Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/754
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFederizzi, Roberta Bassani-
dc.contributor.advisor1Ormezzano, Graciela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3122681952332528por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:46Z-
dc.date.available2009-07-10-
dc.date.issued2008-09-05-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/754-
dc.description.resumoEsta investigação, pertencente à linha de pesquisa processos educativos e linguagem, tem como objetivos a organização do histórico do Coral Municipal Alegria Franciscana, Marau-RS, e o aprofundamento do estudo dos processos educativos não formais percebidos neste grupo. A problematização envolve as questões relacionadas aos processos educativos estéticos, ao significado da linguagem musical, à relevância do uso do dialeto da região do vêneto e à preservação da memória étnica entre um grupo de homens e mulheres adultos participantes do coral mencionado. O estudo de abordagem etnográfica qualitativa foi realizado sob uma linha do pensamento fenomenológico, e observa a cultura que se estabelece no grupo durante dez encontros, registrados durante os ensaios e apresentações, valendo-se ainda, de entrevistas. O estudo conclui que, no espaço não formal onde está inserido este coral, ocorre um processo educativo através da aprendizagem de canções folclóricas, do uso do dialeto vêneto e da propagação da cultura italiana. Através das memórias, vínculos são efetivados, envolvendo o grupo sentimental e socialmente na tentativa de manter viva a cultura italiana com ênfase na cultura vêneta, promovendo a sua permanência para as futuras geraçõespor
dc.description.abstractThis research belongs to the research line educative processes and language study and it has as main goals the organization of the historic of the Municipal Choir Alegria Franciscana, Marau-RS, and the deepening of the non-formal learning processes realized in this group. The problemsolving process involve the issues related to the educational esthetic processes, to the meaning of the musical language, the relevance of the use of the vêneto dialectic and the preservation of the ethnic memory between a group of adult men and women members of the choir above named. The study of qualitative ethnographic approach was established in the group during ten meetings, recorded during the rehearsals and the presentations, and also the use of interviews. The study concludes that, in a non formal space, where this choir lies, happens an educative process through the learning of folkloric songs the use of the vêneto dialect and the spreading of the Italian culture. Through the memories, bonds are put into effect, involving the group through feelings and also socially, truing, like that, to keep the Italian culture alive, emphasizing the Veneto oneeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008RobertaFederizziBassani.pdf: 17237582 bytes, checksum: cec7de1f306ac16d2180610d756a7c1a (MD5) Previous issue date: 2008-09-05eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCultura popular - Marau (RS)por
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectMúsica coralpor
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopor
dc.subjectMarau (Rio Grande do Sul, Brazil)eng
dc.subjectPopular cultureeng
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectChoral musiceng
dc.subjectEducationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleProcessos educativos estéticos não formais e memória étnica : o caso do Coral Municipal Alegria Franciscanapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.