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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A construção de práticas de leitura a partir do material didático utilizado no sistema educacional socioeducativo feminino de Porto Velho
???metadata.dc.creator???: Santos, Geniele Brandão dos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Moraes, Gisele Benck de
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação apresenta uma análise do desenvolvimento da habilidade de leitura entre adolescentes em conflito com a lei em cumprimento de medidas socioeducativas provisória e sentenciada no contexto feminino. A pesquisa teve por objetivo geral analisar o material didático utilizado em uma Unidade de Internação na cidade de Porto Velho, desdobrando-se em objetivos específicos: inicialmente, investigou-se o ensino dos gêneros do discurso no sistema educacional socioeducativo, dialogando com os conceitos de Kleiman (2002), que destaca a importância da prática social na construção do conhecimento linguístico; em seguida, buscou-se compreender como os eixos educacionais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são integrados ao ensino da leitura em aulas de Língua Portuguesa para esse grupo. Nesse ponto, tomou-se por referência estudos de Bakhtin (2011), enfatizando-se a influência do contexto social na construção de significados e na interação discursiva, e de Fiorin (2006), com vistas a aprofundar a compreensão das práticas discursivas e linguísticas presentes no ensino da leitura. O estudo visa adaptar as diretrizes curriculares às necessidades específicas das adolescentes, incorporando as ideias de Marcuschi (2010), que destaca a importância da educação inclusiva e da consideração das diversidades. Contribuindo com propostas de atividades e abordagens para o desenvolvimento da habilidade de leitura, a pesquisa se baseia nas conclusões da análise do material didático, alinhando-se às ideias de Elli Benincá (1994), que preconiza a ação, a reflexão e as intervenções pedagógicas como elementos essenciais. Por fim, buscou-se não apenas compreender a dinâmica do ensino da leitura nesse contexto desafiador, mas também melhorar as práticas pedagógicas, promovendo oportunidades educacionais mais inclusivas e eficazes para as adolescentes em questão, alinhando-se à visão de diversos teóricos que enriquecem e embasam esse campo de estudos.
Abstract: This dissertation presents an analysis of the development of reading skills among adolescents in conflict with the law in compliance with provisional socio-educational measures and sentenced in the female context. The research had the general objective of analyzing the material teaching method used in an Inpatient Unit in the city of Porto Velho, unfolding specific objectives: initially, we investigated the teaching of speech genres in socio-educational educational system, dialoguing with the concepts of Kleiman (2002), which highlights the importance of social practice in the construction of linguistic knowledge; right away, we sought to understand how the educational axes of the National Common Curricular Base (BNCC) are integrated into the teaching of reading in Portuguese language classes for this group. At this point, studies by Bakhtin (2011) were taken as a reference, emphasizing the influence of the social context in the construction of meanings and discursive interaction, and by Fiorin (2006), with a view to deepening the understanding of the discursive and linguistic practices present in teaching reading. The study aims to adapt curricular guidelines to specific needs of adolescents, incorporating the ideas of Marcuschi (2010), which highlights the importance of inclusive education and consideration of diversities. Contributing with proposals for activities and approaches for developing reading skills, the research is based in the conclusions of the analysis of the teaching material, in line with the ideas of Elli Benincá (1994), which advocates action, reflection and pedagogical interventions as essential elements. Per Finally, we sought not only to understand the dynamics of teaching reading in this context challenging, but also improve pedagogical practices, promoting opportunities more inclusive and effective educational programs for the adolescents in question, aligning with the vision from different theorists who enrich and support this field of studies.
Keywords: Leitura - Prática
Material didático
Base Nacional Comum Curricular
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: SANTOS, Geniele Brandão dos. A construção de práticas de leitura a partir do material didático utilizado no sistema educacional socioeducativo feminino de Porto Velho. 2023. 75 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2615
Issue Date: 15-Dec-2023
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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