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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Estratégia metacognitivas na resolução de problemas em física
Other Titles: Metacognitive strategy in solving problems in physics
???metadata.dc.creator???: Ghiggi, Caroline Maria 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rosa, Cleci Teresinha Werner da
???metadata.dc.description.resumo???: A metacognição tem recebido atenção especial nos estudos que envolvem a aprendizagem e, aos poucos, vem ocupando espaço no contexto educacional, especialmente por favorecer a autonomia e potencializar a aprendizagem. A partir dessa identificação e tendo por base o estudo de Rosa (2011), que mostrou a pertinência de sua associação com as atividades experimentais em Física, o presente estudo se ocupa de desenvolver e analisar propostas didáticas que permitam a aproximação desse construto com a resolução de problemas em Física. Inserido na linha de pesquisa Fundamentos teórico-metodológicos para o ensino de Ciências e Matemática, o presente estudo elege um curso de formação de professores de Física como foco de investigação e infere a seguinte questão como norteadora da pesquisa: como futuros professores de Física concebem a resolução de problemas estruturada a partir de uma orientação metacognitiva? O objeto do estudo situa-se em identificar as possibilidades de associar as estratégias metacognitivas com a resolução de problemas em Física, avaliando a sua pertinência didática na voz de futuros professores. Para responder a esse questionamento e atingir o objetivo pretendido, o estudo estrutura quatro propostas didáticas de resolução de problemas orientadas pela metacognição estruturada de distintas formas. Tais propostas foram assim denominadas: prompts orientativos; reelaboração do enunciado e esboço da situação-problema; explicação da situação-problema a um colega; e resolução de problemas com elaboração de predições. Cada proposta é acompanhada das discussões que embasam sua elaboração e operacionalização na forma de estratégias metacognitivas. A avaliação da proposta na forma de pesquisa do estudo foi realizada por meio de um processo de intervenção junto a um grupo de estudantes da licenciatura em Física da Universidade de Passo Fundo, RS. A intervenção na modalidade curso de extensão universitária foi avaliada por meio de três instrumentos: diário de bordo, preenchido pela pesquisadora, materiais produzidos pelos participantes e entrevistas semiestruturadas com os estudantes que participaram de todos os encontros. A análise dos dados coletados permitiu apontar para a viabilidade das quatro propostas didáticas estruturadas e evidenciou que os futuros professores têm uma preocupação em oportunizar a qualificação da aprendizagem de seus futuros alunos e, para isso, se mostram abertos a discutir e analisar alternativas didáticas. Além disso, evidenciou que as propostas podem representar benefícios à aprendizagem, especialmente em termos de contribuir para que os estudantes sejam mais reflexivos e autônomos em suas aprendizagens. Por fim, o estudo aponta para a importância de ofertar materiais que estejam ao alcance dos professores como forma de aproximação da pesquisa acadêmica com a sala de aula e infere a importância de disponibilizar esses materiais a professores e futuros professores de Física. Nesse sentido, o estudo elabora um material de apoio para professores, que se constitue no produto educacional desta dissertação, disponibilizando-o na forma digital e impressa.
Abstract: Metacognition has received special attention in studies involving learning and, gradually, it has been taking up space in the educational context, especially by promoting the autonomy and enhance learning. Based on this identification and on the study of Rosa (2011), who showed the pertinence of its association with experimental activities in Physics, the present study is concerned with develop ment and analising didactic proposals that allow the approximation of this construct with problem solving in Physic s. Inserted in the research line theoretical-methodological foundations for the teaching of Sciences and Mathematics, this study elects a teacher training course in Physics as research focus And infers the following question as guiding the research: How do future Physics teachers conceive structured problem solving based on a metacognitive orientation? The object of the study is to identify the possibilities of associating the metacognitive strategies with the solving of problems in Physics, Evaluating their didactic pertinence in the voice of future teachers. To respond to this questioning and achieve the intended objective, the study structures four didactic proposals for problem solving oriented by metacognition structured in different ways. These proposa ls were so-called: guiding prompts; Rrewriting the statement and outlining the problem situation; explanation of the pro blem situation to a colleague and problem solving with elaboration of predictions. Each proposal is accompanied by the discussions that support its elaboration and operationalization in the form of metacognitive strategies. The evaluation of the proposal in the form of study research was performed through an intervention process with a group of undergraduate Physics students from Universit y of Passo Fundo. The intervention in the modality course of university extension was evaluated through three instruments: logbook filled by the researcher , materials produced by participants and semistructured interviews with students who participated in all meetings. The analysis of the data collected allowed pointing the viability of the four structured educational proposals and it showed that future teachers have a concern about creating opportunities for the qualification of learning of their future students and, for this, they show themselves opened to discuss and analyze didactic alternatives. In addition, it has shown that the proposals can represent benefits to learning, especially in terms of contributing so that the students are more reflexive and autonomous in their learning. Finally, the study points to the importance of offering materials that are available to teachers as an approximation of academic research to the classroom and infers the importance of making these materials available to teachers and future physics teachers. In this sense, the study draws up a support material for teachers, which constitute the educational product of this dissertation, making it available in digital and printed form.
Keywords: Física - Estudo e ensino
Professores - Formação
Prática de ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas e Geociências – ICEG
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: GHIGGI, Caroline Maria. Estratégia metacognitivas na resolução de problemas em física. 2017. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1196
Issue Date: 23-Oct-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

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