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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Desafios e possibilidades do diálogo entre escola e movimentos sociais : estudo de caso em uma escola pública
???metadata.dc.creator???: Piaia, Consuelo Cristine
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Marcon, Telmo
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação analisou a relação entre escola e movimentos sociais tendo como referência o estudo de caso na Escola Estadual de Educação Básica Antônio João Zandoná, em Barra Funda RS. A pesquisa procurou visualizar, em documentos e artigos escritos por educadores dessa instituição, a postura da escola em relação aos movimentos sociais populares existentes na região da qual Barra Funda faz parte, bem como ressaltar as limitações e possibilidades da escola pública no diálogo com os movimentos sociais populares, entendido neste trabalho como semente de contra-hegemonia e disseminadora de relações humanas solidárias. As entrevistas realizadas com professores e alunos tinham como objetivo constatar quais representações sociais os sujeitos que compõem a Escola Zandoná possuíam sobre os movimentos sociais presentes na região, a saber, o movimento indígena, o MST, o MPA e o MMC. Neste estudo não nos restringimos ao espaço físico que é a escola; as leituras e o processo de construção e desconstrução dos conhecimentos que eram objeto de estudo evidenciaram uma série de questões relacionadas à educação formal
Abstract: Esta disertación se examinó la relación entre la escuela y los movimientos sociales en relación con el caso de estudio en la Escuela de Educación Básica del Estado John Anthony Zandoná en Barra Funda - RS. La encuesta solicitó opinión, documentos y artículos escritos por educadores de esta institución, la postura de la escuela popular para los movimientos sociales en la región de Barra Funda, que forma parte y poner de relieve las limitaciones y posibilidades de la escuela pública en el diálogo con los movimientos sociales populares, brillante en este trabajo como las semillas contra-hegemonía disseminadora de las relaciones humanas y la solidaridad. Las entrevistas con los profesores y los estudiantes se consideraban como objetivo las representaciones sociales que los sujetos que componen la Escuela Zandoná tenido sobre los movimientos sociales en la región, a saber, el movimiento indígena, el MST, el MPA y la MMC. En este estudio limitar el espacio físico que es la escuela, las lecturas y el proceso de construcción y deconstrucción de conocimiento que son objeto de estudio destacado una serie de cuestiones relacionadas con la educación formal
Keywords: Educação e estado
Movimentos sociais - Barra Funda (RS)
Sociologia educacional
Education and state
Educational sociology
Social movements
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação - FAED
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/805
Issue Date: 29-Jul-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



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