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???metadata.dc.type???: Tese
Title: A pedagogia como autogoverno em Johann Friederich Herbart
Other Titles: Pedagogy as self-government in Johann Friederich Herbart
???metadata.dc.creator???: Neitzel, Odair 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Dalbosco, Claudio Almir
???metadata.dc.description.resumo???: O trabalho investiga a noção de pedagogia em Johann Friedrich Herbart, buscando compreender em que termos a Pedagogia Geral, sua obra principal, desenvolve a teoria tripartite originária da ação pedagógica, designada como governo, ensino e disciplina. De natureza bibliográfica, a pesquisa adota o procedimento hermenêutico de leitura e interpretação de textos, investigando os conceitos acima referidos - governo, ensino e disciplina - e em que sentido justificam uma nova teoria da ação pedagógica, cujo centro repousa na formação para o autogoverno. A tese divide-se em quatro capítulos: o primeiro investiga a herança filosófica e pedagógica da Aufklärung, interpretando o sentido dos conceitos de educabilidade e perfectibilidade e o modo como tais conceitos tornam-se o ponto de partida das reflexões pedagógicas de Herbart. O segundo capítulo toma como referência o conceito de ação pedagógica do governo das crianças, sinalizando para seu lugar como condição da educação em geral. O terceiro capítulo volta-se para a instrução educativa, refletindo sobre como ela é a fonte da ação pedagógica que visa formar o círculo de pensamentos e o interesse múltiplo, os quais, por sua vez, tornam-se a base do caráter ético do sujeito. O quarto e último capítulo concentra-se na investigação do papel formativo da disciplina, procurando mostrar sua importância, como ação pedagógica, para o fortalecimento do caráter do educando e, sobretudo, para o desenvolvimento de sua eticidade. O fio condutor da tese mostra que todo processo de formação proposto pela Pedagogia Geral visa desenvolver o autogoverno do educando, evitando que ele se anule em sua capacidade de educar-se e de se aperfeiçoar. A formação assume o pressuposto fundamental do exercício do sujeito sobre si mesmo como caminho para formação da eticidade. A investigação atesta a contribuição importante de Herbart para a filosofia e para a educação e, por outro lado, atesta o conhecimento reduzido que existe no Brasil sobre o referido autor. Evidencia-se, então, o potencial do pensamentode Herbart para o enfrentamento de problemas polêmicos atuais, tais como o do lugar do adulto, o das condições e necessidades da criança, o da concepção de formação e de disciplina.
Abstract: The work investigates the notion of pedagogy in Johann Friedrich Herbart, seeking to understand in what terms the General Pedagogy, his main work, develops the tripartite theory of pedagogical action, known as government, teaching and discipline. Of bibliographical nature, the research adopts the hermeneutic procedure of reading and interpretation of texts, investigating the above mentioned concepts - government, teaching and discipline - and in what sense they justify a new theory of pedagogical action, whose center rests in the formation for self-government. The thesis is divided into four chapters: the first investigates the philosophical and pedagogical heritage of Aufklärung, interpreting the meaning of the concepts of educability and perfectibility, and the way in which these concepts become the starting point of Herbart's pedagogical reflections. The second chapter takes as reference the concept of pedagogical action of the government of the children, signaling to its place like condition of the education in general. The third chapter turns to educational instruction, reflecting on how it is the source of pedagogical action that aims to form the circle of thoughts and multiple interest, which in turn become the basis of the person's ethical character . The fourth and final chapter focuses on the investigation of the formative role of the discipline, trying to show its importance, as a pedagogical action, to strengthen the character of the student and, above all, to develop their ethics. The guiding line of the thesis shows that all the formation process proposed by the General Pedagogy aims to develop the self government ofthe student, avoiding that it is annulled in its capacity to educate and to improve itself.Formation assumes the fundamental presupposition of the subject's exercise of self as the path to the formation of ethics. The research testifies to Herbart's important contribution to philosophy and education and, on the other hand, attests to the limited knowledge that exists in Brazil about the author. The potential of Herbart's thinking is thus evidenced in the face of current controversial problems, such as that of the place of the adult, of the conditions and needs of the child, of the conception of formation and of discipline.
Keywords: Educação
Filosofia
Ensino
Autonomia
Educação e Estado
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação – FAED
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: NEITZEL, Odair. A pedagogia como autogoverno em Johann Friederich Herbart. 2018. 133 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1538
Issue Date: 11-May-2018
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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