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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Transicionalidade e reconhecimento amoroso : implicações educacionais extraídas da aproximação entre Winnicott e Honneth
???metadata.dc.creator???: Rosa, Regina Goulart da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Cenci, Angelo Vitório
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação tematiza a aproximação entre a experiência de transicionalidade de Winnicott e a experiência do reconhecimento amoroso em Honneth visando extrair implicações educativas. Inicialmente apresentamos a argumentação de Winnicott acerca da importância do outro com ênfase no bebê e na mãe suficientemente boa e na teoria das relações objetais, mediante a experiência da transicionalidade e em sua análise na constituição da identidade humana. Na sequência procuramos explicitar analiticamente o que Honneth entende por reconhecimento e a experiência do reconhecimento intersubjetivo nos padrões do amor, do direito e da solidariedade especificando, todavia, o sentido próprio do reconhecimento amoroso. Por fim, retomamos e aprofundamos conceitos base de Honneth e Winnicott mediante uma aproximação entre a experiência de transicionalidade e a experiência de reconhecimento amoroso. Nesse sentido, busca-se verificar como a aproximação entre tais experiências pode auxiliar no desenvolvimento de um sentido normativo à educação pensada como construção da autonomia e da intersubjetividade. Com Winnicott isso é levado adiante explorando-se o sentido educacional do objeto transicional e a possibilidade de se pensar por analogia o papel do educador com o conceito de objeto transicional. Em Honneth o fazemos explorando o alcance intersubjetivo e o potencial de autonomia implicado no reconhecimento amoroso. Para tanto, toma-se como referência os conceitos de reconhecimento amoroso, transicionalidade, autonomia e intersubjetividade. Para o desenvolvimento do trabalho adotase a abordagem hermenêutica de pesquisa teórico-bibliográfica, envolvendo a reconstrução e análise dos textos de Honneth e Winnicott
Abstract: This dissertation studies the rapprochement between Winnicott transitionality experience and the experience of loving recognition in Honneth order to draw educational implications. Initially we present the argument about the importance of Winnicott another focusing on the baby and good enough mother and object relations theory, through the experience of transitionality and its analysis in the constitution of human identity. Following seek to explain analytically what Honneth meant by recognition and experience of intersubjective recognition patterns of love, duty and solidarity specifying , however , the very meaning of loving recognition. Finally, we return to and deepen concepts based Honneth and Winnicott through approximating transitionality between experience and the experience of loving recognition. In this sense, we seek to verify the rapprochement between how such experiences can assist in developing a normative sense education thought of as building autonomy and intersubjectivity . Winnicott it is carried forward by exploiting the educational direction of the transitional object and the ability to think by analogy the role of the educator with the concept of transitional object. In Honneth we do exploring the intersubjective scope and potential of autonomy involved in loving recognition. So, we take as reference the concepts of loving recognition, transitionality, autonomy and intersubjectivity. To develop the work we adopt the hermeneutic approach of theoretical literature, involving the reconstruction and analysis of texts Honneth and Winnicott
Keywords: Winnicott, D.W., (Donald Woods), 1896-1957
Educação
Honneth, Axel, 1949-
Autonomia
Winnicott , D. W., (Donald Woods), 1896-1957
Education
Honneth , Axel, 1949-
Autonomy
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: ROSA, Regina Goulart da. Transicionalidade e reconhecimento amoroso : implicações educacionais extraídas da aproximação entre Winnicott e Honneth. 2013. 65 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/763
Issue Date: 8-Nov-2013
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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