Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/754
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Processos educativos estéticos não formais e memória étnica : o caso do Coral Municipal Alegria Franciscana
???metadata.dc.creator???: Federizzi, Roberta Bassani
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ormezzano, Graciela
???metadata.dc.description.resumo???: Esta investigação, pertencente à linha de pesquisa processos educativos e linguagem, tem como objetivos a organização do histórico do Coral Municipal Alegria Franciscana, Marau-RS, e o aprofundamento do estudo dos processos educativos não formais percebidos neste grupo. A problematização envolve as questões relacionadas aos processos educativos estéticos, ao significado da linguagem musical, à relevância do uso do dialeto da região do vêneto e à preservação da memória étnica entre um grupo de homens e mulheres adultos participantes do coral mencionado. O estudo de abordagem etnográfica qualitativa foi realizado sob uma linha do pensamento fenomenológico, e observa a cultura que se estabelece no grupo durante dez encontros, registrados durante os ensaios e apresentações, valendo-se ainda, de entrevistas. O estudo conclui que, no espaço não formal onde está inserido este coral, ocorre um processo educativo através da aprendizagem de canções folclóricas, do uso do dialeto vêneto e da propagação da cultura italiana. Através das memórias, vínculos são efetivados, envolvendo o grupo sentimental e socialmente na tentativa de manter viva a cultura italiana com ênfase na cultura vêneta, promovendo a sua permanência para as futuras gerações
Abstract: This research belongs to the research line educative processes and language study and it has as main goals the organization of the historic of the Municipal Choir Alegria Franciscana, Marau-RS, and the deepening of the non-formal learning processes realized in this group. The problemsolving process involve the issues related to the educational esthetic processes, to the meaning of the musical language, the relevance of the use of the vêneto dialectic and the preservation of the ethnic memory between a group of adult men and women members of the choir above named. The study of qualitative ethnographic approach was established in the group during ten meetings, recorded during the rehearsals and the presentations, and also the use of interviews. The study concludes that, in a non formal space, where this choir lies, happens an educative process through the learning of folkloric songs the use of the vêneto dialect and the spreading of the Italian culture. Through the memories, bonds are put into effect, involving the group through feelings and also socially, truing, like that, to keep the Italian culture alive, emphasizing the Veneto one
Keywords: Cultura popular - Marau (RS)
Memória
Música coral
Educação - Estudo e ensino
Marau (Rio Grande do Sul, Brazil)
Popular culture
Memory
Choral music
Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: 
Publisher: 
???metadata.dc.publisher.initials???: 
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/754
Issue Date: 5-Sep-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.