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http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1873
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Rocha, Janimara | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3479153405589551 | por |
dc.contributor.advisor1 | Casagranda, Edison Alencar | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8913312009600510 | por |
dc.date.accessioned | 2020-02-10T23:20:52Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-27 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Janimara. A teoria das capacidades de Martha Nussbaum e o papel da formação humana na educação contemporânea. 2019. 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1873 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como objetivo principal explorar o tema da educação humanista, ancorada na teoria das capacidades centrais de Nussbaum, assim como apresentar aspectos que sustentam a relevância da filosofia como componente das humanidades para a formação ampliada do sujeito. Visa-se responder, recorrendo a fontes de natureza bibliográfica, à seguinte pergunta: Qual é a contribuição da teoria das capacidades de Nussbaum para a formação humana e a educação contemporânea? Norteado por essa questão, o estudo desdobra-se em três passos: O primeiro aborda o conceito de capacidades, consideradas pela autora tanto como direitos mínimos que indicam aquilo que as pessoas são efetivamente capazes de ser e de fazer quanto como requisitos imprescindíveis para uma vida digna. O segundo tematiza os conceitos de autoexame socrático, cidadania mundial e imaginação narrativa. Mediante esses, Nussbaum reitera a perspectiva humanista de formação para uma cidadania democrática. Por fim, o terceiro passo consiste em explorar o tema da educação humanista com base na teoria das capacidades centrais da autora. Conclui-se que, em razão de recair sobre a educação atual concepções de formação tecnicistas e utilitaristas, essas não conseguem capacitar suficientemente os sujeitos para viverem em uma sociedade democrática. Dado que esta necessita de cidadãos críticos e capazes de se colocarem no lugar do outro, resulta que a formação em humanidades, conforme concebida por Nussbaum, pode contribuir para o fortalecimento de uma educação ampliada e democrática, capaz de melhor preparar os cidadãos para viverem em uma sociedade plural e diversa. Neste sentido, atribuise à filosofia o destaque para o fortalecimento das humanidades, pois a formação proporcionada por ela reúne condições de englobar uma formação ampliada de sujeito. | por |
dc.description.abstract | This research has the main objective of explore the theme of humanist education, anchored in Nussbaum's theory of central capacities, as well as presenting aspects that support the relevance of philosophy as a component of the humanities for the expanded formation of the subject. The aim is to answer, using bibliographic sources, the following question: What is the contribution of Nussbaum's theory of capacities to human formation and contemporary education? Guided by this question, the study unfolds in three steps: The first addresses the concept of capacities, considered by the author as both minimum rights that indicate what people are effectively capable of being and doing and as indispensable requirements for a worthy life. The second thematizes the concepts of Socratic self-examination, world citizenship and narrative imagination. By these, Nussbaum reiterates the humanist perspective of formation for a democratic citizenship. Finally, the third step is to explore the theme of humanistic education based on the author's theory of core capacities. It is concluded that, due to the fact that technicist and utilitarian conceptions of formation fall on current education, those cannot sufficiently empower subjects to live in a democratic society. Given that it needs critical citizens and who are able “to put themselves in each other's shoes”, it results that humanities formation, as conceived by Nussbaum, can contribute to the strengthening of a broader and more democratic education, capable of better preparing citizens to live in a plural and diverse society. In this way, philosophy is given the emphasis on the strengthening of humanities, since the formation provided by it meets the conditions of encompassing an expanded subject formation. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2020-02-10T23:20:52Z No. of bitstreams: 1 Janimara Rocha.pdf: 423045 bytes, checksum: ff92e7956d6a0021bc8e88ed9184c3f1 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-02-10T23:20:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Janimara Rocha.pdf: 423045 bytes, checksum: ff92e7956d6a0021bc8e88ed9184c3f1 (MD5) Previous issue date: 2019-08-27 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação – FAED | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Homem - Formação | por |
dc.subject | Educação - Filosofia | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Educação e Estado | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A teoria das capacidades de Martha Nussbaum e o papel da formação humana na educação contemporânea | por |
dc.title.alternative | Martha Nussbaum's theory of capabilities and the role of human education in contemporary education | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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2019JanimaraRocha.pdf | Dissertação de Janimara Rocha | 411.34 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
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