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dc.creatorCruz, Raimundo José Barros-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1940431585339326por
dc.contributor.advisor1Dalbosco, Claudio Almir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1671875455751185por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:32Z-
dc.date.available2009-11-19-
dc.date.issued2009-08-21-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/656-
dc.description.resumoO significativo êxito alcançado pela hermenêutica no interior do debate atual das ciências deve-se a seu posicionamento crítico sobre o modo de pensar e proceder das ciências naturais e à tendência legitimadora de um sujeito racional, dominador dos contextos possíveis. Tratar das relações pedagógicas, tomando o diálogo hermenêutico como condição e mediação indispensáveis ao processo de formação e educação do envolvidos no processo pedagógico, remete-nos, portanto, ao enfrentamento crítico das estruturas monológicas de uma sociedade contemporânea reveladora da incapacidade para o diálogo. Encontramos na hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer, o terreno fértil para que essa discussão seja levada em frente. Convencido de que a sociedade contemporânea revela-se incapaz para o diálogo, condição esta que se apresenta associada ao desenvolvimento técnico-científico, este autor critica a sociedade contemporânea, apresentando o componente dialógico em contraposição às estruturas monológicas próprias da racionalidade instrumental. Ao tomar o diálogo em seu sentido mais exigente, apresenta-o como um atributo natural do ser humano, possuidor de uma força transformadora que revela o próprio ser humano. Ao transportar essa discussão para o âmbito das relações pedagógicas, pretende-se justificar uma relação centrada no diálogo. E, ao superar uma superposição entre interlocutores, propiciar processos formativos pelos quais os participantes, ao contribuir com sua individualidade, favoreçam o crescimento mútuo, propiciando o surgimento de novos horizontes construtores de infinitos saberespor
dc.description.abstractThe significant success achieved by the hermeneutic within the recent debate of sciences, is due to its critical position about the way of thinking of natural sciences, and the legitimating tendency of a rational, domineering being of possible contexts. Dealing with the pedagogical relations, taking the hermeneutical dialogues as indispensable conditions and mediations to the formation and education process of everybody who is involved with the pedagogical process, sends us, thus, to the critical confrontation of monological structures of a contemporary society which reveals the incapacity for the dialogue. We find in the Hans-George Gadamer pedagogical hermeneutic, the fertile ground to take up this discussion. Convinced that the contemporary society shows a lack of capacity for dialogue, which is associated with the technical and scientific development, this author, criticizes the contemporary society, presenting the dialogical component in opposition to the monological structures related to the instrumental rationalism. Taking the dialogue in its more demanding meaning, shows it as a natural human being attribute, who has a changing strength, which reveals the proper human being. When this discussion is transferred to the sphere of pedagogical relations, we intend to justify a relation based on dialogue and when overcoming a superposition between interlocutors, offer formative processes where everybody, when contributes with its individuality, collaborates with the mutual growth, giving the opportunity to the appearance of new horizons, builders of infinite knowledgeeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009RaimundoJoseBarrosCruz.pdf: 573466 bytes, checksum: ec98513147e9edc8915b38d4d4db328f (MD5) Previous issue date: 2009-08-21eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHermenêuticapor
dc.subjectEducação - Filosofiapor
dc.subjectCompreensão na leiturapor
dc.subjectLinguagem e educaçãopor
dc.subjectLanguage and educationeng
dc.subjectHermeneuticseng
dc.subjectReading comprehensioneng
dc.subjectEducationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAOpor
dc.titleCompreensão e diálogo : contribuições da hermenêutica gadameriana à educaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



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