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Tipo do documento: Dissertação
Título: Contribuições do software Geogebra para a aprendizagem da geometria espacial no Ensino Médio
Título(s) alternativo(s): Geogebra software contributions to the learning of spatial geometry in High School
Autor: Bittarello, Maríndia Leidens 
Primeiro orientador: Trentin, Marco Antônio Sandini
Resumo: Apresenta-se nessa pesquisa um estudo a respeito da utilização do software GeoGebra no ensino de Matemática. Inserida na linha de pesquisa Tecnologias de informação, comunicação e interação aplicadas ao ensino de Ciências e Matemática, esse estudo surgiu da busca em aproximar o uso das novas tecnologias ao estudo de Matemática. Dessa forma levantou-se o seguinte questionamento: de que forma o software GeoGebra pode contribuir no processo de aprendizagem de conteúdos de geometria, na metodologia PBL? E teve por objetivo verificar as contribuições do software para o processo de aprendizagem da geometria, em alunos do ensino médio. Para isso, buscou-se suporte teórico principalmente nas ideias do Construtivismo de Papert e no método PBL (Problem Based Learning). Como produto educacional foi elaborada e aplicada uma proposta didática que aborda a solução de problemas relacionados ao cotidiano dos alunos, juntamente com a construção de formas bidimensionais e tridimensionais. A proposta é voltada para alunos do Ensino Médio e teve duração de 14 aulas. Nesses encontros os alunos, reunidos em grupos, tiveram a oportunidade de discutir, analisar e explorar os recursos tecnológicos do software, como a construção, a rotação e ampliação das formas geométricas, na busca por soluções aos problemas sugeridos. A contínua observação ao comportamento dos estudantes frente as atividades e o registro do diário de bordo realizado ao final de cada encontro pela pesquisadora e pelos alunos, serviram como instrumentos para coletar dados dessa pesquisa caracterizada como qualitativa. Como resultado foi possível observar uma forte interação entre os alunos na discussão dos problemas como também a autonomia por parte deles ao construir as formas geométricas e interagir com os recursos do software. Também a contribuição da proposta para aprofundar conceitos matemáticos como superfícies de área e volume. Conclui-se portanto, que a ação de atividades dessa natureza, desafiadoras, produzem nos estudantes mais confiança e protagonismo no processo de construção da aprendizagem. Por fim, destaca-se que esta dissertação é acompanhada de um produto educacional que reúne o material utilizado nos encontros e a sequência didática desenvolvida, que encontra-se disponível no endereço .
Abstract: We present a study on the use of Geogebra software in Mathematics teaching in this research. Inserted in the line of research Information technologies, communication and interaction applied to the Science and Mathematics teaching, this study has arisen from the search to bring together the usage of new technologies to the Mathematics study. This way, we have gotten to this question: how can GeoGebra software contribute to the learning process o f geometry contents, in mathematics teaching? In addition, it aimed to verify the contributions of the software to the learning process of geometry in high school students. Therefore, we sought theoretical support mainly in the ideas of Papert's Constructivism and in the PBL (Problem Beased Learning) method. As an educational product, we elaborated and applied a didactic proposal that approaches the solution of problems related to students’ daily life with the construction of two-dimensional and three-dimensional shapes. The proposal targets high school students and lasted 14 classes. At these meetings, the students, gathered in groups, had the opportunity to discuss, analyze and explore the technological resources of the software, such as the construction, rotation and amplification of geometric forms, searching for solutions to the suggested problems. The continuous observation of students’ behavior and the daily record of the logbook performed by the researcher and by the students at the end of each meeting served as instruments to collect data from this qualitative research. As a result, we could observe a strong interaction between the students in the discussion of the problems as well as their autonomy in constructing the geometric forms and interacting with the software resources. Therefore, we concluded that activities of this character, challenging ones, produce in the students more confidence and protagonism in the process of learning construction. Finally, it is emphasized that this dissertation is accompanied by an educational product that brings together the material used in the meetings and the didactic sequence developed, which is available at <http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/206988>.
Palavras-chave: Matemática
Ensino auxiliado por computador
Geometria
Construtivismo
Tecnologia educacional
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade de Passo Fundo
Sigla da instituição: UPF
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e Geociências – ICEG
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: BITTARELLO, Maríndia Leidens. Contribuições do software Geogebra para a aprendizagem da geometria espacial no Ensino Médio. 2018. 63 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1572
Data de defesa: 23-Feb-2018
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

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