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Tipo do documento: Dissertação
Título: John Locke: a evolução do modelo do cavalheiro e a formação da virtude através do hábito
Título(s) alternativo(s): John Locke: the evolution of the gentleman's model and the formation of virtue through habit
Autor: Piangers, Leandro Alberto 
Primeiro orientador: Dalbosco, Claudio Almir
Resumo: Procura-se resgatar, no presente estudo, a teoria educacional do pensador inglês John Locke, com o intuito de compreender o que ele designa como educação da virtude a partir dos bons hábitos. Adota-se como hipótese a ideia de que Locke, uma vez compreendendo aspectos políticos, psicológicos e epistemológicos dos homens de sua época, acredita que o hábito seja o instrumento capaz de educar de forma virtuosa o jovem nascido em família burguesa ou aristocrática, para que consiga viver de forma plena e produtiva na sociedade. A importância de tal resgate contrasta-se diretamente com a atual carência, por parte da educação, de oferecer uma formação moral e ética aos alunos. A problemática lockeana trabalha a educação moral ao mesmo tempo em que se questiona a respeito de como se pode educar valores morais e éticos tão complexos quanto os citados simplesmente com palavras. Dessa forma, opta-se por um trabalho de reconstrução e análise dos textos de Locke, acompanhadas por uma retomada histórica com vistas a auxiliar no entendimento dos conceitos investigados. O estudo ancora-se na metodologia da pesquisa bibliográfica de linhagem hermenêutica. O trabalho divide-se em três capítulos. Reconstrói-se, no primeiro deles, modelos formativos anteriores ao gentleman de Locke, como o cavaleiro medieval e o cortesão. Dessa forma, busca-se comparar quais eram suas virtudes, vícios e seus métodos de formação, com o intuito de compreender quem é o gentleman lockeano, se é ou não uma invenção genuína do pensador e que moral e ética Locke lhe atribui. No segundo capítulo, resgata-se o período tumultuado da política inglesa, procurando compreender o significado e o papel dos pais na vida dos filhos e, em concomitância, o papel do Estado em relação ao povo. Abordam-se também as bases da teoria sobre a aprendizagem, desenvolvidas por Locke, demonstrando-se que, para que a educação lockeana aconteça, é necessária, por um lado, a existência de uma sociedade livre, e, por outro, uma compreensão adequada de como surge o conhecimento. Por fim, adentra-se, no último capítulo, na pedagogia lockeana propriamente dita, investigando os temas da educação do hábito em relação ao corpo e ao espírito; as formas de ensino e os conteúdos ensinados; o debate sobre a necessidade ou não do castigo físico; a importância do exemplo dos pais e do preceptor, culminando na leitura das influências da teoria lockeana para a educação atual e questionando a importância da educação (formação) em relação à instrução.
Abstract: We aim, with this study, to rescue the educational theory of the English thinker John Locke, in order to understand what he designates as education of virtue based on good habits. As a hypothesis, it is adopted the idea that Locke, once understanding political, psychological and epistemological aspects of men of his time, He believes that the habit is the instrument capable of educating virtuously the young man who was born in bourgeois or aristocratic family so that he can live fully and productively in society. The importance of such redemption is contrasted directly with the current lack, on the part of education, to offer to the students a moral and ethical education. The Lockean problematic works moral education at the same time it is questioned about how it is possible to educate at the same time it is questioned about how it is possible to educate moral and ethical values as complex as the aforementioned just with words. Thus, we opted for a reconstruction and analysis of Locke's texts, conducting a historical review to help understand the investigated concepts. The study is anchored in bibliographic research methodology, with an hermeneutics lineage, in an attempt to make the text reveal the real meanings of the concepts of virtue and habit proposed by Locke. The work is divided into three sections. It is reconstructed, in the first of them, formative models that preceded Locke's gentleman, as medieval knight and courtier. Thus, we intend to compare what were his virtues, vices and training methods, in order to understand, by the end of the chapter, who is the Lockean gentleman, if he – whether or not – is a genuine invention of thinker and which moral and ethics Locke attributes him. In the second chapter, it is rescued the tumultuous period of English politics, trying to understand the meaning and role of parents in their children's lives, and, concomitantly, the role of government in relation to the people. In this chapter are also discussed the bases of the theory of learning, developed by Locke, demonstrating that, in orther to happen Lockean education, is required, on the one hand, the existence of a free society, and, on the other, an adequate understanding of how knowledge is made. Finally, in the third and final chapter, the Lockean pedagogy itself, investigating the themes of habit education in relation to body and spirit; forms of education and taught content; the debate on whether or not corporal punishment is needed; the importance of parents’ and preceptor’s example; culminating in the reading of the influences of Lockean theory to the current education and questioning the importance of education (instruction) in relation to education.
Palavras-chave: Educação
Educação moral
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade de Passo Fundo
Sigla da instituição: UPF
Departamento: Faculdade de Educação – FAED
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: PIANGERS, Leandro Alberto. John Locke: a evolução do modelo do cavalheiro e a formação da virtude através do hábito. 2016. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1606
Data de defesa: 29-Fev-2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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