Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/812
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFrank, Franciéli-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1472769830255560por
dc.contributor.advisor1Dalbosco, Claudio Almir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1671875455751185por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:54Z-
dc.date.available2015-12-09-
dc.date.issued2013-12-17-
dc.identifier.citationFRANK, Franciéli. O cuidado de si e a crise de autoridade docente. 2013. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2013.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/812-
dc.description.resumoA presente pesquisa busca desenvolver um panorama da crise de autoridade docente, no contexto da sociedade contemporânea, fazendo um estudo sobre as causas dessa crise. No atual contexto histórico, existem fatores que fizeram com que a sociedade se transformasse rapidamente, acentuando o multiculturalismo e rompendo com o passado. Diante disso, a educação entrou em crise, os professores perderam sua autoridade e sentem-se desvalorizados. Logo, o objetivo da presente pesquisa é fazer um diagnóstico relacionando a sociedade complexa (atual sociedade) e a crise de autoridade docente, tendo por base os estudos de Hannah Arendt. A origem de tal crise, que é um dos maiores problemas educacionais da contemporaneidade, situa-se na ruptura com a tradição. Nesse contexto, é exigido um novo perfil de educador, que seja capaz de ensinar e conciliar as diferentes culturas. Diante do problema, buscou-se uma alternativa, optando-se por estudar o conceito do cuidado de si, desenvolvido por Michel Foucault, bem como os seus possíveis desdobramentos pedagógicos. A compreensão do cuidado de si e os aspectos que o envolvem são fundamentais para que se possam dimensionar suas possíveis relações com o campo da educação e a sua contribuição para tratar de problemas pedagógicos atuais. O estudo pesquisou o cuidado de si a partir dos séculos I e II, concentrando-se no período helenista, especificamente no pensamento de Sêneca, a partir do curso Hermenêutica do Sujeito. Estabeleceu, ainda, breves comparações e diferenças com Alcebíades. Na parte final, voltou-se para os desdobramentos pedagógicos, procurando vincular alguns aspectos da estética da existência com a experiência educativa, retomando a figura do mestre como condutor da ação docentepor
dc.description.abstractThis research seeks to develop an overview of the teaching authority crisis in the context of contemporary society, doing a study on the causes of this crisis. In the current historical context, there are factors that have made the company quickly became, emphasizing multiculturalism and breaking with the past. Thus, education is in crisis, teachers lost their authority and feel devalued. Therefore, the aim of this research is to make a diagnosis relating to complex society (modern society) and the crisis of teacher authority, based on the studies of Hannah Arendt. The origin of this crisis, which is a major educational problems of contemporaneity, is located in a break with tradition. In this context, it is required a new profile educator who is able to teach and reconcile different cultures. Faced with the problem, we sought an alternative, choosing to study the concept of self-care, developed by Michel Foucault, as well as their possible pedagogical developments. The understanding of self-care and the aspects surrounding it are essential so that they can scale their possible relationships with the field of education and its contribution to addressing current educational problems. The study surveyed care of themselves from the first and second centuries, focusing on the Hellenistic period, specifically the thought of Seneca from the course Hermeneutics of the Subject. Also established brief comparisons and differences with Alcibiades.In the final part, turned to the pedagogical developments, seeking to link some aspects of aesthetics of existence with the educational experience, retaking the figure of the master and conductor of the teaching actioneng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013FrancieliFrank.pdf: 354790 bytes, checksum: 913735cd014396c02261d41e6e499a12 (MD5) Previous issue date: 2013-12-17eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectAutoridadepor
dc.subjectQualidade de vida no trabalhopor
dc.subjectBem-estarpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectteacherseng
dc.subjectAuthorityeng
dc.subjectQuality of life at workeng
dc.subjectWelfareeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO cuidado de si e a crise de autoridade docentepor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
2013FrancieliFrank.pdf435.85 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.