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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Avaliação em larga escala no Rio Grande do Sul (SAERS) : ações, controvérsias e resultados
???metadata.dc.creator???: Lima, Alfreu Diego Portela de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Marcon, Telmo
???metadata.dc.description.resumo???: O Objetivo geral da pesquisa consiste em investigar as políticas implementadas pelo governo de Yeda Crusius entre 2007 e 2010, através do Sistema de Avaliação do rendimento escolar no Estado do Rio Grande do Sul (SAERS), Avaliação em Larga Escala e, em que esse processo contribuiu para a melhoria da qualidade da Educação. O estudo almejou construir sua argumentação voltada a responder à seguinte pergunta: como as Políticas de Avaliação na área da Educação implantadas e desenvolvidas no Governo Yeda Crusius no Estado do Rio Grande do Sul, no período de 2007/2010, especialmente o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS) nas Escolas Públicas, reverberaram de forma positiva ou não na qualidade da Educação? A metodologia utilizada é de cunho qualitativo com coleta e análise de dados de natureza básica, com objetivo exploratório, por delineamento bibliográfico. O procedimento da coleta de dados se deu por busca e análise de dados em documentos legais normativos com o intuito de aprofundar a compreensão dos conteúdos específicos à temática em estudo. Visou-se descrever a operacionalização, os objetivos e a finalidade do Sistema de Avaliação Rio-grandense, bem como os resultados das provas em cada ano de execução do processo, tendo como embasamento a investigação e a análise de documentos normativos emitidos pela Secretaria de Educação do Estado e por empresas terceirizadas contratadas como prestadoras de serviço. A pesquisa ressalta que a avaliação tem caráter de julgamento sobre o desempenho do aluno e instituições. Discutiu-se os resultados das edições divulgados nos sites do CAED, como também a divulgação desses resultados da avaliação enviados às escolas e conclui-se que a cada mudança de governo, novas concepções e práticas políticas de avaliação educacional foram empregadas no Estado do Rio Grande do Sul com o intuito de verificar o rendimento dos estudantes. Desse modo, o estudo evidencia que a implementação das políticas de avaliação no Estado nesse período fundamentou-se num discurso gerencialista sustentado por meio de instrumentos de controle social vinculados ao mercado, onde a educação é mensurada metricamente na sua eficácia, sob os preceitos do neoliberalismo através das interferências de organismos internacionais. Coloca-se como desafio o debate e a análise mais aprofundada das políticas educacionais. Essa constatação implica uma concepção do governo orientada em depositar no Sistema de Avaliação a condição de diagnóstico da qualidade do ensino público estadual, com o objetivo de promover alternativas que venham a melhorar a realidade educacional do Estado do Rio Grande do Sul.
Abstract: The general objective of the research is to investigate the policies implemented by the government of Yeda Crusius between 2007 and 2010, through the School Performance Assessment System in the State of Rio Grande do Sul (SAERS), Large Scale Assessment and, in which this process contributed to improving the quality of education. The study aimed to build its argument aimed at answering the following question: how did the Evaluation Policies in the area of Education implemented and developed in the Yeda Crusius Government in the State of Rio Grande do Sul, in the period 2007/2010, especially the Evaluation System of School Performance of Rio Grande do Sul (SAERS) in Public Schools, reverberated positively or not in the quality of Education? The methodology used is of a qualitative nature with data collection and analysis of a basic nature, with an exploratory objective, by bibliographical design. The data collection procedure was based on the search and analysis of data in normative legal documents in order to deepen the understanding of the specific contents of the subject under study. The aim was to describe the operationalization, objectives and purpose of the Riograndense Assessment System, as well as the results of the tests in each year of execution of the process, based on the investigation and analysis of normative documents issued by the Department of Education of the State and by outsourced companies contracted as service providers. The research points out that the evaluation has the character of judgment about the performance of the student and institutions. The results of the editions published on the CAED websites were discussed, as well as the dissemination of these evaluation results sent to schools and it was concluded that with each change of government, new conceptions and political practices of educational evaluation were employed in the State of Rio Grande do Sul in order to verify the performance of students. Thus, the study shows that the implementation of evaluation policies in the State during this period was based on a managerial discourse supported by instruments of social control linked to the market, where education is measured metrically in its effectiveness, under the precepts of neoliberalism through the interference of international organizations. The challenge is the debate and deeper analysis of educational policies. This finding implies that the government is oriented towards depositing in the Evaluation System the condition for diagnosing the quality of state public education, with the objective of promoting alternatives that will improve the educational reality of the State of Rio Grande do Sul.
Keywords: Rendimento escolar - Avaliação
Educação - Qualidade
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação – FAED
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: LIMA, Alfreu Diego Portela de. Avaliação em larga escala no Rio Grande do Sul (SAERS) : ações, controvérsias e resultados. 2022. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2259
Issue Date: 10-May-2022
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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