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http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1493
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Filosofia para crianças: possibilidades de uma política educacional para a infância |
Other Titles: | Philosophy for children: possibilities of an educational policy for children |
???metadata.dc.creator???: | Santos, Glória Regina dos |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Fávero, Altair Alberto |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente estudo, pertencente à linha de pesquisa Políticas Educacionais, tem como tema Filosofia para Crianças: possibilidades de uma política educativa para a infância, e como objetivo compreender em que medida a proposta de Matthew Lipman é pertinente para a inserção da filosofia com crianças no ensino fundamental da educação básica. A dissertação busca responder à seguinte pergunta: como uma proposta de filosofia para a infância, enquanto proposta metodológica de trabalho, poderia se constituir em políticas educacionais? A fim de produzir uma resposta adequada ao problema proposto procuramos: (i) analisar os fundamentos teórico-metodológicos do programa Filosofia para Crianças; (ii) inventariar de que forma o pensamento de Lipman se fez presente na pesquisa acadêmica no Brasil a partir de seu início na década de 1980; (iii) discutir em que medida o programa de Lipman, que nos anos 1990 já se configurava como uma proposta promissora, poderia se traduzir em uma proposta de políticas educacionais para a infância. Trata-se de pesquisa bibliográfica cujos principais referenciais de análise, além da legislação vigente e das diretrizes governamentais, são Lipman (1990, 1997, 1998, 1999a, 1999b, 2001, 2008a, 2008b), Dewey (1959a, 1959b, 1979, 2008a, 2008b, 2010), Piaget (2012), Vygotsky (2001, 2010, 2014, 2016), Kohan (1998, 1999, 2000, 2003), Ariès (1981), Matthews (1994, 1999, 2001) e Lessard e Carpentier (2016), dentre outros. Os resultados dessa investigação apontam para a possibilidade de o Programa Filosofia para Crianças ¿ Educação para o Pensar se constituir em uma política educativa para a infância de caráter não oficial, a partir da construção de um Projeto Político Pedagógico definido a partir das escolhas da comunidade escolar na escola pública. |
Abstract: | The present study, belonging to the line of research Educational Policies, has as its theme Philosophy for Children: possibilities of an educational policy for childhood, and aimed to understand to what extend Matthew Lipman’s proposal is pertinent to the introduction of philosophy for children in elementary school of basic education. The dissertation attempts to answer the following question: how could a philosophy proposal for childhood, while a methodological proposal of work, be constituted in educational policies? In order to develop an adequate response to the proposed problem we seek to: (i) to analyze the theoreticalmethodological foundations of the Philosophy for Children program; (ii) inventory how the thought of Lipman was present in academic research in Brazil from its beginning in the 1980s; (iii) to discuss the extent to which Lipman’s program, which in the 1990’s was already a promising proposal, could be translated into a proposal of educational policies for children. It is a bibliographical research with the main references of analysis being, in addition to the current legislation and the governmental guidelines, Lipman (1990, 1997, 1998, 1999a, 1999b, 2001, 2008a, 2008b), Dewey (1959a, 1959b, 1979, 2008a, 2008b, 2010), Piaget (2012), Vygotsky (2001, 2010, 2014, 2016), Kohan (1998, 1999, 2000, 2003), Ariès (1981), Matthews (1994, 1999, 2001) and Lessard and Carpentier (2016), among others. The results of this research point to the possibility of the Philosophy for Children Program - Education for Thought being an educational policy for children of an unofficial character, from the construction of a Political Pedagogical Project defined from the choices of the school community in the public school. |
Keywords: | Educação Filosofia Educação e Estado Crianças e filosofia Política pública Educação básica |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UPF |
???metadata.dc.publisher.department???: | Faculdade de Educação – FAED |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | SANTOS, Glória Regina dos. Filosofia para crianças: possibilidades de uma política educacional para a infância. 2018. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1493 |
Issue Date: | 2-May-2018 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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2018GloriaRegina.pdf | Dissertação de Glória Regina dos Santos | 1.22 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
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