Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1263
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: PET-Saúde na Universidade de Passo Fundo: uma avaliação do desenvolvimento da formação integral para o SUS
Other Titles: PET-Saúde at the University of Passo Fundo: an evaluation of the development of integral training for SUS
???metadata.dc.creator???: Araújo, Bruna Nadaletti de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Bertolin, Julio Cesar Godoy
???metadata.dc.contributor.advisor2???: Gonçalves, Carla Beatrice Crivellaro
???metadata.dc.description.resumo???: O complexo contexto que rodeia as demandas de saúde da população exige que os profissionais envolvidos estejam devidamente preparados para prestarem um atendimento qualificado e eficiente, baseado na integralidade e na interprofissionalidade. Para isso, as mudanças devem ocorrer no âmbito da formação profissional, com alterações curriculares que aproximem a teoria da prática, intimamente. Em prol disso, o Ministério da Saúde criou o Programa de Educação pelo Trabalho (PET-Saúde). O objetivo geral da pesquisa foi: Avaliar a preparação dos sujeitos envolvidos no PET-Saúde UPF para atuarem no SUS segundo os preceitos da integralidade e interprofissionalidade. A metodologia adotada denota caráter qualitativo para a pesquisa. A coleta de dados aconteceu através da realização de entrevistas semiestruturadas, as quais aconteceram amparadas por 03 (três) questões norteadoras, que foram: 1. Como foi participar do PET-Saúde? 2. Que competências (conhecimentos, habilidades, atitudes e valores) você desenvolveu no PET-Saúde? 3. Houve alguma mudança na sua vida a partir do desenvolvimento das atividades do PET-Saúde? Se houve, quais foram? Justifico a realização deste estudo exaltando que é imprescindível o monitoramento e avaliação das orientações propostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos da saúde, bem como pelos programas de reorientação da formação profissional, nesse trabalho em específico o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE). Para tanto se faz necessária a construção e aplicação de instrumentos de avaliação e acompanhamento que funcionem como indicadores de rumos e de correções de percurso. Como resultados obtidos podemos enfatizar uma familiaridade bastante grande dos sujeitos entrevistados com os termos e conceitos utilizados pelos autores que trabalham o assunto; demonstraram em suas falas o quanto é claro em suas concepções o papel positivo que o programa possui no processo de formação em saúde; através das colocações também foi possível reconhecer que o programa está conseguindo incutir em seus participantes a necessidade e benefício do desenvolvimento de algumas habilidades essências para a qualificação do SUS; o reconhecimento dos participantes sobre a relevância da integração ensino-serviço-comunidade.
Abstract: The complex context that surrounds the health demands of the population requires that the professionals involved are properly prepared to provide a qualified and efficient care based on integrality and interprofessionality. For this, the changes must occur in the scope of professional training, with curricular changes that closely approximate the theory of practice. Therefore, the Ministry of Health created the Education for Work Program (PET-Saúde). The general objective of the research was: To evaluate the preparation of the subjects involved in PET-Health UPF to work in the SUS according to the precepts of integrality and interprofessionality. The methodology adopted is qualitative for the research. Data collection took place through semi-structured interviews, which were supported by three (3) guiding questions, which were: 1. How was participating in PET-Saúde? 2. What skills (knowledge, skills, attitudes and values) did you develop in PET-Health? 3. Has there been any change in your life from the development of PET-Health activities? If so, what were they? I justify the realization of this study, emphasizing that it is essential to monitor and evaluate the guidelines proposed by the National Curricular Guidelines for health courses, as well as the programs of reorientation of vocational training, in this specific work the Education for Work Program for Health (PET-HEALTH). For this, it is necessary to construct and apply evaluation and monitoring instruments that function as indicators of course and course corrections. As results we can emphasize a very familiar familiarity of the subjects interviewed with the terms and concepts used by the authors who work the subject; Demonstrated in their speeches how clear in their conceptions the positive role that the program has in the process of health training; Through the placements it was also possible to recognize that the program is managing to instill in its participants the need and benefit of developing some essential skills for SUS qualification; The recognition of the participants on the relevance of teaching-service-community integration.
Keywords: Instituições de saúde
Educação permanente
Formação profissional
Qualificações profissionais
Ensino superior
Saúde
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação – FAED
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: ARAÚJO, Bruna Nadaletti de. PET-Saúde na Universidade de Passo Fundo: uma avaliação do desenvolvimento da formação integral para o SUS. 2016. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1263
Issue Date: 19-Dec-2016
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016BrunaNadaletti.pdfDissertação Bruna Nadaletti de Araújo341.33 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.