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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Educação popular na construção de alternativas de economia solidária : um estudo de associações de catadores em Erechim/RS
???metadata.dc.creator???: Girotto, Juliana Carla 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Marcon, Telmo
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa teve por objetivo realizar um estudo sobre a Educação Popular e a Economia Solidária tendo como referência empírica a atuação do Centro de Educação Popular (CEPO) junto aos catadores de Erechim/RS, organizados em três entidades: a Associação de Recicladores Cidadãos Amigos da Natureza (ARCAN), a Associação de Catadores Reciclando pela Vida e a Associação de Recicladores Filhos da Natureza. Discute-se a partir dessas experiências como o CEPO atuou na assessoria ao trabalho de constituição e de desenvolvimento dessas associações, pautando-se por uma perspectiva de Educação Popular e visando ao fortalecimento da economia solidária. O problema de pesquisa foca-se na pedagogia utilizada pelo CEPO na assessoria dos movimentos que resultaram na organização das referidas associações. O eixo norteador do trabalho centra-se na prática educativa que foi acontecendo a partir da reflexão da ação, visando qualificá-la em vista da transformação das relações de opressão, preconceitos e exclusão. O estudo apoia-se em referências bibliográficas e documentais e também na observação participante, registrada em diário de campo. A dissertação está estruturada em quatro capítulos: no primeiro capítulo, "Educação popular e economia solidária: instrumentos históricos de luta e organização", são analisados alguns conceitos como os de Educação Popular e Economia Solidária; no segundo capitulo, "Concepções teóricas e metodológicas do Centro de Educação Popular", foi analisado o trabalho desenvolvido pelo CEPO, sua concepção de educação popular e a metodologia utilizada junto aos catadores na organização das associações; no terceiro capítulo, "O surgimento das associações de catadores/catadoras de material reciclável em Erechim e o envolvimento do CEPO no processo educativo", reconstroem-se as trajetórias de constituição das três associações de catadores de Erechim e destacam-se alguns elementos sobre o processo de organização e o acompanhamento desses grupos; no quarto capítulo, "A constituição de políticas públicas na área da economia solidária e a relação das associações de catadores/catadoras com outros atores sociais", discutem-se as relações entre catadores, Poder Público e outros atores sociais como fundamentais para fortalecer os empreendimentos de economia solidária nessa área, promovendo ações efetivas de enfrentamento à pobreza e à degradação ambiental. A pesquisa levou a algumas conclusões, entre as quais a necessidade de reconhecer a função pública do catador, envolvendo as associações na gestão dos resíduos sólidos nos municípios, possibilitando maior qualidade de vida a esses trabalhadores. Além disso, é necessário o avanço em políticas públicas nessa área, qualificando as ações ambientais e sociais
Abstract: The research aimed to conduct a study on Popular Education and Economic Solidarity with reference to empirical work at the Center for Popular Education (CEPO) along the pickers Erechim / RS, organized into three entities: Associação de Recicladores Cidadãos Amigos da Natureza (ARCAN) , Associação de Catadores Reciclando pela Vida and Associação de Recicladores Filhos da Natureza . It is argued from these experiences as CEPO acted on advice to job creation and development of these associations, guided by a perspective of Popular Education and aimed at strengthening the solidarity economy. The research problem focuses on pedagogy used by CEPO on the advice of movements that resulted in the organization of the association. The guiding principle of the work focuses on educational practice that was happening from the reflection of the action, in order to qualify it in view of the transformation of relations of oppression, prejudice and exclusion. The study relies on references and documentary and also on participant observation, recorded in the field diary. The dissertation is divided into four chapters: the first chapter, "Education popular and solidarity economy: historical instruments of struggle and organization," discusses some concepts such as Popular Education and Solidarity Economy, in the second chapter, "Conceptions of theoretical and methodological Centre for Popular Education, "was considered the work of CEPO, design and popular education methodology with the scavengers in the organization of associations, in the third chapter," The emergence of associations of collectors / pickers of recyclable material and involvement in Erechim CEPO in the educational process, "to reconstruct the trajectories of incorporation of the three associations pickers Erechim and highlights some elements of the process of organizing and monitoring these groups, in the fourth chapter," The formation of public policy in the area of solidarity economy and the relationship of the associations of collectors / pickers with other social actors ", discusses the relationship between collectors, Government and other social actors as fundamental to strengthen the solidarity economy enterprises in this area, promoting effective action to fight poverty and environmental degradation. The research led to some conclusions, including the need to recognize the public service of the collector, involving associations in solid waste management in municipalities, enabling higher quality of life for the workers. Moreover, it is necessary to advance public policy in this area, describing the environmental and social actions
Keywords: Educação popular
Economia social
Indústria de reciclagem - Erechim (RS)
Popular education
Social economic
Recycling industry - Erechim (RS)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: 
Publisher: 
???metadata.dc.publisher.initials???: 
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/751
Issue Date: 11-Sep-2012
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



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