Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/805
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPiaia, Consuelo Cristine-
dc.contributor.advisor1Marcon, Telmo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7659184664426945por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:54Z-
dc.date.available2009-07-10-
dc.date.issued2008-07-29-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/805-
dc.description.resumoA presente dissertação analisou a relação entre escola e movimentos sociais tendo como referência o estudo de caso na Escola Estadual de Educação Básica Antônio João Zandoná, em Barra Funda RS. A pesquisa procurou visualizar, em documentos e artigos escritos por educadores dessa instituição, a postura da escola em relação aos movimentos sociais populares existentes na região da qual Barra Funda faz parte, bem como ressaltar as limitações e possibilidades da escola pública no diálogo com os movimentos sociais populares, entendido neste trabalho como semente de contra-hegemonia e disseminadora de relações humanas solidárias. As entrevistas realizadas com professores e alunos tinham como objetivo constatar quais representações sociais os sujeitos que compõem a Escola Zandoná possuíam sobre os movimentos sociais presentes na região, a saber, o movimento indígena, o MST, o MPA e o MMC. Neste estudo não nos restringimos ao espaço físico que é a escola; as leituras e o processo de construção e desconstrução dos conhecimentos que eram objeto de estudo evidenciaram uma série de questões relacionadas à educação formalpor
dc.description.abstractEsta disertación se examinó la relación entre la escuela y los movimientos sociales en relación con el caso de estudio en la Escuela de Educación Básica del Estado John Anthony Zandoná en Barra Funda - RS. La encuesta solicitó opinión, documentos y artículos escritos por educadores de esta institución, la postura de la escuela popular para los movimientos sociales en la región de Barra Funda, que forma parte y poner de relieve las limitaciones y posibilidades de la escuela pública en el diálogo con los movimientos sociales populares, brillante en este trabajo como las semillas contra-hegemonía disseminadora de las relaciones humanas y la solidaridad. Las entrevistas con los profesores y los estudiantes se consideraban como objetivo las representaciones sociales que los sujetos que componen la Escuela Zandoná tenido sobre los movimientos sociales en la región, a saber, el movimiento indígena, el MST, el MPA y la MMC. En este estudio limitar el espacio físico que es la escuela, las lecturas y el proceso de construcción y deconstrucción de conocimiento que son objeto de estudio destacado una serie de cuestiones relacionadas con la educación formalspa
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008ConsueloCristinePiaia.pdf: 3527147 bytes, checksum: 7274a980f75c0f0fc1d9527d4218e7af (MD5) Previous issue date: 2008-07-29eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação - FAEDpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação e estadopor
dc.subjectMovimentos sociais - Barra Funda (RS)por
dc.subjectSociologia educacionalpor
dc.subjectEducation and statespa
dc.subjectEducational sociologyspa
dc.subjectSocial movementsspa
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAOpor
dc.titleDesafios e possibilidades do diálogo entre escola e movimentos sociais : estudo de caso em uma escola públicapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.