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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O Proeja no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão - conquistas, tensões e desafios
Other Titles: Proeja at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul - Campus Sertão - achievements, tensions and challenges
???metadata.dc.creator???: Tamanho, Valdir Bernardo 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Marcon, Telmo
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo tem por objetivo analisar o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos - PROEJA no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Sertão, buscando verificar se a forma como o Programa é oferecido está atendendo aos objetivos propostos pelo programa quando da sua implantação. A partir do Decreto nº 5.840 de 2006, foi instituído em âmbito federal o programa de incentivo à Educação Profissional, incluindo as escolas agrotécnicas que, com a Lei nº 11. 892 de 29 de dezembro de 2008, passaram a constituir os Institutos Federais (IFs). Em agosto de 2007, o MEC elaborou o Documento Base que deu sustentação e orientação ao PROEJA, cujo objetivo é buscar não apenas a redução das desigualdades, mas a construção de uma nova sociedade, que promova a igualdade política, econômica e social e possibilite a aproximação dos jovens e adultos com o mundo do trabalho. O objetivo geral da pesquisa é analisar o curso integrado do PROEJA no IFRS Campus Sertão em relação ao cumprimento dos objetivos previstos no Programa, identificando que dificuldades e avanços perpassam essa modalidade de curso. Como objetivos específicos, pretendeu-se: avaliar o Projeto Pedagógico de cada curso e sua estrutura de planejamento; identificar os propósitos do PROEJA como modalidade de curso que permite a inclusão social de seus alunos; avaliar o problema da evasão de alunos através do cotejo entre matrículas e formandos; analisar as contribuições do Programa na emancipação dos alunos; analisar as práticas pedagógicas bem sucedidas e as necessidades de replanejamento para que o Programa cumpra seus objetivos. A pesquisa tem como problema articulador avaliar até que ponto o PROEJA consegue realizar uma formação crítica e emancipadora junto aos sujeitos envolvidos. Buscando atender a esse desafio foi analisada a legislação relativa ao Programa, documentos da escola e registros do curso, confrontados com estudos de Paulo Freire, Miguel Arroyo, Marilda Behrens, Maria Ciavatta, Gaudêncio Frigotto, Pedro Demo, Ivani Fazenda, Edgar Morin, Sérgio Haddad, Maria Clara Di Pierro, Demerval Saviani, Jane Paiva, Boaventura de Sousa Santos, entre outros. Com base na pesquisa, concluiu-se que um dos grandes desafios do Programa é a construção de uma identidade própria para os jovens e adultos envolvidos. Mesmo não havendo garantia de emprego ou melhoria material de vida para os alunos Proeja, é fundamental a construção de novas formas de interpretar e conhecer a realidade. Autores como Frigotto e Ciavatta (2005) tratam do PROEJA como uma primeira organização pedagógica transdisciplinar. Por se tratar de uma demanda que apresenta alunos com uma grande diversidade social, cultural, com diferentes faixas etárias, é fundamental uma metodologia específica de trabalho, bem como um sistema curricular integrado. A conclusão a que chega a pesquisa é a de que o Proeja no IFRS, campus Sertão, conseguiu avanços importantes, mesmo enfrentando muitas dificuldades, entre elas: a falta de conhecimento de como trabalhar com essa modalidade e a manutenção dos alunos matriculados em atividades, evitando a desistência e a evasão. Por outro lado, é importante o retorno dos alunos à escola e os avanços proporcionados em relação à autoestima, melhoria nas condições de vida familiar e social e a satisfação de estar matriculado e fazer parte de uma instituição importante para a região. Em relação às tensões vividas no curso, a maior delas incide sobre como garantir que os alunos que iniciam o curso possam concluir seus estudos.
Abstract: This study has the objective to analyze the National Program of Integration from the Professional Education with the Basic Education in the young and adults levelPROEJA in Federal Institute of Education, Science and technology from Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Sertão, searching to verify if the way how the Program is offered , is attending the proposed objectives by the program about its implantation. From the Decree law no. 5.840 from 2016 was instituted in federal level the incentive program to the Professional Education, including the Agro technical schools that with the Law no. 11. 892 in December 20th 2008, started to form the Federal Institutes (IFs). In August, 2007, MEC elaborated the Basic Document that supported and orientated PROEJA, which objective is to search not only the reduction of the inequalities, but the construction of a new society, which promotes the equality, economical and social politics and enable the approach of youngster and adults to the labor market. The general objective of this search is to analyze the integrated course of PROEJA in IFRS Campus Sertão in relation to the fulfillment of the objectives predicted in the Program, identifying the difficulties and advances pass by this modality of the course and such as specific objectives, it was intended: to evaluate The Pedagogical Project of each course, and its structure of planning; to identify the purposes of PROEJA such as modality of the course that allows the social inclusion of its students, to evaluate the problem of students' evasion through the relation between the enrolments and students graduated: to analyze the contribution of the program in the students' emancipation; to analyze the pedagogical practices that had success and the necessities of replanning so that The Program fulfils its objectives. The search has such as articulating problem to evaluate the extent to which PROEJA can provide a critical and emancipatory graduation in the subjects involved. Searching on how to achieve this challenge it was analyzed the legislation relative to the Program, school documents, and registers of the course compared with Paulo Freire, Miguel Arroyo, Marilda Behrens, Maria Ciavatta, Gaudêncio Frigotto, Pedro Demo, Ivani Fazenda, Edgar Morin, Sérgio Haddad, Maria Clara Di Pierro, Demerval Saviani, Jane Paiva, Boaventura de Souza Santos studies, among others. Based on the survey we conclued that one of the biggest challenge of this Program is the construction of an own identity to the youngsters and adults involved. Even without job guarantee or material improvements to the students' life PROEJA is fundamental to the new forms of constructions on how to interpret and know the reality.. Authors such as: Frigotto e Ciavatta (2005) treat PROEJA such as the first transdisciplinary pedagogy organization. Because of a demand that has students with a big social, cultural diversity, with different group ages, it's necessary a specific methodology of work, as well as an integrated curriculum system. The conclusion of this research is that PROEJA in IFRS , campus Sertão, got important advances, even facing many difficulties, among them: lack of knowledge on how working with this modality and the maintenance of the students enrolled in activities, avoiding the withdrawal from school and the evasion. On the other hand , it's important the students' return to school and the advances proportioned in relation to the self-esteem, improvements in the social and familiar life and the satisfaction of being enrolled and take part of an important institution of the region. In relation to the tensions lived in the course, the most of them happen to guarantee that the students that start the course can conclude their studies.
Keywords: Educação e Estado
Educação permanente
Educação de adultos
Ensino profissional
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação – FAED
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: TAMANHO, Valdir Bernardo. O Proeja no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão - conquistas, tensões e desafios. 2016. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1264
Issue Date: 8-Nov-2016
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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