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dc.creatorRosa, Regina Goulart da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1472004240590536por
dc.contributor.advisor1Cenci, Angelo Vitório-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5553067405853480por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:47Z-
dc.date.available2015-08-21-
dc.date.issued2013-11-08-
dc.identifier.citationROSA, Regina Goulart da. Transicionalidade e reconhecimento amoroso : implicações educacionais extraídas da aproximação entre Winnicott e Honneth. 2013. 65 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2013.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/763-
dc.description.resumoA presente dissertação tematiza a aproximação entre a experiência de transicionalidade de Winnicott e a experiência do reconhecimento amoroso em Honneth visando extrair implicações educativas. Inicialmente apresentamos a argumentação de Winnicott acerca da importância do outro com ênfase no bebê e na mãe suficientemente boa e na teoria das relações objetais, mediante a experiência da transicionalidade e em sua análise na constituição da identidade humana. Na sequência procuramos explicitar analiticamente o que Honneth entende por reconhecimento e a experiência do reconhecimento intersubjetivo nos padrões do amor, do direito e da solidariedade especificando, todavia, o sentido próprio do reconhecimento amoroso. Por fim, retomamos e aprofundamos conceitos base de Honneth e Winnicott mediante uma aproximação entre a experiência de transicionalidade e a experiência de reconhecimento amoroso. Nesse sentido, busca-se verificar como a aproximação entre tais experiências pode auxiliar no desenvolvimento de um sentido normativo à educação pensada como construção da autonomia e da intersubjetividade. Com Winnicott isso é levado adiante explorando-se o sentido educacional do objeto transicional e a possibilidade de se pensar por analogia o papel do educador com o conceito de objeto transicional. Em Honneth o fazemos explorando o alcance intersubjetivo e o potencial de autonomia implicado no reconhecimento amoroso. Para tanto, toma-se como referência os conceitos de reconhecimento amoroso, transicionalidade, autonomia e intersubjetividade. Para o desenvolvimento do trabalho adotase a abordagem hermenêutica de pesquisa teórico-bibliográfica, envolvendo a reconstrução e análise dos textos de Honneth e Winnicottpor
dc.description.abstractThis dissertation studies the rapprochement between Winnicott transitionality experience and the experience of loving recognition in Honneth order to draw educational implications. Initially we present the argument about the importance of Winnicott another focusing on the baby and good enough mother and object relations theory, through the experience of transitionality and its analysis in the constitution of human identity. Following seek to explain analytically what Honneth meant by recognition and experience of intersubjective recognition patterns of love, duty and solidarity specifying , however , the very meaning of loving recognition. Finally, we return to and deepen concepts based Honneth and Winnicott through approximating transitionality between experience and the experience of loving recognition. In this sense, we seek to verify the rapprochement between how such experiences can assist in developing a normative sense education thought of as building autonomy and intersubjectivity . Winnicott it is carried forward by exploiting the educational direction of the transitional object and the ability to think by analogy the role of the educator with the concept of transitional object. In Honneth we do exploring the intersubjective scope and potential of autonomy involved in loving recognition. So, we take as reference the concepts of loving recognition, transitionality, autonomy and intersubjectivity. To develop the work we adopt the hermeneutic approach of theoretical literature, involving the reconstruction and analysis of texts Honneth and Winnicotteng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013ReginaGoulartdaRosa.pdf: 200183 bytes, checksum: a491c67a69ecbc34b2d4f64f966a95e7 (MD5) Previous issue date: 2013-11-08eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectWinnicott, D.W., (Donald Woods), 1896-1957por
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectHonneth, Axel, 1949-por
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectWinnicott , D. W., (Donald Woods), 1896-1957eng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectHonneth , Axel, 1949-eng
dc.subjectAutonomyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleTransicionalidade e reconhecimento amoroso : implicações educacionais extraídas da aproximação entre Winnicott e Honnethpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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