Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2615
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Geniele Brandão dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6427114859481219por
dc.contributor.advisor1Moraes, Gisele Benck de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8169915449534079por
dc.date.accessioned2024-03-22T17:33:48Z-
dc.date.issued2023-12-15-
dc.identifier.citationSANTOS, Geniele Brandão dos. A construção de práticas de leitura a partir do material didático utilizado no sistema educacional socioeducativo feminino de Porto Velho. 2023. 75 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2615-
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta uma análise do desenvolvimento da habilidade de leitura entre adolescentes em conflito com a lei em cumprimento de medidas socioeducativas provisória e sentenciada no contexto feminino. A pesquisa teve por objetivo geral analisar o material didático utilizado em uma Unidade de Internação na cidade de Porto Velho, desdobrando-se em objetivos específicos: inicialmente, investigou-se o ensino dos gêneros do discurso no sistema educacional socioeducativo, dialogando com os conceitos de Kleiman (2002), que destaca a importância da prática social na construção do conhecimento linguístico; em seguida, buscou-se compreender como os eixos educacionais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são integrados ao ensino da leitura em aulas de Língua Portuguesa para esse grupo. Nesse ponto, tomou-se por referência estudos de Bakhtin (2011), enfatizando-se a influência do contexto social na construção de significados e na interação discursiva, e de Fiorin (2006), com vistas a aprofundar a compreensão das práticas discursivas e linguísticas presentes no ensino da leitura. O estudo visa adaptar as diretrizes curriculares às necessidades específicas das adolescentes, incorporando as ideias de Marcuschi (2010), que destaca a importância da educação inclusiva e da consideração das diversidades. Contribuindo com propostas de atividades e abordagens para o desenvolvimento da habilidade de leitura, a pesquisa se baseia nas conclusões da análise do material didático, alinhando-se às ideias de Elli Benincá (1994), que preconiza a ação, a reflexão e as intervenções pedagógicas como elementos essenciais. Por fim, buscou-se não apenas compreender a dinâmica do ensino da leitura nesse contexto desafiador, mas também melhorar as práticas pedagógicas, promovendo oportunidades educacionais mais inclusivas e eficazes para as adolescentes em questão, alinhando-se à visão de diversos teóricos que enriquecem e embasam esse campo de estudos.por
dc.description.abstractThis dissertation presents an analysis of the development of reading skills among adolescents in conflict with the law in compliance with provisional socio-educational measures and sentenced in the female context. The research had the general objective of analyzing the material teaching method used in an Inpatient Unit in the city of Porto Velho, unfolding specific objectives: initially, we investigated the teaching of speech genres in socio-educational educational system, dialoguing with the concepts of Kleiman (2002), which highlights the importance of social practice in the construction of linguistic knowledge; right away, we sought to understand how the educational axes of the National Common Curricular Base (BNCC) are integrated into the teaching of reading in Portuguese language classes for this group. At this point, studies by Bakhtin (2011) were taken as a reference, emphasizing the influence of the social context in the construction of meanings and discursive interaction, and by Fiorin (2006), with a view to deepening the understanding of the discursive and linguistic practices present in teaching reading. The study aims to adapt curricular guidelines to specific needs of adolescents, incorporating the ideas of Marcuschi (2010), which highlights the importance of inclusive education and consideration of diversities. Contributing with proposals for activities and approaches for developing reading skills, the research is based in the conclusions of the analysis of the teaching material, in line with the ideas of Elli Benincá (1994), which advocates action, reflection and pedagogical interventions as essential elements. Per Finally, we sought not only to understand the dynamics of teaching reading in this context challenging, but also improve pedagogical practices, promoting opportunities more inclusive and effective educational programs for the adolescents in question, aligning with the vision from different theorists who enrich and support this field of studies.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-03-22T17:33:48Z No. of bitstreams: 1 2023GenieleBrandaodosSantos.pdf: 1482497 bytes, checksum: 16037f0e0625c10314bce3c081c2fee6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-22T17:33:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2023GenieleBrandaodosSantos.pdf: 1482497 bytes, checksum: 16037f0e0625c10314bce3c081c2fee6 (MD5) Previous issue date: 2023-12-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCECpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeitura - Práticapor
dc.subjectMaterial didáticopor
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleA construção de práticas de leitura a partir do material didático utilizado no sistema educacional socioeducativo feminino de Porto Velhopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023GenieleBrandaodosSantos.pdfDissertação Geniele Brandão dos Santos1.45 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.