Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1493
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Glória Regina dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0809523479049064por
dc.contributor.advisor1Fávero, Altair Alberto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5866881378328643por
dc.date.accessioned2018-08-27T19:23:24Z-
dc.date.issued2018-05-02-
dc.identifier.citationSANTOS, Glória Regina dos. Filosofia para crianças: possibilidades de uma política educacional para a infância. 2018. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1493-
dc.description.resumoO presente estudo, pertencente à linha de pesquisa Políticas Educacionais, tem como tema Filosofia para Crianças: possibilidades de uma política educativa para a infância, e como objetivo compreender em que medida a proposta de Matthew Lipman é pertinente para a inserção da filosofia com crianças no ensino fundamental da educação básica. A dissertação busca responder à seguinte pergunta: como uma proposta de filosofia para a infância, enquanto proposta metodológica de trabalho, poderia se constituir em políticas educacionais? A fim de produzir uma resposta adequada ao problema proposto procuramos: (i) analisar os fundamentos teórico-metodológicos do programa Filosofia para Crianças; (ii) inventariar de que forma o pensamento de Lipman se fez presente na pesquisa acadêmica no Brasil a partir de seu início na década de 1980; (iii) discutir em que medida o programa de Lipman, que nos anos 1990 já se configurava como uma proposta promissora, poderia se traduzir em uma proposta de políticas educacionais para a infância. Trata-se de pesquisa bibliográfica cujos principais referenciais de análise, além da legislação vigente e das diretrizes governamentais, são Lipman (1990, 1997, 1998, 1999a, 1999b, 2001, 2008a, 2008b), Dewey (1959a, 1959b, 1979, 2008a, 2008b, 2010), Piaget (2012), Vygotsky (2001, 2010, 2014, 2016), Kohan (1998, 1999, 2000, 2003), Ariès (1981), Matthews (1994, 1999, 2001) e Lessard e Carpentier (2016), dentre outros. Os resultados dessa investigação apontam para a possibilidade de o Programa Filosofia para Crianças ¿ Educação para o Pensar se constituir em uma política educativa para a infância de caráter não oficial, a partir da construção de um Projeto Político Pedagógico definido a partir das escolhas da comunidade escolar na escola pública.por
dc.description.abstractThe present study, belonging to the line of research Educational Policies, has as its theme Philosophy for Children: possibilities of an educational policy for childhood, and aimed to understand to what extend Matthew Lipman’s proposal is pertinent to the introduction of philosophy for children in elementary school of basic education. The dissertation attempts to answer the following question: how could a philosophy proposal for childhood, while a methodological proposal of work, be constituted in educational policies? In order to develop an adequate response to the proposed problem we seek to: (i) to analyze the theoreticalmethodological foundations of the Philosophy for Children program; (ii) inventory how the thought of Lipman was present in academic research in Brazil from its beginning in the 1980s; (iii) to discuss the extent to which Lipman’s program, which in the 1990’s was already a promising proposal, could be translated into a proposal of educational policies for children. It is a bibliographical research with the main references of analysis being, in addition to the current legislation and the governmental guidelines, Lipman (1990, 1997, 1998, 1999a, 1999b, 2001, 2008a, 2008b), Dewey (1959a, 1959b, 1979, 2008a, 2008b, 2010), Piaget (2012), Vygotsky (2001, 2010, 2014, 2016), Kohan (1998, 1999, 2000, 2003), Ariès (1981), Matthews (1994, 1999, 2001) and Lessard and Carpentier (2016), among others. The results of this research point to the possibility of the Philosophy for Children Program - Education for Thought being an educational policy for children of an unofficial character, from the construction of a Political Pedagogical Project defined from the choices of the school community in the public school.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mariana Freitas (marianafreitas@upf.br) on 2018-08-27T19:23:24Z No. of bitstreams: 1 2018GloriaRegina.pdf: 739140 bytes, checksum: ba68551c4fc8ae0103b9440bc59f0704 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-27T19:23:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018GloriaRegina.pdf: 739140 bytes, checksum: ba68551c4fc8ae0103b9440bc59f0704 (MD5) Previous issue date: 2018-05-02eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação – FAEDpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectFilosofiapor
dc.subjectEducação e Estadopor
dc.subjectCrianças e filosofiapor
dc.subjectPolítica públicapor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleFilosofia para crianças: possibilidades de uma política educacional para a infânciapor
dc.title.alternativePhilosophy for children: possibilities of an educational policy for childreneng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018GloriaRegina.pdfDissertação de Glória Regina dos Santos1.22 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.