/782
Issue Date: 23-Apr-2014
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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