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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Formação continuada de professores: entre a pedagogia do afeto e a pedagogia científica
Other Titles: Continuing education of teachers: between the pedagogy of affection and scientific pedagogy
???metadata.dc.creator???: Consaltér, Evandro 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Fávero, Altair Alberto
???metadata.dc.description.resumo???: Na presente dissertação expõe-se uma investigação contextualizada de como a formação continuada de professores vem sendo desenvolvida nas escolas e sua contribuição com a qualificação do fazer pedagógico dos professores. O estudo parte das seguintes questões norteadoras: Como a formação continuada tem sido conduzida nas escolas? Que temáticas têm sido abordadas? Por que profissionais esses eventos formativos têm sido conduzidos? Que influências epistemológicas perpassam esses eventos formativos? O que os professores entendem por formação continuada? Qual a contribuição que os eventos formativos desenvolvidos nas escolas ofertam ao fazer pedagógico dos professores? Para responder a esses questionamentos, primeiramente foi realizada uma investigação bibliográfica tendo por critério de referência duas concepções formativas: uma, nomeada de pedagogia do afeto, possui um apelo mercadológico e aponta o amor e o afeto como elementos autossuficientes para dar conta de resolver todos os problemas educacionais; a outra, nomeada de pedagogia científica, possui um apelo teórico epistemológico e compreende a formação continuada não como um evento isolado, mas como uma contínua busca por uma melhor contextualização e compreensão dos processos formativos. Na sequência, o estudo faz uso de material documental e empírico, proveniente das 11 escolas estaduais da região norte do Rio Grande do Sul selecionadas para a presente investigação. O material documental é composto pelos projetos de formação continuada de professores desenvolvidos no ano de 2015 pelas escolas selecionadas. O material empírico é composto pelos resultados produzidos a partir do questionário eletrônico enviado aos professores das escolas pelo google forms, no qual foram indagados sobre a formação continuada, as contribuições dos cursos de formação ofertados por suas escolas entre outras questões que consideramos relevantes para a pesquisa. Por fim, o estudo faz um cruzamento entre a investigação bibliográfica, a análise documental e os indicativos empíricos produzidos a partir dos questionários. Como resultado da investigação é possível inferir que a pedagogia do afeto torna-se uma alternativa tentadora e cômoda perante a exaustiva busca por uma qualificação de cunho teórico epistemológico, abrindo espaço para a perpetração da literatura de autoajuda na educação. Consideramos que esse viés formativo, da forma como vem sendo conduzido, cumpre apenas a função anestésica de inebriar os professores, tirando-lhes a capacidade crítica. Por outro lado, também torna-se incoerente apenas julgar ou condenar a pedagogia do afeto. Consideramos que quando realizada uma análise cuidadosa dos pressupostos dessa pedagogia, acompanhada de um trato acadêmico alicerçado em um potente referencial, que extrapola uma análise superficial, ela pode consolidar-se num material potencial para ser colocado como um ponto de partida para a formação continuada. Através do estudo, também consideramos que se faz necessária uma revisão das formas como a formação continuada de professores é desenvolvida nas escolas. Uma formação que, como a própria nomenclatura enaltece, deveria ser, portanto, um processo contínuo, que no entendimento da pedagogia científica se faz e refaz com um espírito lúcido e inovador, através de uma postura formativa que seja realmente esclarecedora, consistente e cientificamente fundamentada.
Abstract: In the present dissertation it is exposed a contextualized investigation of how the continued formation of teachers has been developed in schools and their contribution to the qualification of the teacher´s pedagogical practice. The study is based on the following guiding questions: How has continuing education been conducted in schools? What issues have been addressed? For which professionals have these formative events been conducted? What epistemological influences pervade these formative events? What do teachers understand by continuing education? What is the contribution that formative events developed in schools offer to the teachers' pedagogical practice? To answer these questions, first of all, a bibliographic research was carried out having by reference criterion two formative conceptions: one, called the affection pedagogy, has a marketing appeal and points out love and affection as self-sufficient elements to deal with solving all educational problems; the other, named scientific pedagogy, has a theoretical epistemological appeal and understands the continued formation not as an isolated event, but as a continuous search for a better contextualization and understanding of the formative processes. Subsequently, the study makes use documentary and empirical material, from the 11 state schools of the north region of Rio Grande do Sul selected for the present investigation. The documentary material is composed of the projects of continuous formation of teachers developed in 2015 by the selected schools. The empirical material is composed of the results produced from the electronic questionnaire sent to the teachers of the schools by Google Forms, in which they were asked about continuing education, the contributions of training courses offered by their schools among other issues that we consider relevant to the research. Finally, the study makes a cross among the bibliographical research, the documentary analysis and the empirical indicatives produced from the questionnaires. As a result of the research it is possible to infer that the affection pedagogy becomes a tempting alternative and comfortable with the exhaustive search for a qualification epistemological theoretical, making room for the perpetuation of self-help literature in education. We consider that this normative bias, as it has been conducted, fulfills only the anesthetic function of inebriate teachers, taking away their critical capacity. On the other hand, it also becomes incoherent only to judge or condemn the affection pedagogy. We consider that when carried out an analysis careful of the presuppositions of this pedagogy, accompanied by an academic treatment based on a powerful reference, which extrapolates a superficial analysis, it can be consolidated into a potential material to be placed as a starting point for continuing education. Through the study, we also consider that it is necessary to review the ways in which continuing teacher training is developed in schools. A formation which, as the nomenclature itself emphasizes, should therefore be a continuous process, which in the understanding of scientific pedagogy is made and remakes with a lucid spirit and innovative through a formative posture that is really enlightening consistent and scientifically grounded.
Keywords: Professores
Pedagogia crítica
Avaliação educacional
Afeto
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação – FAED
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: CONSALTÉR, Evandro. Formação continuada de professores: entre a pedagogia do afeto e a pedagogia científica. 2016. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1280
Issue Date: 12-Sep-2016
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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