Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/743
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBolsoni, Betania Vicensi-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8260277563047056por
dc.contributor.advisor1Cenci, Angelo Vitório-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5553067405853480por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:44Z-
dc.date.available2013-03-11-
dc.date.issued2012-08-22-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/743-
dc.description.resumoO presente estudo parte da contextualização do corpo conforme inserido no processo de constituição da educação física brasileira para, em seguida, tematizar duas abordagens representativas da educação física escolar com traços de mecanização corporal: a desenvolvimentista e a da psicomotricidade. Esse passo é sucedido pelo recurso à obra tardia de Foucault para buscar, neste autor, particularmente no tema do cuidado de si, parâmetros para examinar em que medida esse recurso, associado ao tema da consciência corporal, possibilita ir além dos limites de tais abordagens. Para isso trataremos de vincular o conceito de cuidado de si, mediante suas dimensões e características, ao corpo e, ainda, exploraremos a relação de tal conceito com o tema da estética da existência. Procuraremos mostrar que o cuidado de si foucaultiano pode ser aproximado ao âmbito da educação física escolar mediante o conceito de consciência corporal. Buscaremos indicar também como, por esse meio, é possível indicar perspectivas para além dos traços mecanicistas do corpo na educação física escolar, apresentados por tais abordagens. E neste âmbito, ir além de tais traços, como meio de buscar um processo formativo significativo aos sujeitos. A hipótese adotada no trabalho é a de que a concepção foucaultiana do cuidado de si possibilita tanto ir além dos limites das abordagens com traços mecanicistas do corpo na educação física escolar quanto vincular o tema da consciência corporal para conceber a educação física escolar numa perspectiva não mecanicista.por
dc.description.abstractThis study starts on the body s contextualization, according to its insertion on the process of brazilian physical education so, then, discuss two different approaches that represent the Academical Physical Education, with corporal mechanicism traits, namely, the developmental and the psychomotricity. Following this step, comes the search on Foucault s late work, to find, in this author, particularly through the self care topic, parameters to examine in which way this resource, combined to the body awareness, allows to go further than the limits of those approaches. Thereunto, we will attach the concept of self care, through its dimensions and characteristics, to the body and, still, we will explore the relation between this concept and the aesthetics of existence topic. We aim to show that the foucauldian self care may be aproximate to the academical physical education ambit, through the concept of body awareness. We will seek to indicate, also, how through this way, it is possible to indicate perspectives beyond the corporal mechanicism traits in Academical Physical Education, presented by those approaches. And in this ambit, go further than those traits, as a way to seek a formative process meaningful to individuals. The assumption embraced on this paper is the foucauldian conception of sel care that allows to, even go beyond the limits of the corporal mechanicism traits approaches in Academical Physical Education, or to attach the body awareness topic, to conceive the Physical Education on a non-mechanical perspective.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012Betania_ Vicensi_Bolsoni.pdf: 536918 bytes, checksum: 3405989218b1121d13ecec7526af4d55 (MD5) Previous issue date: 2012-08-22eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFoucault, Michel - 1926-1984por
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopor
dc.subjectEducação física para criançaspor
dc.subjectSomestesiapor
dc.subjectFoucault, Michel - 1926-1984eng
dc.subjectPhysical education and training - Study and teachingeng
dc.subjectPhysical education for childreneng
dc.subjectSomesthesiaeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleCuidado de si e consciência corporal : aportes foucaultianos para uma educação físia escolar não mecanicistapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.