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dc.creatorSberse, Anete Julia Kornowski-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4719205278809570por
dc.contributor.advisor1Fávero, Altair Alberto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5866881378328643por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:41Z-
dc.date.available2012-11-08-
dc.date.issued2012-01-16-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/727-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta um estudo sobre o contexto em que se desenvolveram o processo de construção e a implementação da lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira no currículo oficial da rede de ensino. O objetivo proposto é analisar como esta lei está sendo efetivada nas escolas, as experiências e reflexões já realizadas, como é entendida, vista e praticada no decorrer desse espaço de tempo em que a lei foi promulgada e quais são os desafios e perspectivas no que tange ao cumprimento da lei, em especial quanto ao envolvimento dos que diretamente fazem parte do espaço onde a lei deve ser praticada, servem de análise e reflexão para que seja efetivada com sucesso e alcance o objetivo a que se propõe. Para tanto, utilizam-se as questões discutidas em dissertações de mestrado e teses que enfocaram a temática das relações raciais desenvolvidas em programas de pós-graduação, tendo como base o Banco de Teses da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O papel e a contribuição do Movimento Negro na conquista da Lei também são aqui analisados e destacados, por ser um movimento social partícipe e atuante na busca por direitos e no que tange ao cumprimento de seu dever, pois, exercendo a cidadania, cumpre com o importante papel de construir uma sociedade multicultural, justa e humana, que aprende, respeita, valoriza e sabe viver com a diferença. A escola, como espaço da socialização do saber, não pode ignorar seu papel diante do saber e da contribuição dessa história e cultura, que também fazem parte da construção de nossa sociedade e dos povos que constituem o Brasil, oferecendo contribuição para a formação de uma nova mentalidade, voltada à superação de todas as formas de discriminação e exclusão. Esta pesquisa revelou que são muitos os entraves que tem contribuído para a não efetivação da lei, os quais são desafios que dependem tanto de forças e agentes internos da escola como também de forças e agentes, externos à escolapor
dc.description.abstractThe current essay presents a study about the context in which the process of development and implementation of the law 10.639/03, which made mandatory the teaching of Afro-Brazilian History and Culture in the official curriculum of the school system. Since this law is being implemented in schools, the experiences and reflections already done, seen and practiced during this time after its promulgation and the challenges and perspectives in terms of its fulfillment, particularly of those directly involved in the places where the law is being practiced, serve us for analysis and reflection so that it may be implemented with success and reach the objectives it aims for. To accomplish that, we used the questions discussed in masters degree dissertations and thesis that focused on the theme of racial relations developed in pos-graduation programs having as basis the Theses Database of the Superior Degree Personnel Improvement Coordination (CAPES). The role and contribution of the Black Movement in the achievement of the law also are analyzed and highlighted here. Being an active and participative social movement striving for human rights and for the fulfillment of its obligation and by exercising citizenship, they fulfill an important role in building a multicultural, just and human society, that learns, respects, values and knows how to live with the difference. The school, as the place of socialization of knowledge, can t ignore its role visà-vis the knowledge and the contribution of this history and culture, that also takes part in the construction of our society and of the peoples that constitute Brazil, contributing to the formation of a new mentality, geared towards the overcoming of all forms of discrimination and exclusioneng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012Anete_Julia_Kornowski_Sberse.pdf: 443586 bytes, checksum: 54cf80edf2d67df2fdc1c1853d919c9f (MD5) Previous issue date: 2012-01-16eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação e Estadopor
dc.subjectCurrículos - Planejamentopor
dc.subjectRelações étnicaspor
dc.subjectNegros - Brasilpor
dc.subjectEducation and stateeng
dc.subjectCurriculum planningeng
dc.subjectEthnic relationseng
dc.subjectBlacks - Brazileng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALpor
dc.titleA Lei 10.639/03 e as políticas educacionais : debates e tendênciaspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



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