Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/789
Tipo do documento: Dissertação
Título: Sentido do tema de casa no processo de aprendizagem de matemática
Autor: Vanz, Jussara 
Primeiro orientador: Grando, Neiva Ignês
Resumo: A pesquisa a ser exposta pretende contribuir para ampliar a discussão a respeito do tema de casa, prática rotineira em muitas escolas, porém, frequentemente desconsiderada em sua importância para o processo educativo. A partir da questão norteadora Qual é o sentido atribuído ao tema de casa pelos estudantes no processo de aprendizagem de Matemática? , este estudo teve como objetivo analisar o sentido atribuído ao tema de casa pelos estudantes em um processo de aprendizagem de Matemática. A metodologia da pesquisa é de abordagem qualitativa. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a entrevista, a produção textual, a elaboração de uma proposta de tema de casa pelos estudantes do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino do município de Passo Fundo/RS e o planejamento da professora da turma. O embasamento teórico foi constituído de obras de autores como Vigotski, Leontiev, Davídov, Brousseau, entre outros, por destacarem aspectos significativos do ensino sistematizado pela escola. Teoricamente, o tema de casa consiste em uma ação da atividade de estudo, contribuindo para o desenvolvimento tanto dos estudantes quanto dos educadores nos processos de ensino e de aprendizagem. A pesquisa revelou que o tema de casa, para os estudantes, contribui na construção de relações de responsabilidade e de autonomia, além de ampliar as possibilidades de interações com os familiares, colegas e professores. Da mesma forma, auxilia a ampliar os níveis de desenvolvimento mental, desde que seja uma ação planejada, orientada, corrigida e avaliada pelos professores. Para a prática dos professores, apontou as seguintes contribuições: o tema de casa auxilia no planejamento e na avaliação da aprendizagem e na reflexão sobre o andamento da prática pedagógica e permite avaliar os estudantes em uma perspectiva formativa
Abstract: This research aims to contribute the widening of the discussion upon homework, a common practice in many schools, although frequently, do not considerate its importance in the educational process. As from the guiding question What is the sense of homework imputed by students in the Mathematics learning process? had as objective analysing the sense of homework imputed by students in the Mathematics learning process. The research‟s methodology consisted in a qualitative approach, which tools used for data collection were interview, textual production, elaboration of a homework proposed by 5th grade students of a primary public school, located in the city of Passo Fundo/RS and the teacher‟s planning of that class. The theoretical basis of is constituted by authors such as Vigotski, Leontiev, Davídov, Brousseau, among others, owing to the detach they have made of the significative aspects of teaching systematized by schools. Theoretically, homework consists in an action of study activity, contributing to the development of both students and educators in the process of teaching and learning. Homework contributes by students, therefore, the construction of resposibility and autonomy relationships with extraclass study activies, interactions with relatives, classmates and teachers. In the same way, it contributes with the widening of mental development levels, since it is planned, oriented, corrected and evaluated by teachers. To the teachers‟ practice, it has shown these following contributions: it helps in the planning of classes and in learning evaluations, reflexions upon the course of the pedagogical practice and it allows to evaluate students in a formative way
Palavras-chave: Ensino fundamental
Matemática - Estudo e ensino
Prática de ensino
Elementary School
Mathematics - Study and teaching
Teaching practice
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade de Passo Fundo
Sigla da instituição: UPF
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: VANZ, Jussara. Sentido do tema de casa no processo de aprendizagem de matemática. 2013. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/789
Data de defesa: 28-Aug-2013
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
2013JussaraVanz.pdf1,8 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.