| ???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/805| ???metadata.dc.type???: | Dissertação |
| Title: | Desafios e possibilidades do diálogo entre escola e movimentos sociais : estudo de caso em uma escola pública |
| ???metadata.dc.creator???: | Piaia, Consuelo Cristine |
| ???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Marcon, Telmo |
| ???metadata.dc.description.resumo???: | A presente dissertação analisou a relação entre escola e movimentos sociais tendo como referência o estudo de caso na Escola Estadual de Educação Básica Antônio João Zandoná, em Barra Funda RS. A pesquisa procurou visualizar, em documentos e artigos escritos por educadores dessa instituição, a postura da escola em relação aos movimentos sociais populares existentes na região da qual Barra Funda faz parte, bem como ressaltar as limitações e possibilidades da escola pública no diálogo com os movimentos sociais populares, entendido neste trabalho como semente de contra-hegemonia e disseminadora de relações humanas solidárias. As entrevistas realizadas com professores e alunos tinham como objetivo constatar quais representações sociais os sujeitos que compõem a Escola Zandoná possuíam sobre os movimentos sociais presentes na região, a saber, o movimento indígena, o MST, o MPA e o MMC. Neste estudo não nos restringimos ao espaço físico que é a escola; as leituras e o processo de construção e desconstrução dos conhecimentos que eram objeto de estudo evidenciaram uma série de questões relacionadas à educação formal |
| Abstract: | Esta disertación se examinó la relación entre la escuela y los movimientos sociales en relación con el caso de estudio en la Escuela de Educación Básica del Estado John Anthony Zandoná en Barra Funda - RS. La encuesta solicitó opinión, documentos y artículos escritos por educadores de esta institución, la postura de la escuela popular para los movimientos sociales en la región de Barra Funda, que forma parte y poner de relieve las limitaciones y posibilidades de la escuela pública en el diálogo con los movimientos sociales populares, brillante en este trabajo como las semillas contra-hegemonía disseminadora de las relaciones humanas y la solidaridad. Las entrevistas con los profesores y los estudiantes se consideraban como objetivo las representaciones sociales que los sujetos que componen la Escuela Zandoná tenido sobre los movimientos sociales en la región, a saber, el movimiento indígena, el MST, el MPA y la MMC. En este estudio limitar el espacio físico que es la escuela, las lecturas y el proceso de construcción y deconstrucción de conocimiento que son objeto de estudio destacado una serie de cuestiones relacionadas con la educación formal |
| Keywords: | Educação e estado Movimentos sociais - Barra Funda (RS) Sociologia educacional Education and state Educational sociology Social movements |
| ???metadata.dc.subject.cnpq???: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO |
| ???metadata.dc.language???: | por |
| ???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
| Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
| ???metadata.dc.publisher.initials???: | UPF |
| ???metadata.dc.publisher.department???: | Faculdade de Educação - FAED |
| ???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
| ???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
| URI: | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/805 |
| Issue Date: | 29-Jul-2008 |
| Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
| File | Size | Format | |
|---|---|---|---|
| 2008ConsueloCristinePiaia.pdf | 3.44 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
