Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/783
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Bildung na contemporaneidade : alguns legados pedagógicos de Goethe
???metadata.dc.creator???: Marangon, Marcio Luis 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mühl, Eldon Henrique
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho procura problematizar a situação da educação atual através de uma concepção ampliada de educação pela atualização do conceito Bildung, tendo como referência a obra Os anos de aprendizagem de Wilhelm Meister , de Goethe. A hipótese orientadora da investigação, sustenta-se na ideia de que a proposta de formação desenvolvida por Goethe, na obra mencionada, pode contribuir para a problematização da educação atual e apresentar indicativos para uma revisão do conceito de formação. Trata-se de um trabalho analítico-reconstrutivo em que, depois de um breve diagnóstico da educação atual, procura-se reconstruir algumas das principais ideias de formação que transparecem na obra e que podem ser produtivas para o desenvolvimento crítico da educação atual: subjetividade, autocultivo, perfectibilidade e universalidade. A dissertação encontra-se organizada em três capítulos: o primeiro capítulo traz uma análise de alguns aspectos da sociedade contemporânea que contribuem para a crise da educação atual. O segundo capítulo, apresenta um breve resgate das concepções fundamentais sobre a Bildung, seus pensadores, suas correntes, suas influências e principais concepções pedagógicas e, mais detalhadamente, realiza uma análise da obra de Goethe: Os anos de aprendizagem de Wilhelm Meister . O terceiro capítulo realiza uma retomada do conceito de formação do personagem Wilhelm Meister e traz alguns confrontos analíticos, buscando vislumbrar possíveis alternativas à formação humana na sociedade contemporânea sob a iluminação da visão pedagógica de Goethe. Por fim, o texto destaca a importância da retomada de alguns conceitos de formação forjados pela Bildung e, de modo especial por Goethe, para o restabelecimento de uma concepção ampliada e crítica da educação, esta, vinculada a necessidade de conhecer, valorizar e respeitar os mais diversos momentos e espaços formativos que impulsionem os indivíduos para o autocultivo
Abstract: The present work tries to problematize current state of education an enlarged conception of education, having as reference the work Os Anos de Aprendizagem de Wilhelm Meister , of Goethe. The guiding hypothesis of the investigation is based on the idea that the proposal of formation developed by Goethe in the mentioned work can contributed to the problematization of the current education and present indications to a revision of concept in formation. It is a reconstructive analytical work in which, after a brief diagnosis on current education, one tries to rebuilt some of the main ideas in formation that are seen in the original work and that can be productive for the critical development of current education: subjectivity, self cultivation, perfectability and universality. This dissertation is organized in three chapters: the first one brings an analysis of some aspects of contemporary society which contribute to the crisis in current education. The second chapter presents a brief rescue g of the fundamental conceptions about Bildung his thinkers, his currents, his influences and main pedagogical conceptions and, more detailed, an analyses of Goethe: Os anos de aprendizagem de Wilhelm Meister . The third chapter makes a resumption of the formation concept from the character Wilhelm Meister and makes some analytical confronts aiming at possible alternatives to the human formation in contemporary society enlightened by Goethe s pedagogical view. At last, the text forwards some important appointments giving emphasis to the importance of the resumption of some concepts of formations forged by Bildung and, especially by Goethe, for the reestablishment caption of an enlarged and critical conception of education
Keywords: Goethe, Johann Wolfgang von, 1749-1832 - Crítica e interpretação
Professores - Formação
Educação - Filosofia
Goethe , Johann Wolfgang von, 1749-1832 - Criticism and interpretation
Teachers - Training
Education - Philosophy
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: MARANGON, Marcio Luis. Bildung na contemporaneidade : alguns legados pedagógicos de Goethe. 2013. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/783
Issue Date: 6-Sep-2013
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
2013MarcioLuisMarangon.pdf590.52 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.