Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/800
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorZenni, Cristine de Bragança-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7587526810846483por
dc.contributor.advisor1Mühl, Eldon Henrique-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3402290519296482por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:53Z-
dc.date.available2015-09-09-
dc.date.issued2012-11-20-
dc.identifier.citationZENNI, Cristine de Bragança. (In)disciplina escolar : uma abordagem psicológica. 2012. 57 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2012.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/800-
dc.description.resumoA (in) disciplina tem sido tema recorrente nos debates de professores e gestores educacionais. Este trabalho tem o objetivo de investigar a temática (in) disciplina escolar a partir de um entendimento psicológico e crítico de sua constituição e desenvolvimento, bem como, apontar alternativas que auxiliem no tratamento pedagógico adequado desse fenômeno. Por meio de um estudo bibliográfico, expõem-se no primeiro capítulo algumas visões históricas sobre o tema disciplina/indisciplina, iniciando-se pela Pré-História, passando pelo período antigo, Idade Média, Idade Moderna (renascimento, absolutismo, racionalismo) até a contemporaneidade. Na sequência, desenvolve-se um estudo sobre alguns referenciais psicológicos ligados à (in) disciplina detendo-se, principalmente, na leitura de alguns autores que versam sobre o tema relacionado à educação, com o objetivo de elucidar as seguintes questões: por que a indisciplina tornou-se um mal estar escolar tão intenso na atualidade? O que significa indisciplina e como ela é identificada na escola? Quais são os comportamentos mais comuns considerados indisciplinados? Quais são os principais fatores psicológicos e psicossociais que desencadeiam a indisciplina escolar? Em que circunstâncias a indisciplina é considerada um problema pedagógico e quando ela deve ser enfrentada como uma questão patológica? Por fim, o último capítulo se detém na teoria do amadurecimento em Winnicott. Neste sentido, a pesquisa transita entre os campos da Psicologia e da Pedagogia, na investigação de elementos teóricos capazes de possibilitar a compreensão do fenômeno da (in)disciplina escolar na atualidade, pois visa elencar contribuições que a Psicologia pode oferecer à Pedagogia no enfrentamento do problema da indisciplina na escola. A conclusão do trabalho indica que a Psicologia pode contribuir com a área educacional com vistas a favorecer a compreensão do fenômeno indisciplina escolarpor
dc.description.abstractThis study aims at investigating the issue (in) school discipline from a psychological understanding and critical of its formation and development as well, aims to find alternatives to assist in teaching proper treatment of this phenomenon. Through a bibliographical study are exposed in the first chapter some historical views on the subject of discipline / indiscipline, starting with the pre-history, through the ancient period, Middle Ages, Modern Ages (Renaissance absolutism, rationalism) to the Contemporary. The second chapter is appealing to the world of psychological studies related to (in) school discipline pausing, especially reading some authors that deal with the issue in order to elucidate the following questions: why the discipline has a malaise so intense in school today? What is discipline and how it is identified in school? What are the most common behaviors considered disruptive? Key psychological and psychosocial factors that trigger disruptive school? Indiscipline can be considered a disease? Under what circumstances indiscipline is considered a pedagogical problem and when it should be addressed as a matter pathology? Finally, the third chapter dwells on the theory of maturation in which Winnicott then the search moves from the fields of Psychology and Pedagogy in the investigation of theoretical elements able to gain a better understanding of the phenomenon of (in) discipline in schools nowadays, as it aims to list contributions that psychology can offer Pedagogy in confronting the problem of indiscipline in schooleng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012CristinedeBragancaZenni.pdf: 229102 bytes, checksum: a403dec6bf0d86134719cc9b523c1a5f (MD5) Previous issue date: 2012-11-20eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDisciplina escolarpor
dc.subjectPsicologia educacionalpor
dc.subjectEscolas - Organização e administraçãopor
dc.subjectSchool subjecteng
dc.subjectEducational psychologyeng
dc.subjectSchools - Organization and administrationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.title(In)disciplina escolar : uma abordagem psicológicapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.