Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1757
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Desenvolvendo a análise crítica em alunos do ensino médio por meio da estatística e a realidade econômica do Brasil: um estudo com base na teoria significativa da aprendizagem
Other Titles: Developing critical analysis in high school students through statistics and the economic reality of Brazil: a study based on meaningful learning theory
???metadata.dc.creator???: Silva, Fernanda Levandoski da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Darroz, Luiz Marcelo
???metadata.dc.description.resumo???: A presente investigação parte da concepção de que a Estatística é uma ferramenta imprescindível para a compreensão e interpretação crítica do cidadão com relação ao mundo ao seu, assumindo papel necessário ao entendimento de seus conteúdos e não somente o domínio da escrita e da leitura. A partir desta concepção, surge uma indagação que se constitui a pergunta central da pesquisa que originou o presente estudo: Como os estudantes do Ensino Médio podem usar a Estatística para entenderem o índice de desenvolvimento econômicos na Região abrangente dos Municípios do Alto Uruguai por meio de uma sequência didática envolvendo estatística? Nesse contexto, a presente dissertação elegeu os assuntos básicos de Estatística como tema da proposta didática e teve como objetivo principal investigar a contribuição de uma sequência didática de Estatística com foco na análise de dados sobre o desenvolvimento econômico da região do Alto Uruguai para a aprendizagem dos conceitos da área em nível médio. Tal sequência didática, foi estruturada metodologicamente na Teoria de Aprendizagem Significativa proposta por David Paul Ausubel e implementada junto a um grupo de estudantes da segunda série do Ensino Médio de uma escola pública estadual do município de Erechim, RS. De cunho qualitativo e participante, a pesquisa teve como instrumentos para coleta de dados os diários de bordo elaborados pela professora/pesquisadora ao longo da implementação da proposta, os resultados comparativos de pré-teste e de um pós-testes aplicados no primeiro e no último encontro e de um texto dissertativo elaborado pelos estudantes no término da implementação da proposta. Os resultados evidenciados demonstram que uma sequência didática que parte da realidade dos estudantes estruturada a partir dos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa pode favorecer a ocorrência de indícios de aprendizagem significativa dos assuntos de Estatística, uma vez que os resultados dos estudantes no pós-teste apresentaram índices de acertos maiores que do que no pré-teste e que os registros do diário de bordo e no texto elaborado pelos estudantes demonstrara, aquisição do conhecimento por parte dos estudantes e a aplicação dos assuntos em outros contextos. O produto educacional que acompanha o estudo refere-se à sequência didática elaborada e está disponibilizado na forma de material de apoio para professores no site do programa e no Portal eduCapes .
Abstract: The present investigation starts from the conception that the Statistic is an indispensable tool for the understanding and critical interpretation of the citizen with respect to the world to his, assuming a necessary role to the understanding of its contents and not only the domain of writing and reading. From these conceptions, arises a question that constitutes the central question of the research that originated the present study: How can students of the High School use Statistics to understand the index of economic development in the surrounding Region of the Municipalities of Alto Uruguai, through of a didactic sequence involving statistics? In this context, this dissertation, chose the basic subjects of Statistics as a theme of the didactic proposal and its main objective was to investigate the contribution of a sequence didactics of Statistics with a focus on the analysis of data on the economic development of the Alto Uruguai region for the learning of the concepts of the area in the High School. This didactic sequence was methodologically structured in the Theory of Meaningful Learning proposed by David Paul Ausubel and implemented with a group of students of the second series of High School of a state public school in the municipality of Erechim, RS. Of character qualitative and participant, the research had as instruments for data collection the logbooks elaborated by the teacher/researcher throughout the implementation of the proposal, the comparative pre-test results and a post-test applied in the first and last date and a dissertation prepared by the students at the end of the proposal's implementation. The results show that a didactic sequence that starts from the reality of the students structured from the assumptions of the Theory of Meaningful Learning can favor the occurrence of signs of significant learning of Statistics subjects, since the results of the students in the post-test presented higher accuracy indexes than in the pre-test and that the logbook and textbook records will demonstrate student acquisition of knowledge and the application of subjects in other contexts. The educational product that accompanies the study refers to the elaborate didactic sequence and is made available in the form of teacher support material on the program site and the Portal <http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432171>.
Keywords: Matemática
Estatística educacional
Prática de ensino
Aprendizagem
Desenvolvimento econômico
???metadata.dc.subject.cnpq???: MATEMATICA APLICADA::FISICA MATEMATICA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas e Geociências – ICEG
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: SILVA, Fernanda Levandoski da. Desenvolvendo a análise crítica em alunos do ensino médio por meio da estatística e a realidade econômica do Brasil: um estudo com base na teoria significativa da aprendizagem. 2019. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1757
Issue Date: 18-Mar-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019FernandaLevandoskiDaSilva.pdfDissertação de Fernanda Levandoski da Silva6.35 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.