Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1755
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVisoli, Cleodinei-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6876516094098511por
dc.contributor.advisor1Trentin, Marco Antônio Sandini-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4746488333257798por
dc.date.accessioned2019-08-21T18:47:05Z-
dc.date.issued2019-03-21-
dc.identifier.citationVISOLI, Cleodinei. Explorando o potencial da criação de vídeos por alunos como estratégia de aprendizagem em física no Ensino Médio. 2019. 72 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1755-
dc.description.resumoO processo de ensino e aprendizagem de Física no ensino médio tem se mostrado como um desafio aos professores e alunos. Percebe-se uma carência quanto ao uso de estratégias que enfatizem o uso de recursos tecnológicos presentes no cotidiano do aluno, com o conteúdo ministrado em sala de aula. O presente trabalho, visou analisar a empregabilidade quanto a elaboração e desenvolvimento de vídeos confeccionados pelos alunos na contribuição para a formação de conceitos que relacionam-se a uma aprendizagem significativa ao ensino de Física. Diante disso, foi desenvolvida uma sequência didática voltada à produção de vídeos, pelos alunos, descrevendo a construção de um aparato mecânico e os fenômenos físicos presentes no mesmo, a fim de responder a seguinte pergunta: de que forma o processo de construção de vídeos desenvolvido pelos estudantes, relatando a elaboração e construção de aparatos mecânicos, ligados a Física, cria condições para uma aprendizagem significativa? Para responder a esse questionamento, o estudo se caracteriza como de abordagem qualitativa, utilizando como indicadores a atividade prática desenvolvida, os registros no diário de campo do professor, as respostas apresentadas aos questionamentos, as discussões realizadas pelos estudantes e relatos observados. Para tanto, foi elaborado um produto educacional denominado: Produção de vídeos como estratégia de ensino de Física no Ensino Médio. O qual, apresenta uma sequência didática organizada em 11 encontros, e aplicada em uma turma do terceiro ano do ensino médio. A análise dos dados coletados permitiu apontar a viabilidade da proposta metodológica, enquanto ferramenta complementar ao ensino da Física. Percebeu-se um grande engajamento dos alunos, evidenciado pela expressiva participação deles nos encontros, no entusiasmo quanto a confecção das atividades práticas e na desenvoltura das apresentações realizadas. Fatores que apontam que a atividade desenvolvida vem de encontro aos requisitos necessários quanto ao desenvolvimento de uma aprendizagem significativa. A metodologia utilizada para a sua aplicação configura-se como uma alternativa interessante ao ensino de Física nas escolas, aproximando recursos presentes no cotidiano do aluno com o seu uso quanto aquisição de conhecimentos. O produto educacional que acompanha o estudo refere-se à sequência didática elaborada e está disponibilizado na forma de material de apoio para professores no site do programa e no Portal EduCapespor
dc.description.abstractThe process of teaching and learning Physics in high school has proved to be a challenge to teachers and students. There is a lack of use of strategies that emphasize the use of technological resources present in the student's daily life, with the content delivered in the classroom. The present work aimed at analyzing the employability of the elaboration and development of videos made by the students in the contribution to the for mation of concepts that relate to a significant learning to the teaching of Physics. In the light of this, a didactic sequence was developed for the production of videos by the students, describing the construction of a mechanical apparatus and the physica l phenomena present in it, in order to answer the following question: how does the process of video construction developed by the students, reporting the elaboration and construction of mechanical devices, linked to Physics, creates conditions for meaningful learning? To answer this questioning, the study is characterized as a qualitative approach, using as indicators the practical activity developed, the records in the teacher's field diary, the answers presented to the questions, the discussions carried out by the students and the observed reports. For that, an educational product was elaborated: Production of videos as strategy of teaching Physics in High School. Which, presents a didactic sequence organized in 11 meetings, and applied in a class of the t hird year of high school. The analysis of the data collected allowed us to point out the feasibility of the methodological proposal, as a complementary tool to Physics teaching. It was noticed a great commitment of the students, evidenced by the expressive participation of them in the meetings, in the enthusiasm as to the making of the practical activities and in the resourcefulness of the realized presentations. Factors that indicate that the activity developed meets the necessary requirements for the development of meaningful learning. The methodology used for its application is an interesting alternative to the teaching of Physics in schools, approaching resources present in the daily life of the student with its use as acquisition of knowledge. The educational product accompanying the study refers to the elaborate didactic sequence and is made available in the form of teacher support material on the program website and the EduCapes Portal <http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432306>.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2019-08-21T18:47:05Z No. of bitstreams: 1 2019CleodineiVisoli.pdf: 1516168 bytes, checksum: 999435f70161e286e2573536bbc4da9a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-21T18:47:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019CleodineiVisoli.pdf: 1516168 bytes, checksum: 999435f70161e286e2573536bbc4da9a (MD5) Previous issue date: 2019-03-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e Geociências – ICEGpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopor
dc.subjectFísica (Ensino médio)por
dc.subjectAprendizagem experimentapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApor
dc.titleExplorando o potencial da criação de vídeos por alunos como estratégia de aprendizagem em física no Ensino Médiopor
dc.title.alternativeExploring the Potential of Student Video Creation as a High School Physics Learning Strategypor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019CleodineiVisoli.pdfDissertação de Cleodinei Visoli1.96 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.