Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/670
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRocha, Henrique José da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5537083298470483por
dc.contributor.advisor1Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira-
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:35Z-
dc.date.available2011-03-30-
dc.date.issued2010-08-25-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/670-
dc.description.resumoDiante da condição atual em que se encontra a Educação no estado do Rio Grande do Sul, representada por suas instituições escolares, esse estudo considera a possibilidade da existência de um paralelo entre as prisões e as escolas sul-rio-grandenses no que diz respeito às suas estruturas físicas. Admitida essa possibilidade, primeiramente projeta-se uma rápida análise genealógica dos sistemas prisional e educacional do Brasil e do estado, priorizando o aspecto institucional, tendo o objetivo de identificar os agravantes que conduziram a prisão à sua situação atual, e que, porventura, possam encontrar semelhanças históricas no campo educacional no que diz respeito às escolas. Dado o período histórico, a prisão e a educação do Rio Grande do Sul são contextualizadas no período de 2007 a 2009, principalmente por meio de indicativos estatísticos. Disto, o estudo procura então relatar o que foi feito em termos de iniciativas políticas para as referidas áreas durante esse período alusivo ao governo Yeda Crusius. O contexto prisional e educacional no estado e os reflexos das propostas políticas para as áreas são materializadas em um estudo de caso que faz um aporte ao município de Erechim RS, tendo como objetos de estudo o Presídio Estadual de Erechim, a Escola stadual de Ensino Fundamental Jaguaretê e a Escola Estadual de Ensino Médio Professor João Germano Imlau. A partir daí, os pressupostos da existência de um paralel político institucional entre a prisão e a escola buscam confirmação. Por fim, o texto evidencia tais semelhanças entre as instituições e oferece subsídios para uma reflexão acerca das causas e efeitos dessa aproximaçãopor
dc.description.abstractBefore the current condition that we encounter education in the state of Rio Grande do Sul, represented by their school institutions,this study assumes the existence of a arallel between prisons and schools from the state regarding to their physical structures. Admitting this possibility, firstly it‟s projected a fast genealogical analysis of the prison and education systems in Brazil and in the state, prioritizing the institution aspect, having the objective of identifying the aggravating that led the prison to its current situation, and by chance, finding historical resemblance in the education field regarding to schools. Given the historical period, prison and education of Rio Grande o Sul are contextualized in the period from 2007 to 2009, mainly through statistical indicators. From this, the study tries to report what was done in terms of political indicators to the referred areas during this allusive period of Yeda Crusius government. The prison and education context in the state and the reflexes of the political proposals to the areas are materialized in a study of case making a contribut ion to the city of Erechim RS, having as object of study the state penitentiary of Erechim, the elementary state school Jaguaretê and the state high school Professor João Germano Imlau. Thereafter, the presumption of an existence of a institutional-political parallel between the prison and the school seek for confirmation. Finally, the text demonstrates such resemblances among the institutions and offers resources for a thinking about the causes and effects of this approacheng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010HenriquedaRocha.pdf: 7621238 bytes, checksum: d15f845f7ed114242b42d222aabb2b4a (MD5) Previous issue date: 2010-08-25eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação e Estadopor
dc.subjectPrisioneiros - Educaçãopor
dc.subjectEscolaspor
dc.subjectPrisõespor
dc.subjectSociologia educacionalpor
dc.subjectEducation and stateeng
dc.subjectPrisoners - Educationeng
dc.subjectSchoolseng
dc.subjectPrisonseng
dc.subjectEducational sociologyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALpor
dc.titleEscola e prisão : paralelo político-institucional no Rio Grande do Sul (2007-2009)por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
2010HenriquedaRocha.pdf7.44 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.