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dc.creatorNiemann, Flávia de Andrade-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6191706338737146por
dc.contributor.advisor1Grando, Neiva Ignês-
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:50Z-
dc.date.available2015-08-27-
dc.date.issued2013-09-06-
dc.identifier.citationNIEMANN, Flávia de Andrade. Análise de uma proposta pedagógica para os anos iniciais do ensino fundamental : em foco a operação de multiplicação. 2013. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2013.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/777-
dc.description.resumoA presente pesquisa buscou investigar os fundamentos teórico-metodológicos para o ensino da multiplicação na proposta pedagógica para os anos iniciais do ensino fundamental de uma escola privada, localizada na cidade de Passo Fundo/RS. A investigação insere-se na abordagem qualitativa e adota como metodologia a pesquisa documental, pois a coleta e análise dos dados foram realizadas a partir de documentos internos de planejamento (projeto político-pedagógico e objetivos de aprendizagem) e nos materiais didáticos do aluno (caderno de atividades) do 1º ao 5º ano, produzidos pela equipe pedagógica da instituição. A coleta dos dados foi realizada por meio da leitura sistemática e da elaboração de fichamentos organizados em quadros contendo a descrição geral da finalidade de cada tipo de documento, a descrição do tratamento dado à multiplicação e a listagem das situações-problema do campo conceitual das estruturas multiplicativas contidas nos cadernos de atividades de cada ano. O estudo analítico das informações coletadas foi desenvolvido à luz dos pressupostos da Teoria dos Campos Conceituais sobre a formação do conceito de multiplicação e das contribuições dos estudos de Duval sobre as possibilidades de uso das transformações de registros de representação semiótica. As análises evidenciam que, embora a resolução de diferentes situações do campo das estruturas multiplicativas seja o alicerce da fundamentação teórico-metodológica da proposta pedagógica da escola para o ensino da multiplicação, o principal significado atribuído conceitualmente à operação é o da adição de parcelas iguais. Os resultados da pesquisa contribuem para a reflexão sobre a importância do conhecimento teórico na elaboração e aplicação de propostas de ensino da Matemática, possibilitando o desenvolvimento de novas práticas que priorizem a apropriação dos conceitos matemáticos em âmbito escolarpor
dc.description.abstractThis research has investigated about theoretical methodological foundations to multiplication teaching in a pedagogical propose for early basic education in a private school,located in Passo Fundo/RS. This investigation involves quantitative approach and uses as methodology document research, because data collect and analisys were done by internal documents of planning (political-pedagogic project and learning goals) and student's educational materials (Activity notebook) from 1st to 5th grade, created by school's pedagogical staff. Data collect was made by reading and annotating organized in tables with the general description of each kind of document aim, the description of the approach for multiplication and the list of multiplicative structures' conceptual problem-situation in activity notebooks of each year. The information analisys was developed according to the Theory of Conceptual Models about formation of multiplication concept and contribution of Duval's studies about possibilities of use of semiotic representation's register transformation. The analisys shows that besides the resolution of different situations in multiplicative structures field is the basis of theorical methodological foundation of school's educational proposal for multiplication teaching, the concept of what is meant to this operation is the addition of equal tranch. The results of the research contribute for the reflection about the importance of theorical knoledge during the elaboration of new practises that prioritizes the appropriation of mathematics concepts in school enviromenteng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013FlaviadeAndradeNiemann.pdf: 577305 bytes, checksum: 0fa56b83a67c2e9c0f0f2d3169dbd1ae (MD5) Previous issue date: 2013-09-06eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectMathematics - Study and teachingeng
dc.subjectElementary Schooleng
dc.subjectTeaching practiceeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleAnálise de uma proposta pedagógica para os anos iniciais do ensino fundamental : em foco a operação de multiplicaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



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