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dc.creatorDametto, Jarbas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4199470762908356por
dc.contributor.advisor1Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9661213429808142por
dc.date.accessioned2018-05-03T17:14:53Z-
dc.date.issued2017-04-20-
dc.identifier.citationDAMETTO, Jarbas. Avaliação em larga escala e a objetivação da qualidade educacional: controvérsias em torno da fabricação discursiva da qualidade na educação básica. 2017. 182 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1239-
dc.description.resumoEste estudo visa, com base na análise do discurso foucaultiana, refletir sobre a construção da noção qualidade educacional em sua forma predominante no discurso contemporâneo aquela que remete ao desempenho em avaliações externas padronizadas, e problematizar a inscrição política e epistêmica desse princípio de valoração junto à Educação hodierna brasileira, através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica Ideb. Frente a tal intento, estruturou-se este trabalho do seguinte modo: primeiramente, há uma introdução, que lança as premissas centrais do estudo, suas motivações, seus objetivos, suas opções teóricas e metodológicas, seguida pelo capítulo primeiro, que traz para o debate as diversas concepções historicamente situadas acerca do que poderia ser concebido como qualidade no campo educacional, desnaturalizando assim o objeto em questão; o segundo capítulo revisa noções de Michel Foucault, autor que fundamenta teórica e metodologicamente o presente estudo, apresentando os conceitos operados na análise realizada; o terceiro capítulo é dedicado à descrição de fenômenos político-discursivos que são contemporâneos à noção de qualidade educacional que aqui é problematizada, reconstruindo, assim, os discursos e as práticas que garantem as suas condições de existência; o quarto capítulo, realiza uma análise dos discursos emitidos pelo INEP- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, relativos ao Ideb, indicador numérico de qualidade que sintetiza resultado em avaliações externas e rendimento escolar, e cujos números permitem um tratamento performático dos dados, que amparam a forma predominante de se conceber a qualidade no discurso educacional contemporâneo; como possível contraponto à perspectiva oficial, são analisados artigos acadêmicos nacionais publicados entre 2005 e 2015, sendo esses, considerados como pertencentes a outro local de enunciação: a academia. Com base nessa dupla análise, percebese a fragilidade da concepção de qualidade enunciada pelo discurso oficial. Entretanto, esse discurso opera mecanismos de objetivação do significante ¿qualidade¿, materializando-o numericamente e tornando-o o eixo central de um amplo movimento disciplinar e de governamento dos fazeres escolares. A academia, por sua vez, dispara uma série de contestações e proposições divergentes à oficial, mas não é capaz de articular uma estratégia capaz de subverter o modelo hegemônico e que contemple algum modo politicamente potente de objetivação de formas alternativas de conceber a qualidade educacional. Conclui-se assim, que a qualidade educacional é um objeto pertencente ao discurso e que sua materialização é instituída a partir desse âmbito, sendo impressa no real pela construção de dispositivos que operam efeitos de poder, saber e subjetivação, como as avaliações em larga escala e seus desdobramentos discursivos e práticos.por
dc.description.abstractThis study aims, based on the analysis of the discourse inspirate in Foucault, to reflect on the construction of the notion of "educational quality"in its predominant form in contemporary discourse - that refers to performance in standardized external evaluations, and to problematize the political and epistemic inscription of this principle of evaluation of the Brazilian Education, through the Index of development of Basic Education (in portuguese, Índice de desenvolvimento da Educação Básica – Ideb). This work was structured in the following way: firstly, an introduction that launches the central premises of the study, such as its motivations, its objectives, its theoretical and methodological options, followed by the first chapter, which brings to the debate the notions historically situateds about what could be conceived as "quality" in the educational field, thus denaturalizing the object in question. The second chapter reviews notions of Michel Foucault, author who theoretically and methodologically bases the present study, presenting the concepts operated in the analysis performed. The third chapter is dedicated to the description of political-discursive phenomena that are contemporary to the notion of educational quality that is here problematized, thus reconstructing the discourses and practices that guarantee their conditions of existence. The fourth chapter analyzes the discourses issued by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP), concerning Ideb, a numerical quality indicator that synthesizes results in external evaluations and school performance, and whose numbers allow a performatic treatment of the data , which supportthe predominant way of conceiving quality in contemporary educational discourse. As a possible counterpoint to the official perspective, brazilians scholarly articles published between 2005 and 2015 are analyzed, these being considered as belonging to another place of enunciation: the academy. From this double analysis, one can perceive the fragility of the quality conception enunciated by the official discourse; however, it operate mechanisms of objectification of the significant "quality", materializing it numerically and making it the central axis of a big movement of disciplinary and governamentality of the school actions. The academy, in turn, triggers a series of oppositions and propositions divergent from the official discourse, however, is not able of articulating a strategy capable of subverting the hegemonic model, and which contemplate some politically powerful way of objectifying alternative ways of conceiving quality educational. It is concluded, therefore, that educational quality is an object belonging to the discourse, and that its materialization is instituted from this scope, being printed in the real by the construction of devices that operate effects ofpower, knowledge and subjectivation, as the evaluations in wide scale and its discursive and practical implications.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mariana Freitas (marianafreitas@upf.br) on 2018-05-03T17:14:53Z No. of bitstreams: 1 2017JarbasDamettoTese.pdf: 823988 bytes, checksum: c4964620edd202ba6d3626e319a04c1c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-03T17:14:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017JarbasDamettoTese.pdf: 823988 bytes, checksum: c4964620edd202ba6d3626e319a04c1c (MD5) Previous issue date: 2017-04-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação – FAEDpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação e Estadopor
dc.subjectAvaliação educacionalpor
dc.subjectEducação de basepor
dc.subjectQualidadepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAvaliação em larga escala e a objetivação da qualidade educacional: controvérsias em torno da fabricação discursiva da qualidade na educação básicapor
dc.title.alternativeLarge-scale evaluation and objectification of educational quality: controversies surrounding the discursive fabrication of quality in basic educationeng
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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