Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2594
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A prática pedagógica em ciências e a formação cidadã: experiência freiriana da Escola Zandoná - Barra Funda/RS
???metadata.dc.creator???: Rochembach, Eduarda Souza 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rosa, Cleci Teresinha Werner da
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação está inserida na linha de pesquisa Processos Educativos e Linguagem, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo. O estudo parte da problemática sobre a relação entre teoria e prática com base em uma realidade em que, de um lado, os professores se deparam com referenciais teóricos orientadores da prática pedagógica assumidos pela escola ou rede de ensino a ela vinculados e, de outro, com suas práticas constituídas ao longo de seu processo formativo e profissional, permeado de suas crenças e opções em relação ao ensinar e aprender. A partir dessa identificação, a pesquisa toma como recorte um estudo de caso associado a uma escola pública que apresenta uma proposta pedagógica pautada na perspectiva freireana de educação, envolvendo a formação para a cidadania. Seu foco consiste em e analisar como tais pressupostos se fazem presentes no momento em que os professores abordam conteúdos de Ciências da Natureza. O questionamento central da investigação estrutura-se a partir da seguinte pergunta: considerando um currículo de orientação pedagógica freireana, de que modo a formação para a cidadania se revela presente nas ações didáticas desenvolvidas pelos professores que ministram aulas de Ciências da Natureza? O objetivo está em investigar o modo como os professores que ministram aulas de Ciências da Natureza contemplam o ensino voltado à formação cidadã dentro de uma concepção freireana, atendendo aos pressupostos teóricos presentes no currículo da Escola Estadual de Educação Básica Antônio João Zandoná, em Barra Funda, RS. Para isso, busca-se apoio em discussões sobre educação e formação para cidadania na perspectiva de Paulo Freire, agregando pesquisas mais recentes que abordam a temática, especialmente à luz da Educação em Ciências. Em termos metodológicos, o estudo se caracteriza como de abordagem qualitativa, descritivo e vinculado a um estudo de caso, tendo como instrumentos para produção dos dados o uso de questionário e entrevista semiestruturada. Os participantes são seis professores e dois coordenadores pedagógicos, números definidos por saturação. A Análise de Conteúdo, baseada na perspectiva de Laurence Bardin (2020), é a metodologia de análise dos dados, valendo-se de categorias estabelecidas a posteriori e resultantes das falas dos participantes. Como resultado é identificado que a proposta de organização da escola não é pronta e acabada, ou uma receita a ser seguida, mas algo que se constitui e é reformulado diariamente, sendo inteiramente dependente do engajamento de todo coletivo. Constata-se, na escola, que a formação cidadã está presente nas ações didáticas dos professores de Ciências da Natureza quando possibilita conectar conceitos científicos a questões sociais e estimular o pensamento crítico dos educandos em prol a tomadas de decisões conscientes. Contudo, a organização escolar enfrenta inúmeros desafios, com destaque à introdução de novos conceitos focados no mercado de trabalho em detrimento dos princípios educativos, bem como, a resistência da comunidade em razão de discordâncias com os princípios metodológicos da proposta
Abstract: The present dissertation is inserted in the research line "Educational Processes and Language" of the Graduate Program in Education at the University of Passo Fundo. The study addresses the issue of the relationship between theory and practice based on a reality in which, on the one hand, teachers encounter theoretical frameworks guiding pedagogical practices assumed by the school or educational network to which they are linked, and on the other hand, with their practices established throughout their formative and professional process, permeated by their beliefs and choices regarding teaching and learning. From this identification, the research takes as its focus a case study associated with a public school that follows a pedagogical proposal based on the Freirean perspective of education, involving citizenship education. Its focus is to analyze how these assumptions are present when teachers address Natural Sciences content. The central question of the investigation is structured around the following question: considering a Freirean pedagogical orientation curriculum, how does citizenship education manifest in the didactic actions developed by teachers who teach Natural Sciences? The objective is to investigate how teachers who teach Natural Sciences classes incorporate citizenship education within a Freirean conception, adhering to the theoretical assumptions present in the curriculum of the State School of Basic Education Antônio João Zandoná, in Barra Funda, RS. To achieve this, support is sought in discussions about education and citizenship formation from the perspective of Paulo Freire, incorporating recent research on the topic, especially in the context of Science Education. Methodologically, the study is characterized as qualitative, descriptive, and linked to a case study, using a questionnaire and semi-structured interviews as instruments for data production. The participants are six teachers and two pedagogical coordinators, numbers defined by saturation. Content Analysis, based on Laurence Bardin's perspective (2020), is the methodology for data analysis, using categories established a posteriori and resulting from the participants' statements. As a result, it is identified that the school's organizational proposal is not ready-made or finished, nor a recipe to be followed, but something that is constituted and reformulated daily, entirely dependent on the engagement of the entire collective. It is observed in the school that citizenship education is present in the didactic actions of Natural Sciences teachers when it allows connecting scientific concepts to social issues and stimulates the students' critical thinking for conscious decision-making. However, the school organization faces numerous challenges, notably the introduction of new concepts focused on the job market at the expense of educational principles, as well as community resistance due to disagreements with the methodological principles of the proposal
Keywords: Educação
Cidadania - Formação
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: ROCHEMBACH, Eduarda Souza. A prática pedagógica em ciências e a formação cidadã: experiência freiriana da Escola Zandoná - Barra Funda/RS. 2023. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2594
Issue Date: 30-Oct-2023
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023EduardaSouzaRochembach.pdfDissertação Eduarda Souza Rochembach3.08 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.