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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O desenvolvimento além do esperado dos bolsistas PROUNI: um enfoque psicológico sob a luz das teorias motivacionais humanas
Other Titles: The development beyond the expected ones of the scholars scholars PROUNI: a psychological approach in the light of the human motivational theories
???metadata.dc.creator???: Avelino, Laiza Pâmela Rodrigues Soares 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Bertolin, Julio Cesar Godoy
???metadata.dc.description.resumo???: A partir da Constituição Federal de 1988, foi estabelecida uma série de direitos sociais aos cidadãos brasileiros, sendo um deles a educação. Desde então são percebidos avanços na consolidação desse direito, a exemplo da ampliação do acesso à educação superior (ES). No Brasil, um dos instrumentos que compõem a avaliação da ES é o ENADE - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Ao analisar seus microdados, verifica-se que, em determinados cursos, estudantes ProUni, no geral oriundos de classes socioeconômicas mais vulneráveis e detentores de um background baixo, têm apresentado desempenho acadêmico superior quando comparados aos seus pares pagantes, via de regra oriundos de classes socioeconômicas mais abastadas e detentores de um background alto. Ademais, somado a esse dado de realidade, uma série de estudos tem constatado que alunos oriundos de camadas populares também têm demonstrado desempenho escolar superior. Os microdados do ENADE e a literatura recente sobre o tema se chocam frontalmente com a literatura consolidada da Teoria do Capital Cultural, de Pierre Bourdieu, e com as pesquisas em eficácia escolar, pois de acordo com ela espera-se que, diante do mesmo fator escola, estudantes com capital cultural baixo apresentem desempenho escolar inferior aos estudantes de capital cultural alto, no caso alunos ProUni e pagantes, respectivamente. Diante dessa aparente contradição, a presente pesquisa visou verificar em que medida o desempenho acadêmico superior dos estudantes ProUni em relação aos seus pares pagantes poderia ser explicado com base em fatores motivacionais humanos (enfoque psicológico). Como delineamento metodológico seguiu-se: revisão inicial da literatura; seleção de amostra não-probabilística do tipo intencional (treze estudantes oriundos do terceiro, quinto, sexto e oitavo período do curso de Administração de uma IES do interior do RS); aplicação de entrevista semiestruturada e questionário sociodemográfico para levantamento dos dados; análise de conteúdo para interlocução entre o marco teórico e os dados empíricos mapeados. Esse estudo, ainda, discorreu sobre o direito social à Educação, apontando a trajetória das políticas públicas educacionais na ES no Brasil, a democratização do acesso à ES, os programas e projetos que popularizaram a sua expansão, especificando e detalhando o ProUni. Foram caracterizadas as atuais teorias motivacionais humanas que se debruçam com mais persistência à investigação da motivação para aprender, sendo elas a Teoria da atribuição de causalidade, a Teoria da autodeterminação, as Teorias da autoeficácia e da autorregulação e a Teoria de metas de realização. Foram apresentados o perfil sociodemográfico da amostra estudada e o conteúdo empírico oriundo das entrevistas semiestruturadas, mediante os quais constatou-se como principal fator explicativo para o sucesso/fracasso acadêmico dos estudantes ProUni o esforço; que possuem motivação autônoma; creem que suas realizações acadêmicas resultam do emprego persistente de seus esforços, mesmo que enfrentem dificuldades, bem como estabelecem metas e fazem uso de estratégias eficazes de aprendizagem; são orientados à meta aprender. Portanto, é possível considerar que a motivação para aprender é um fator explicativo para o desempenho acadêmico superior desses alunos.
Abstract: Starting with the Federal Constitution of 1988, a series of social rights was established for Brazilian citizens, one of them being education. Since then, progress has been made in the consolidation of this right, such as the expansion of access to higher education (HE). In Brazil, one of the instruments that make up the HE assessment is ENADE - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. When analyzing its micro data, it is verified that, in certain courses, ProUni students, generally from the most vulnerable socioeconomic classes and holders of a low background, have presented superior academic performance when compared to their paying peers, as a rule coming from wealthier socioeconomic classes and holders of a high background. Furthermore, in addition to this reality, a series of studies has found that students from lower classes have also demonstrated superior school performance. The micro data from ENADE and the recent literature on the subject conflict directly with the consolidated literature of Pierre Bourdieu's Theory of Cultural Capital and with the researches in school effectiveness, because according to this theory it is expected that facing the same school factor, students with low cultural capital present lower educational performance than students of high cultural capital, in the case, ProUni students and paying students, respectively. Faced with this apparent contradiction, the present research aimed to verify to what extent the higher academic performance of ProUni students in relation to their paying peers could be explained by human motivational factors (psychological approach). As a methodological outline there was: initial review of the literature; selection of non-probabilistic sample of the intentional type (thirteen students from the third, fifth, sixth and eighth period of the Management course of a HE institution from the countryside of RS); Semi-structured interview application and socio-demographic questionnaire for data collection, as well as the use of content analysis for interlocution between the theoretical framework and the empirical data mapped. This study has also discussed about the social right to Education, pointing out the trajectory of public educational policies in HE in Brazil, the democratization of access to HE, the programs and projects that popularized its expansion, specifying and detailing ProUni. The current human motivational theories that are more persistent in the investigation of motivation to learn were characterized, being: the Theory of attribution of causality, the Theory of self-determination, Theories of self-efficacy and self-regulation and Theory of achievement goals. The sociodemographic profile of the sample studied and the empirical content of the semi-structured interviews were presented. Thus, it was found that this research sample named the effort as the main explanatory factor for its academic success/failure; Autonomous motivation; They believe that their academic achievements result from the persistent use of their efforts, even if they face difficulties, they set goals, and make use of effective learning strategies; And are meta learning oriented. Therefore it is possible to consider that the motivation to learn is an explanatory factor for the better academic performance of these students.
Keywords: Ensino superio
Rendimento escolar - Avaliação
Motivação na educação
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação – FAED
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: AVELINO, Laiza Pâmela Rodrigues Soares. O desenvolvimento além do esperado dos bolsistas PROUNI : um enfoque psicológico sob a luz das teorias motivacionais humanas. 2017. 157. f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1448
Issue Date: 21-Aug-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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