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???metadata.dc.type???: Tese
Title: Dimensão formativa do gosto em Rousseau: versão moderna da instructio senequiana
Other Titles: Formative dimension of taste in Rousseau: modern version of Senecio's instructio
???metadata.dc.creator???: Peruzzo, Nara Aparecida 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Dalbosco, Claudio Almir
???metadata.dc.description.resumo???: Objetivamos na pesquisa que deu origem a este trabalho investigar a compreensão de formação humana enquanto cuidado de si, nas Cartas a Lucílio de Sêneca e no Emílio de Rousseau, por meio de um estudo bibliográfico, com forte inspiração dialético-hermenêutica.. Para tanto, tratamos primeiramente da noção de instructio, no texto de Sêneca, e de gosto, no Émile de Rousseau. Isso nos exige reconstruir, em Sêneca, a compreensão de stultitia como condição da formação humana, considerando a ascese e a relação parrhesiasta como exercícios de enfrentamento da stultitia e fortalecimento da instructio. Com base nessa reconstrução, damos, na sequência, um salto histórico para o século XVIII, visando compreender como tais noções do estoicismo de Sêneca são incorporadas por Rousseau em sua teoria pedagógica-política. Nossa investigação dedica para este tema três dos quatro capítulos, nos quais procuramos retomar, em primeiro lugar, o conceito de perfectibilidade como possibilidade da formação humana. Em seguida, problematizamos a formação moral de Rousseau com base na noção de formação humana como cuidado de si, a qual se expressa no pensamento do genebrino por meio do gosto. Esse percurso tem em vista responder ao problema central desta tese: em que medida o gosto em Rousseau pode ser compreendido como versão moderna da instructio senequiana? A conclusão a que chegamos é a de que a compreensão do gosto rousseauniano, com forte herança na instructio senequiana, possibilita interpretar a formação do juízo de maneira alargada, isto é, como juízo estético, moral e político.
Abstract: In the research that gave rise to this work we aimed to investigate the understanding of human formation as the care of the self, in Letters to Lucilius from Seneca and in Emilefrom Rousseau, through a bibliographical study with strong dialectic-hermeneutical inspiration. Therefore, at first we treat about the instructio notion at Seneca’s text, and then the taste at Emile from Rousseau. That requires us a reconstruction, in Seneca, the comprehension of stultitia as a condition of human formation, considering ascesis and parrhesiastes relationship as an exercise to face stultitiaand as instructio’sstrengthening. Based on this reconstruction, we take, on the sequence, a historical jump to 18th century, trying to understand how these notions of Seneca’s stoicism are incorporated by Rousseau in his pedagogical-political theory. Our investigation dedicates to this theme three of four chapters, in which we seek to retake, in first place, the perfectibility concept as a possibility to human formation. Then we seek to problematize Rousseau’s moral formation based on human’s formation notion as care of the self, which express itself in the Swiss philosopher thought, through the taste. This course aims to answer the central problem of this thesis: to what extent the taste in the context of Rousseau’s thought can be understood as a modern version of Seneca’s instructio?The conclusion we got is that Rousseau’s taste comprehension as a heritage of Seneca’s instructioallows to interpreting the judgment’s formation in an enlarged way, as an aesthetic, moral and political judgment.
Keywords: Educação
Filosofia
Educação moral
Aprendizagem
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação – FAED
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: PERUZZO, Nara Aparecida. Dimensão formativa do gosto em Rousseau: versão moderna da instructio senequiana. 2017. 107 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1488
Issue Date: 13-Dec-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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