Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/766
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A interatividade e a interface gráfica em um ambiente virtual de aprendizagem
???metadata.dc.creator???: Machado Junior, Felipe Stanque 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Brandão, Edemilson Jorge Ramos
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo busca levantar reflexões que ajudem a analisar a relação entre questões que envolvem educação a distância (EaD), ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) e interatividade. Como objetivo geral, discute a contribuição dos AVAs ao processo educacional que ocorre a distância a partir da avaliação das potencialidades destes ambientes em suportar a comunicação e a interação por meio da interface gráfica. Os AVAs podem apresentar determinadas características no discurso visual/textual da sua interface que sejam potencializadoras da interatividade e das interações no processo de educação a distância. Tomando o Moodle como exemplo de AVA a ser analisado, o método de pesquisa contempla uma aboradagem qualitativa, de natureza básica, exploratório e descritiva que se vale de amostras intencionais. Destas amostras a coleta de dados para análise é feita por observação, sendo que a avaliação das amostras tem como parâmetros fundamentos para promoção da interação mútua e princípios para concepção de produtos interativos que são apresentados na revisão teórica. A partir da avaliação do Moodle e da comparação deste com tipos comuns de web sites é possível constatar que a interface gráfica tem importante influência na comunicação e na potencialização de caráter interativo do AVA, sendo fundamental que a flexibilidade da interface seja aproveitada sob determinados critérios
Abstract: This study tries to bring considerations that help to analyze de effectiveness of a significant relationship among subjects that involves distance education, virtual learning environments and interactivity. As general objective, discusses the contribution of virtual learning environments to the educational process that hapens at the distance starting from the evaluation of the potentialities of the environment to support the communication and the interaction through the graphical interface. This system can present certain characteristics in the visual/textual discourse of its interface that are interactivity and interactions potentializer in the educational process that develops through the distance. Taking the virtual learning environment denominated Moodle as example to be analyzed, the research method envolves a qualitative approach, with basic, exploratory and descriptive nature that uses intentional samples. From these samples, the data collection for analysis is made by observation, and the evaluation of the samples has as parameters foundations for promotion of the mutual interaction and for interactive products conception presented in the theoretical revision. Starting fromthe evaluation of the Moodle and from the comparison of it with common types of web sites it is possible to evidence that the graphical interface has important influence in the communication and the potentialization of the interactive character of the virtual learning environment, being basic that the flexibility of the interface is used to advantage under determined criteria
Keywords: Ensino a distância
Ensino - Meios auxiliares
Interfaces gráficas de usuário (Sistema de computador)
Educação - Efeito de inovações tecnológicas
Distance education
Teaching - Aids and devices
Graphical user interfaces (Computer systems)
Effect of technological innovations on Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: 
Publisher: 
???metadata.dc.publisher.initials???: 
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/766
Issue Date: 15-Jun-2007
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.