Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/743
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Cuidado de si e consciência corporal : aportes foucaultianos para uma educação físia escolar não mecanicista
???metadata.dc.creator???: Bolsoni, Betania Vicensi 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Cenci, Angelo Vitório
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo parte da contextualização do corpo conforme inserido no processo de constituição da educação física brasileira para, em seguida, tematizar duas abordagens representativas da educação física escolar com traços de mecanização corporal: a desenvolvimentista e a da psicomotricidade. Esse passo é sucedido pelo recurso à obra tardia de Foucault para buscar, neste autor, particularmente no tema do cuidado de si, parâmetros para examinar em que medida esse recurso, associado ao tema da consciência corporal, possibilita ir além dos limites de tais abordagens. Para isso trataremos de vincular o conceito de cuidado de si, mediante suas dimensões e características, ao corpo e, ainda, exploraremos a relação de tal conceito com o tema da estética da existência. Procuraremos mostrar que o cuidado de si foucaultiano pode ser aproximado ao âmbito da educação física escolar mediante o conceito de consciência corporal. Buscaremos indicar também como, por esse meio, é possível indicar perspectivas para além dos traços mecanicistas do corpo na educação física escolar, apresentados por tais abordagens. E neste âmbito, ir além de tais traços, como meio de buscar um processo formativo significativo aos sujeitos. A hipótese adotada no trabalho é a de que a concepção foucaultiana do cuidado de si possibilita tanto ir além dos limites das abordagens com traços mecanicistas do corpo na educação física escolar quanto vincular o tema da consciência corporal para conceber a educação física escolar numa perspectiva não mecanicista.
Abstract: This study starts on the body s contextualization, according to its insertion on the process of brazilian physical education so, then, discuss two different approaches that represent the Academical Physical Education, with corporal mechanicism traits, namely, the developmental and the psychomotricity. Following this step, comes the search on Foucault s late work, to find, in this author, particularly through the self care topic, parameters to examine in which way this resource, combined to the body awareness, allows to go further than the limits of those approaches. Thereunto, we will attach the concept of self care, through its dimensions and characteristics, to the body and, still, we will explore the relation between this concept and the aesthetics of existence topic. We aim to show that the foucauldian self care may be aproximate to the academical physical education ambit, through the concept of body awareness. We will seek to indicate, also, how through this way, it is possible to indicate perspectives beyond the corporal mechanicism traits in Academical Physical Education, presented by those approaches. And in this ambit, go further than those traits, as a way to seek a formative process meaningful to individuals. The assumption embraced on this paper is the foucauldian conception of sel care that allows to, even go beyond the limits of the corporal mechanicism traits approaches in Academical Physical Education, or to attach the body awareness topic, to conceive the Physical Education on a non-mechanical perspective.
Keywords: Foucault, Michel - 1926-1984
Educação física - Estudo e ensino
Educação física para crianças
Somestesia
Foucault, Michel - 1926-1984
Physical education and training - Study and teaching
Physical education for children
Somesthesia
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: 
Publisher: 
???metadata.dc.publisher.initials???: 
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/743
Issue Date: 22-Aug-2012
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.