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???metadata.dc.type???: Tese
Title: A concepção de ciência e a formação docente em ciências naturais
Other Titles: The conception of science and teacher training in the natural sciences
???metadata.dc.creator???: Ody, Leandro Carlos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Fávero, Altair Alberto
???metadata.dc.description.resumo???: Com o presente trabalho, temos por objetivo apresentar os possíveis impactos que as concepções de ciência, representadas pelo internalismo e pelo externalismo, trazem para a formação de educadores na área de ciências naturais, bem como almejamos apresentar um posicionamento que possibilite o diálogo entre essas duas diferentes visões. Para isso, reconstruimos as principais características desses dois posicionamentos epistemológicos com base em pensadores que representam cada um deles. O internalismo entende a ciência a partir de sua racionalidade interna e o externalismo compreende a ciência considerando elementos que extrapolam seu funcionamento interno e considera questões filosóficas, sociais e históricas como importantes na construção de uma imagem de ciência. Tomamos as Diretrizes Curriculares Nacionais referentes aos cursos de Biologia, Física e Química, elencando elementos do internalismo e do externalismo presentes em cada uma delas e apontando possíveis consequências quando se parte exclusivamente de um deles para formar os futuros educadores nessas áreas. Finalmente, propomos como tese central, a mentalidade falibilista como postura epistemológica alternativa, pois se apresenta mais aberta e flexível ao diálogo e às mudanças próprias das sociedades complexas modernas, que podendo orientar a formação de educadores uma vez que contempla elementos das duas posturas anteriores como importantes ao processo de formação. A metodologia utilizada foi, basicamente, a pesquisa bibliográfica e documental, de cunho qualitativo. Iniciamos por reconstruir as características do internalismo, fundamentados nas ideias de Karl Popper (1993) e de Carl Hempel (1981), e as características do externalismo com destaque às ideias de Thomas Kuhn (2000). A seguir, identificamos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Biologia, de Física e de Química ideias vinculadas ao internalismo e ao externalismo. Esse caminho nos possibilitou propor uma alternativa entre essas duas visões de ciência a partir do falibilismo. A relevância desse trabalho está não somente em apontar a necessidade de fundamentos epistemológicos claros sobre a compreensão do que vem a ser ciência, mas também está em debater as consequências de se assumir um desses fundamentos ou um diálogo entre eles como guia das ações pedagógicas vinculadas à formação de professores na área de ciências naturais. Com isso, esperamos subsidiar uma formação de professores em ciências naturais que se caracterize por ser integral, dialógica, democrática, aberta e interdisciplinar, com base em uma mentalidade falibilista.
Abstract: This work aims to present the possible impacts thatthe conceptions of science, represented by internalism and externalism, bring to the formationof educators in the field of natural sciences. We also bring forward a position that enables dialogue between these two different visions. For that, we reconstruct the main characteristics of these two epistemological positions based on thinkers who represent each one. Internalism understands science from its internal rationality and externalism understands it considering elements that extrapolate its internal operations, considering philosophical, social and historical issues, important to build a science image. We analyze the National Curriculum Guidelines related to Biology, Physics and Chemistry courses to seek elements of internalism and externalism in each of them. Moreover, it is pointed out possible consequences when only of one of them is considered to form future educators in this areas. Finally, as the central thesis, the fallibility mentality is set as an alternative epistemological stance, because it appears more flexible and open to dialogue and changes of modern complex societies. We believe that this model can guide the formation of those educators contemplating elements of the two relevant previous positions in the process. To reach the aims, inside the qualitative paradigm, the bibliographic and documentary research were the components of the methodology, where internalism features are based on Karl Popper's (1993) and Carl Hempel’s (1981) ideas. On the other hand, externalism was discussed focused on Thomas Kuhn's theories (2000). Furthermore, we bring together the main constituents of the National Curriculum Guidelines for Biology, Physics and Chemistry courses, identifying internalism and externalism elements present in them. In this way, we could propose a synthesis of the two views of science from fallibilism. This work is significant because it points out the clear epistemological foundation need to comprehend what science is. It is also relevant to debate about the consequences of taking only one of these grounds, or a dialogue between them, as a guide of educational activities related to teacher formation in the natural sciences area. We hope to subsidize the formation teacher process in natural sciences in a way it can be integral, dialogic, democratic, open and interdisciplinary, based on a fallibilist mentality.
Keywords: Professores
Formação
Ciência
Metodologia
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação – FAED
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: ODY, Leandro Carlos. A concepção de ciência e a formação docente em ciências naturais. 2015. 127 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1526
Issue Date: 16-Nov-2015
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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