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Tipo do documento: Dissertação
Título: O desenho revelando a violência sexual: da formação em serviço aos significados docentes
Título(s) alternativo(s): Design revealing sexual violence: from training in service to teaching meanings
Autor: Barazetti, Patrícia Carla 
Primeiro orientador: Ormezzano, Graciela René
Resumo: O presente estudo trata das questões que envolvem a violência sexual e o papel que a escola pode desempenhar na sua identificação e no seu enfrentamento, utilizando o desenho livre como instrumento de identificação dessa violência. O objetivo geral da pesquisa foi investigar os significados produzidos por docentes participantes de uma proposta de formação em serviço que abordou a violência sexual e o desenho livre como estratégia para identificação de possível violência sexual. Os objetivos secundários foram os seguintes: realizar uma formação em serviço, capacitando os professores para que reflitam a respeito da temática do abuso sexual infantil e se tornem aptos a entender sinais dessa violência expressos nos desenhos infantis; e conhecer as vivências e percepções de uma amostra de participantes da formação em serviço a respeito da experiência de participar da formação, suas reflexões acerca da possibilidade e da importância do uso do desenho como estratégia de reconhecimento de possível violência sexual vivida pela criança. A proposta de formação em serviço desenvolveu-se em quatro encontros, que reuniu vinte e cinco professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública, situada no Rio Grande do Sul. A coleta de dados aconteceu com sete professoras, participantes da formação, através de Entrevista Reflexiva, mediante a qual o entrevistador se propõe a compartilhar continuamente sua compreensão das informações com o participante, propondo ao longo da entrevista expressões de esclarecimento, síntese parcial, aprofundamento e devolução. (SZYMANSKI, 2011). A base do estudo foi o paradigma humanista e a pesquisa foi qualitativa, de cunho fenomenológico. (GIORGI, 1985). Do material foram elaboradas três essências fenomenológicas e suas respectivas dimensões: a) O despertar, composta das dimensões que abordam novos olhares, as violências e o medo; b) A sexualidade, seguida das dimensões, tabus: das questões familiares e religiosas ao preconceito, educação sexual; c) A verdade de cada um, com suas respectivas dimensões, as disputas docentes e a síndrome de depressão escolar. O estudo abordou, ainda, as causas e as consequências do abuso sexual sofrido por crianças, o papel da escola em relação a isso e o quanto a linguagem do desenho livre pode tornar-se relevante como reveladora dessa forma de violência.
Abstract: The present study treat about issues that involves sexual violence and what schools can do to identify and face the problem, using the free draw as a tool for identification of such violence.The aim of the research was investigate the meanings produced by teachers participating in a proposal for in-service training that aboarded sexual violence and free hand as a strategy for identification of possible sexual violence. The secondary objectives were: realize e in-service training to enable teachers to reflect about child sexual abuse issue and make them able to understand the signs of such violence expressed in children's drawings; as well as know the experiences and perceptions of a sample of in-service training participants about participating and their training experience, their thoughts about the possibility and the importance of draw as recognition strategy of a possible sexual violence experienced by the child. The proposed of the in-service training was developed in four meetings, that brought together twenty five teachers of Initials Years Elementary School of one public school, located in Rio Grande do Sul. The data collection happened with seven teachers, participants of the in-service, training through Reflexive Interview, by which the interviewer intends to share continuously their understanding about the information with the participant, suggesting throughout the interview expressions of clarification, partial synthesis, deepening and return (SZYMANSKI, 2011). The basis of the study was the humanist paradigm and the research was qualitative, of phenomenological nature (Giorgi, 1985). From the material were prepared three phenomenological essences and their dimensions: a) The Awakening, composed of dimensions that deals about a new view, the violence and the fear; b) The Sexuality, followed by the dimensions, the taboos: the family and religious issues of prejudice and sexual education; c) The truth of each one, with their respective dimensions, the t eachers´s disputes and school depression syndrome. The study also treated the causes and consequences of sexual abuse of children, the the rule of the schoola in front of this and how the language of the free draw can become relevant as revealing this form of violence.
Palavras-chave: Professores
Formação
Psicologia educacional
Crianças e violência
Crime sexual contra as crianças
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade de Passo Fundo
Sigla da instituição: UPF
Departamento: Faculdade de Educação – FAED
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: BARAZETTI, Patrícia Carla. O desenho revelando a violência sexual: da formação em serviço aos significados docentes. 2016. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1528
Data de defesa: 19-May-2016
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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