Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/768
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Desdobramentos da olimpíada de programação de computadores no desenvolvimento do raciocínio lógico matemático
???metadata.dc.creator???: Pazinato, Ariane Mileidi 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Teixeira, Adriano Canabarro
???metadata.dc.description.resumo???: Na escola, é urgente e desafiadora a ressignificação e a apropriação qualificada das tecnologias, especialmente a partir do reconhecimento de que estas se fazem presentes constantemente na vida humana e sua utilização pode ser fator determinante para o desenvolvimento dos indivíduos. Nessa direção, o presente estudo objetiva verificar os desdobramentos das Olimpíadas de Programação de Computadores para Estudantes do Ensino Fundamental no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. A referida Olimpíada é uma atividade promovida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão Digital (GEPID), da Universidade de Passo Fundo, e consta de desafios a serem vencidos pelos estudantes do 6º ao 9º ano, de escolas públicas, a serem vencidos por meio da utilização do software de programação Scratch. Metodologicamente, caracteriza-se como uma investigação de natureza qualitativa, amparando-se na pesquisa participante e no grupo focal, este último foi constituído por alunos e professores, integrantes de uma das equipes competidoras. como instrumentos para a produção dos dados foram utilizados questionários, entrevistas e registros de observações. A análise dos dados teve como base o referencial teórico, integrado pelo construtivismo de Papert (1994; 1997; 2007) e Mortari (2001) e pela concepção de aprendizagem proposta por Pozo (2002). Assim, obteve-se como principais resultados que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), especialmente os softwares de programação, podem proporcionar novas formas de aprendizagem, modificando as relações entre professores e alunos, entre alunos e alunos e entre alunos e conhecimento - dentre este, o conhecimento matemático
Abstract: At school, it´s urgent and challenging the reframing and the qualified appropriation of technologies, especially from the recognition that these are constantly present in human life, and its use can be a determining factor for the development of individuals. In this sense, this study aims to verify the development of Computer Programming Olympics for Elementary School Students in the process of mathematical logical reasoning. The before said Olympics is an activity promoted by the Studies and Research in Digital Inclusion Group of the University of Passo Fundo, and consists on challenges to be overcame by the students of sixth to ninth year, of public schools, to be overcame by means of the software of Scratch programming utilization. Methodologically, it is characterized as an investigation with qualitative nature, bolstering up on the participant research and on the focal group, the last one was constituted by students and teachers, members of a competitive team. As instrument to the production of the data were utilized questionnaires, interviews and observation registries. The analysis of the data had as base the theoretical framework, integrates by the constructivism of Papert (1994; 1997; 2007) and Mortari (2001) and by the learning conception proposed by Pozo (2002). Thus, we obtained as main results that Information and Communication Technologies, especially the programming software, can provide new ways of learning, changing the relationship between teachers and students, or between students and students and between students and the knowledge - among this, the mathematician knowledge
Keywords: Capacidade de aprendizagem
Programação (Computadores)
Tecnologia educacional
Raciocínio
Matemática - Estudo e ensino
Educação - Efeito das inovações tecnológicas
Learning ability
Programming ( Computers)
Educational technology
Reasoning
Mathematics - Study and teaching
Education - Effect of technological innovations
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: PAZINATO, Ariane Mileidi. Desdobramentos da olimpíada de programação de computadores no desenvolvimento do raciocínio lógico matemático. 2015. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/768
Issue Date: 9-Jan-2015
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.