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dc.creatorPazinato, Ariane Mileidi-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7622130257088287por
dc.contributor.advisor1Teixeira, Adriano Canabarro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1841882790688813por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:49Z-
dc.date.available2015-08-25-
dc.date.issued2015-01-09-
dc.identifier.citationPAZINATO, Ariane Mileidi. Desdobramentos da olimpíada de programação de computadores no desenvolvimento do raciocínio lógico matemático. 2015. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/768-
dc.description.resumoNa escola, é urgente e desafiadora a ressignificação e a apropriação qualificada das tecnologias, especialmente a partir do reconhecimento de que estas se fazem presentes constantemente na vida humana e sua utilização pode ser fator determinante para o desenvolvimento dos indivíduos. Nessa direção, o presente estudo objetiva verificar os desdobramentos das Olimpíadas de Programação de Computadores para Estudantes do Ensino Fundamental no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. A referida Olimpíada é uma atividade promovida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão Digital (GEPID), da Universidade de Passo Fundo, e consta de desafios a serem vencidos pelos estudantes do 6º ao 9º ano, de escolas públicas, a serem vencidos por meio da utilização do software de programação Scratch. Metodologicamente, caracteriza-se como uma investigação de natureza qualitativa, amparando-se na pesquisa participante e no grupo focal, este último foi constituído por alunos e professores, integrantes de uma das equipes competidoras. como instrumentos para a produção dos dados foram utilizados questionários, entrevistas e registros de observações. A análise dos dados teve como base o referencial teórico, integrado pelo construtivismo de Papert (1994; 1997; 2007) e Mortari (2001) e pela concepção de aprendizagem proposta por Pozo (2002). Assim, obteve-se como principais resultados que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), especialmente os softwares de programação, podem proporcionar novas formas de aprendizagem, modificando as relações entre professores e alunos, entre alunos e alunos e entre alunos e conhecimento - dentre este, o conhecimento matemáticopor
dc.description.abstractAt school, it´s urgent and challenging the reframing and the qualified appropriation of technologies, especially from the recognition that these are constantly present in human life, and its use can be a determining factor for the development of individuals. In this sense, this study aims to verify the development of Computer Programming Olympics for Elementary School Students in the process of mathematical logical reasoning. The before said Olympics is an activity promoted by the Studies and Research in Digital Inclusion Group of the University of Passo Fundo, and consists on challenges to be overcame by the students of sixth to ninth year, of public schools, to be overcame by means of the software of Scratch programming utilization. Methodologically, it is characterized as an investigation with qualitative nature, bolstering up on the participant research and on the focal group, the last one was constituted by students and teachers, members of a competitive team. As instrument to the production of the data were utilized questionnaires, interviews and observation registries. The analysis of the data had as base the theoretical framework, integrates by the constructivism of Papert (1994; 1997; 2007) and Mortari (2001) and by the learning conception proposed by Pozo (2002). Thus, we obtained as main results that Information and Communication Technologies, especially the programming software, can provide new ways of learning, changing the relationship between teachers and students, or between students and students and between students and the knowledge - among this, the mathematician knowledgeeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015ArianeMileidiPazinato.pdf: 10171570 bytes, checksum: 0d6bb80c59f87af9c47696c149c9f661 (MD5) Previous issue date: 2015-01-09eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCapacidade de aprendizagempor
dc.subjectProgramação (Computadores)por
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectRaciocíniopor
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopor
dc.subjectEducação - Efeito das inovações tecnológicaspor
dc.subjectLearning abilityeng
dc.subjectProgramming ( Computers)eng
dc.subjectEducational technologyeng
dc.subjectReasoningeng
dc.subjectMathematics - Study and teachingeng
dc.subjectEducation - Effect of technological innovationseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.titleDesdobramentos da olimpíada de programação de computadores no desenvolvimento do raciocínio lógico matemáticopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



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