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???metadata.dc.type???: Tese
Title: Análise nacional do ciclo da política de educação, ciência e tecnologia nos Institutos Federais - IFs: a carência epistêmica e a produção do homo enterprise no contexto da prática e na atuação política
???metadata.dc.creator???: Sobrinho, Sidinei Cruz 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira
???metadata.dc.description.resumo???: A tese tem por objetivo geral analisar, o ciclo de política de Educação Profissional e Tecnológica [EPT] nos Institutos Federais [IFs], em nível nacional, instituída formalmente pela Lei nº 11.892/2008. Busca, dentre outros objetivos específicos, identificar as principais características do contexto da prática e da atuação política, bem como os principais efeitos, rumos e estratégias dessa política. Toma por recorte histórico os anos 2008 a 2022. Tem, por campo teórico principal, o das políticas educacionais, em interdisciplinaridade com os campos filosófico, jurídico, educacional e da ciência política. A pesquisa classifica-se em: 1 - Natureza/finalidade: Básica; 2 - Abordagem do Ciclo de Políticas [ACP] Quanti-qualitativa. 3 - Objetivos: Explicativa; 4 - Procedimentos: bibliográfica, documental, Hermenêutica Jurídico-filosófica, Tabulação de dados quantitativos e Organização de categorias qualitativas, Interdisciplinar. A Materialidade e empiria da pesquisa se dão com base em: 1) Fontes Bibliográficas e Documentais; 2) Fontes Legislativas, principalmente as fontes formais estatais legislativas; 3) Fontes de Indicadores Quantitativos, 4) Fontes de Experiências do pesquisador no Contexto da Prática. Utilizou-se, principalmente o método da ACP, de Ball e colaboradores. O Enfoque da Epistemologia da Política Educacional (EEPE) em análise se deu com sustentação nas seguintes dimensões: 1. "Perspectiva epistemológica" (teórica): teoria da atuação política (theory of policy enactment) e teoria da política educacional global, com base em Ball, assim como na teoria crítica / neomarxista, com base em Laval e Dardot; et al., ou seja, em uma base de Teorização Combinada; 2. "Posicionamento epistemológico": crítico analítico em relação à política educacional dos IFs, e em relação ao posicionamento epistemológico neoliberal. 3. "Enfoque epistemetodológico": interdisciplinaridade com base na ACP, nas críticas ao neoliberalismo e sua influência na função social da Educação, no Estado Democrático de Direito. Bem como na perspectiva da Hermenêutico-jurídica em relação à análise do principal texto normativo da Política Educacional dos IFs. O estudo busca provocar reflexões (im)pertinentes de análise e possibilidades de estratégias de políticas educacionais. Visa responder à questão se, desde o início do Ciclo de Política de EPT nos IFs a atuação (enactment) no contexto da prática se aproximou ou se distanciou das concepções, prioridades, objetivos e finalidades para os quais foi instituída conforme defesos no Contexto de Influência e no Contexto de Produção do Texto, e se tem conduzido a efeitos significativos de mudança estrutural para garantias dos direitos à Educação e ao Trabalho. A pesquisa conclui por evidenciar o afastamento progressivo entre a política proposta nos contextos da influência e da produção do texto e a política de fato exercida/atuada nos contextos da prática e dos efeitos. Essa realidade aprofunda a dessimbolização da educação e uma atuação política cada vez mais distante da função social compreendida como instrumento de justiça social. Apresentam-se resultados positivos e que afetam significativamente a vida de alguns indivíduos, mas, infelizmente, ainda como atuações de caráter paliativo, sem provocar mudanças estruturais. Nesta seara, a pesquisa também apresenta algumas estratégias de política viáveis e aponta caminhos a se aprofundar na perspectiva de uma análise de política efetivamente contextualizada e que não se limite a uma orientação meramente econômica e quantitativa de atendimento a critérios de eficiência. Nesse sentido, aponta para que, além destes, também considere as especificidades locais e regionais e uma perspectiva socioeconômica cultural enquanto política educacional em nível nacional.
Abstract: The general objective of the thesis is to analyze the Professional and Technological Education [EPT] policy cycle in Federal Institutes [IFs], at a national level, formally established by Law No. 11,892/2008. It seeks, among other specific objectives, to identify the main characteristics of the context of political practice and action, as well as the main effects, directions and strategies of this policy. It takes as a historical cut-off the years 2008 to 2022. Its main theoretical field is educational policies, in interdisciplinarity with the philosophical, legal, educational and political science fields. The research is classified as: 1 - Nature/purpose: Basic; 2 - Policy Cycle Approach [ACP] Quanti-qualitative. 3 - Objectives: Explanatory; 4 - Procedures: bibliographic, documentary, Legal-philosophical Hermeneutics, Tabulation of quantitative data and Organization of qualitative categories, Interdisciplinary. The Materiality and empirical nature of the research are based on: 1) Bibliographic and Documentary Sources; 2) Legislative Sources, mainly formal state legislative sources; 3) Sources of Quantitative Indicators, 4) Sources of the researcher's Experiences in the Context of Practice. The ACP method, by Ball and collaborators, was mainly used. The Educational Policy Epistemology Approach (EEPE) under analysis was supported by the following dimensions: 1. "Epistemological perspective" (theoretical): theory of policy enactment and theory of global educational policy, based on Ball, as well as critical/neo-Marxist theory, based on Laval and Dardot; et al., that is, on a Combined Theorization basis; 2. "Epistemological positioning": analytical critique in relation to the educational policy of IFs, and in relation to the neoliberal epistemological positioning. 3. "Epistemethodological approach": interdisciplinarity based on ACP, criticism of neoliberalism and its influence on the social function of Education, in the Democratic Rule of Law. As well as from the Hermeneutic-legal perspective in relation to the analysis of the main normative text of the IFs Educational Policy. The study seeks to provoke (im)pertinent reflections on analysis and possibilities for educational policy strategies.It aims to answer the question whether, since the beginning of the EPT Policy Cycle in FIs, enactment in the context of practice has come closer to or distanced itself from the conceptions, priorities, objectives and purposes for which it was established as defended in the Context of Influence and in the Text Production Context, and has led to significant effects of structural change to guarantee the rights to Education and Work. The research concludes by highlighting the progressive separation between the policy proposed in the contexts of influence and production of the text and the policy actually exercised/acted in the contexts of practice and effects. This reality deepens the desymbolization of education and political action that is increasingly distant from the social function understood as an instrument of social justice. Positive results are presented that significantly affect the lives of some individuals, but, unfortunately, they are still actions of a palliative nature, without causing structural changes. In this area, the research also presents some viable policy strategies and points out ways to deepen the perspective of an effectively contextualized policy analysis that is not limited to a merely economic and quantitative orientation of meeting efficiency criteria. In this sense, it points out that, in addition to these, it also considers local and regional specificities and a cultural socioeconomic perspective as an educational policy at the national level.
Keywords: Educação e Estado
Neoliberalismo
Institutos federais de educação, ciência e tecnologia
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: SOBRINHO, Sidinei Cruz. Análise nacional do ciclo da política de educação, ciência e tecnologia nos Institutos Federais - IFs: a carência epistêmica e a produção do homo enterprise no contexto da prática e na atuação política. 2023. 664 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2599
Issue Date: 11-Dec-2023
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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