Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/794
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Habermas e o ofício docente como interação comunicativa
???metadata.dc.creator???: Rosa, Nilson Carlos da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Cenci, Angelo Vitório
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação objetiva tematizar o ofício docente na perspectiva da interação comunicativa no cenário educacional das sociedades ocidentais complexas e pluralistas. A hipótese de pesquisa é a de que o conceito habermasiano de agir comunicativo possibilita pensar o ofício docente como interação docente. Busca-se, fundamentalmente, analisar que contribuições a Teoria da Sociedade e a Teoria do Agir Comunicativo de Habermas trazem para pensar o ofício docente hoje. De caráter bibliográfico, a pesquisa toma como base as obras de Habermas e, em menor escala, as de Tardif e dialoga com as contribuições de estudiosos sobre Habermas. O texto toma como ponto de partida a Teoria da Sociedade de Habermas, estruturada como sistema e mundo da vida, entendendo-a como modelo de teoria das sociedades complexas. A partir deste passo faz uma abordagem da Teoria do Agir Comunicativo aproximando-a do âmbito da Educação. Finalmente, nessa medida, por um viés habermasiano e em diálogo com Tardif, tematiza o ofício docente como interação comunicativa com base em três dimensões de tal ofício, a saber: do saber docente, da relação pedagógica e do processo de desenvolvimento profissional
Abstract: This work aims to discuss the interaction communicative point of view of the teaching profession in the educacional scenarium complex and pluralist ocidentl societies. The idea of research is that the habermasianist concept of communicative acting allows us to think about teaching profession as interactive teaching. Basically this work tries to analise what contributions of Theory of Society and Theory of Communicative Acting of Habermas can bring to day s teaching nowadays. The research has a bibliographic aspect and is based on Habermas and Tardif works and discusses the contributions of the scholars Habermas. The starting point of the text is The Theory of Society of Habermas structured as a system and way of life Understanding it as model for complex societies. From that point on approaches the Theory of Communicative Interacting to the field of Educacion. In the third chapter the discussion is based on the ideas of Habermas and Tardif aiming the teaching profession as a communicative interaction based on the three dimension of the profession such as: the teachers knowledge, the pedagogic relationship and the professional development process
Keywords: Habermas, Jürgen
Professores - Formação
Interação social
Habermas, Jürgen
Teachers - Training
Social interaction
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: ROSA, Nilson Carlos da. Habermas e o ofício docente como interação comunicativa. 2013. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/794
Issue Date: 19-Apr-2013
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
2013NilsonCarlosdaRosa.pdf623.31 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.