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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Compreensão e diálogo : contribuições da hermenêutica gadameriana à educação
???metadata.dc.creator???: Cruz, Raimundo José Barros 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Dalbosco, Claudio Almir
???metadata.dc.description.resumo???: O significativo êxito alcançado pela hermenêutica no interior do debate atual das ciências deve-se a seu posicionamento crítico sobre o modo de pensar e proceder das ciências naturais e à tendência legitimadora de um sujeito racional, dominador dos contextos possíveis. Tratar das relações pedagógicas, tomando o diálogo hermenêutico como condição e mediação indispensáveis ao processo de formação e educação do envolvidos no processo pedagógico, remete-nos, portanto, ao enfrentamento crítico das estruturas monológicas de uma sociedade contemporânea reveladora da incapacidade para o diálogo. Encontramos na hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer, o terreno fértil para que essa discussão seja levada em frente. Convencido de que a sociedade contemporânea revela-se incapaz para o diálogo, condição esta que se apresenta associada ao desenvolvimento técnico-científico, este autor critica a sociedade contemporânea, apresentando o componente dialógico em contraposição às estruturas monológicas próprias da racionalidade instrumental. Ao tomar o diálogo em seu sentido mais exigente, apresenta-o como um atributo natural do ser humano, possuidor de uma força transformadora que revela o próprio ser humano. Ao transportar essa discussão para o âmbito das relações pedagógicas, pretende-se justificar uma relação centrada no diálogo. E, ao superar uma superposição entre interlocutores, propiciar processos formativos pelos quais os participantes, ao contribuir com sua individualidade, favoreçam o crescimento mútuo, propiciando o surgimento de novos horizontes construtores de infinitos saberes
Abstract: The significant success achieved by the hermeneutic within the recent debate of sciences, is due to its critical position about the way of thinking of natural sciences, and the legitimating tendency of a rational, domineering being of possible contexts. Dealing with the pedagogical relations, taking the hermeneutical dialogues as indispensable conditions and mediations to the formation and education process of everybody who is involved with the pedagogical process, sends us, thus, to the critical confrontation of monological structures of a contemporary society which reveals the incapacity for the dialogue. We find in the Hans-George Gadamer pedagogical hermeneutic, the fertile ground to take up this discussion. Convinced that the contemporary society shows a lack of capacity for dialogue, which is associated with the technical and scientific development, this author, criticizes the contemporary society, presenting the dialogical component in opposition to the monological structures related to the instrumental rationalism. Taking the dialogue in its more demanding meaning, shows it as a natural human being attribute, who has a changing strength, which reveals the proper human being. When this discussion is transferred to the sphere of pedagogical relations, we intend to justify a relation based on dialogue and when overcoming a superposition between interlocutors, offer formative processes where everybody, when contributes with its individuality, collaborates with the mutual growth, giving the opportunity to the appearance of new horizons, builders of infinite knowledge
Keywords: Hermenêutica
Educação - Filosofia
Compreensão na leitura
Linguagem e educação
Language and education
Hermeneutics
Reading comprehension
Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: 
Publisher: 
???metadata.dc.publisher.initials???: 
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/656
Issue Date: 21-Aug-2009
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



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